Página principal
LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
Aspectos sociais, jurídicos e políticos:
  • Sumário
  • O grande dilema
  • A enorme e difícil tarefa
  • Pode a justiça atuar...
  • Crimes hediondos

  • Aspectos técnicos:
  • Eng. de Segurança
  • Como age a guilhotina?
  • Estimativa das forças
  • O "efeito de cunha"
  • Como definir a altura
  • Pára-choque alto
  • Obstáculo

  • Problema mundial:
  • Normas existentes
  • Guilhotinas ambulantes

  • Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, EUA, França, Inglaterra
  • Fotos de acidentes
  • Notícias de jornais
  • O QUE ESTAMOS FAZENDO?
    Objetivos
    Projetos e testes:
  • Pára-choque articulado
  • Pára-choque alicate
  • CRASH TEST #1
  • CRASH TEST #2
  • CRASH TEST #3

  • Public. e denúncias:
  • Publicações científicas
  • Outras publicações
  • Denúncias

  • Parceria e equipe
    Nova norma
    OUTROS
    Curiosidades:
  • Frases famosas
  • Mensagens
  • Charges

  • Agradecimentos
    Links
    Mapa do Site
    PARCERIA
    O Projeto Impacto é resultado de uma parceria entre UNICAMP, General Motors do Brasil e Mercedes-Benz do Brasil.
    Para atingir os objetivos de grande significado técnico-social do Projeto Impacto foi imprescindível a parceria com as duas empresas multinacionais, que assumiram todos os custos dos testes já efetuados.
    A AEA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA - foi a entidade que promoveu a parceria inédita em todo o mundo, e graças à qual há agora uma enorme possibilidade de nosso país se tornar pioneiro na defesa dos automobilistas contra a "GUILHOTINA DAS ESTRADAS".
    A UNICAMP, por meio da Faculdade de Engenharia Mecânica, é responsável pela coordenação das atividades, ocupando-se em projetar pára-choques e despertar a atenção das autoridades governamentais, judiciárias, imprensa e sociedade para o problema, além de manter este web site.
    A GMB participa dos trabalhos por meio da doação de automóveis novos para os testes de impacto, feitos nas pistas de seu Campo de Provas da Cruz Alta - Indaiatuba/SP, bem como fornecendo todo o trabalho de engenharia para a aquisição de dados.
    A MBB participa construindo os pára-choques, cedendo um caminhão e instalando os pára-choques no mesmo.
    A Ouro Fino Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda. participa construindo pára-choques.

     
    A EQUIPE
    (membros atuais e antigos)

    Prof. Dr. Celso Arruda

    Eng. Luis Otto F. Schmutzler

    Dr. Eng. Carlos R. Menezes

    M.Sc. Eng. Sidney Occhipinti

    Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP


    M.Sc. Eng. José Ricardo L. Mariolani


    Físico Marcelo Hage

    Eng. Paulo Sérgio Pereira dos Santos

    Mercedes-Benz do Brasil

    Eng. José Celso Mazarin

    Eng. Marco Gouvea

    Eng. Júlio César Stellute

    General Motors do Brasil

     
    Apresentação formal do primeiro pára-choque projetado pela Unicamp (pára-choque articulado) realizada no IX SIMEA (Simpósio de Engenharia Automotiva) promovido pela AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, 26-28/08/1997.
    Na foto os engenheiros Paulo Sérgio Pereira dos Santos, da
    Mercedes-Benz do Brasil, e Luis Otto Faber Schmutzler, da UNICAMP.