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LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
Aspectos sociais, jurídicos e políticos:
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  • Como definir a altura
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    OUTRAS PUBLICAÇÕES E APRESENTAÇÕES
    1. INSTITUTO NACIONAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO - EM 7 DE JULHO DE 1994 PRIMEIRA APRESENTAÇÃO do problema da Guilhotina das Estradas, ao Diretor Roberto Salvador Scaringela e seus convidados de diversas empresas, Auto Latina, Mercedes Benz, Polícia Rodoviária, DER, NTC, ANFIR e representante de Seguradoras.
    2. SAE Brasil -  6 de outubro de 1994 - Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Apresentação do problema do Efeito Guilhotina, aos membros da Sub Seção de Campinas.
    3. REUNIÃO/APRESENTAÇÃO NA ANFIR - ASS. NACIONAL DOS FABRICANTES DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS, em 31/10/1994, ao seu consultor técnico Carlos N. Kohlroser.
    4. AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva- 15 de dezembro de 1994. Primeira apresentação aos membros da Comissão de Segurança Automotiva, juntamente com o Eng. Alexandre Benedito Novaes, do Centro de Tecnologia da UNICAMP.
    5. LOJA MAÇONICA HARMONIA UNIVERSAL - CAMPINAS. Apresentação feita em 19/10/1995 com o título: A Armadilha para Humanos, os desafios do Efeito Guilhotina.
    6. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CRIMINALÍSTICA XIII FEIRA DE EQUIPAMENTOS APLICADOS À CRIMINALÍSTICA, de 29 de outubro a 3 de novembro de 1995 , no CENTRO DE CONVENÇÕES de BRASÍLIA. Palestra de 90 minutos filmada na íntegra para a disseminação do assunto em todo o setor de polícia técnica do Brasil. Título: "Armadilha para Humanos, os Desafios do Efeito Guilhotina".  Autoria e apresentação: L.O. F. Schmutzler.
    7. INSTITUTO PANAMERICANO DE CARRETERAS - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA PARA PAÍSES DA AMERICA LATINA E CARIBE - palestra na "TRIBUNA LIVRE" no dia 4 de dezembro de 1995, no hotel MELIÁ, em São Paulo. Título: "A Armadilha para Humanos". Autoria e apresentação: L.O. F. Schmutzler.
    8. LOJA MAÇÔNICA CONSTÂNCIA, CAMPINAS - Apresentação feita em 19 de março de 1996, com o título: A Armadilha para Humanos, os desafios do Efeito Guilhotina.
    9. SEMINÁRIO: LEGISLAÇÃO ATUAL E SEGURANÇA VEICULAR, promovido pela AEA - ASS. BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, no dia 25 de abril de 1996, no Instituto de Engenharia, em São Paulo. Título: A Recente Resolução do CONTRAN referente aos pára-choques traseiros dos caminhões e suas conseqüências. Autoria e apresentação: L.O. F. Schmutzler.
    10. MERCEDES-BENZ DO BRASIL: Em 22 de Maio de 1996, foi feita uma apresentação técnica para 54 funcionários de todas as áreas, na fábrica de S. Bernardo do Campo. Autoria e apresentação: L.O. F. Schmutzler.
    11. ROTARY CLUB SÃO PAULO - SUL: Apresentação feita no dia 11 de Junho de 1996. "A Armadilha para Humanos". Autoria e apresentação: L.O. F. Schmutzler.
    12. APRESENTAÇÃO NA AEA - ASS. BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA em 10 DE OUTUBRO DE 1996, JUNTAMENTE COM O PROF. CELSO ARRUDA da Unicamp e ALEXANDRE NOVAES do Centro de Tecnologia da Unicamp.
    13. SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Simpósio da SAE BRASIL em 25 de novembro de 1996 no Hotel CAD'ORO em São Paulo - Título: Colisões Traseiras. Autoria e apresentação: L.O. F. Schmutzler.
    14. INMETRO - Em 4 de dezembro de 1996, na sede de São Paulo - Apresentação de idéias para mudar a Resolução 805 do CONTRAN, a fim de regulamentar um pára-choque pelo menos igual ao proposto na Austrália. Presentes o Sr. Alexandre Novaes, do CT da Unicamp e membros da ANGIS - Associação Nacional dos Organismos de Inspeção de Segurança Veicular.
    15. SAE BRASIL - SIMPÓSIO DE SEGURANÇA VEICULAR. Data: 24 de junho de 1997, no Salão Nobre da Prefeitura de São Bernardo do Campo, SP.
    16. APRESENTAÇÃO AO GRUCA - GRUPO DE RECURSOS HUMANOS DAS EMPRESAS DA  REGIÃO DE CAMPINAS, dia 29 de julho de 1997, nas instalações da empresa Delphi em Piracicaba-SP.
    17. 1o. REDAT - SIMPÓSIO DE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO,  Instituto de Engenharia de São Paulo, em 15 de dezembro de 1997:  Segurança no Trânsito, propostas inovadoras, promovido por DYAL eng. consultores.
    18. 1o. SEMINÁRIO NACIONAL DE PERÍCIAS EM CRIMES DE TRÂNSITO, patrocinado pela ABC - Ass. Brasileira de Criminalística, de 23 a 25 de novembro de 1988, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Título: O Projeto Impacto da UNICAMP: Combatendo uma omissão criminosa.
    19. CONCURSO ENTRE ALUNOS DO 5o. ANO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNICAMP. Em 1o. de julho de 1999 realizou-se o concurso para o melhor projeto de um pára-choque traseiro para caminhões. Foram analisados 12 projetos e dois foram premiados com brindes oferecidos pela Mercedes-Benz do Brasil e pela General Motors do Brasil, empresas   parceiras do Projeto Impacto.
    20. Participação na COMISSÃO PARA FAZER UMA NOVA NORMA BRASILEIRA PARA PÁRA-CHOQUES DE CAMINHÕES da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a partir de 07/07/99.
    21. APRESENTAÇÃO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SUB SEÇÃO DE CAMPINAS, em 30 de setembro de 1999, resultando em um apoio à causa, com publicação de artigo no respectivo jornal.
    22. APRESENTAÇÃO EM STAND NA CIENTEC 2001 (Mostra de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) - Unicamp - Campinas, 24/08-03/09/2001.