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LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
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    CRASH TEST #3

    Pára-choque alicate


     
    CONDIÇÕES DO TESTE:
  • Velocidade de impacto: 64 km/h
  • Superfície de contato: 50% de offset do lado do motorista
  • Altura frontal do carro reduzida para simular uma frenagem de emergência
  • Carro: Chevrolet Vectra (massa = 1.490 kg)
  • Caminhão: Mercedes-Benz LK-1217 (massa = 10.000 kg)
  • CARACTERÍSTICAS DO PÁRA-CHOQUE:
  • Altura em relação ao solo:  215 mm
  • Montado faceando o final da carroceria
  • Pára-choque projetado pela UNICAMP e construído pela MASTRA.

  •  

     

    Teste realizado no Campo de Provas da Cruz Alta, Indaiatuba -SP, pertencente à GENERAL MOTORS DO BRASIL, que também cedeu o veículo Corsa e o trabalho de seus engenheiros e técnicos. 

    Maiores detalhes podem ser encontrados no SAE TECHNICAL PAPER 982879. 


     
    Vista traseira do caminhão equipado com o pára-choque conceitual tipo alicate
    Vista lateral de ambos os veículos, destacando a posição relativa entre o pára-choque dianteiro do automóvel e o pára-choque traseiro do caminhão. Altura relação ao solo igual a 215 mm
    Posição final do automóvel após o crash test
    Posição relativa dos veículos após o teste. O caminhão foi empurrado para frente cerca de 110 cm, embora o freio de estacionamento estivesse acionado e a sua massa total fosse de 10 tonenadas!
    Vista do interior do automóvel, mostrando o painel de instrumentos intacto
    Vista frontal do automóvel após o teste, mostrando a área "mordida" pelo efeito alicate do pára-choque