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LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
Aspectos sociais, jurídicos e políticos:
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  • A enorme e difícil tarefa
  • Pode a justiça atuar...
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    PRIMEIRO PÁRA-CHOQUE PROJETADO PELA EQUIPE DO PROJETO IMPACTO:

    O PÁRA-CHOQUE ARTICULADO

    CARACTERÍSTICAS:
  • Altura em relação ao solo (caminhão descarregado): 400 mm
  • Montado faceando o final da carroceria
  • Cargas estáticas de projeto:
  • P1 = P3 = 100 kN
  • P2 = 150 kN
  • Material: aço ABNT 1020
  • A - Travessa principal (dobrada a partir de uma chapa de 5 mm de espessura);
    B - Suportes laterais (chapas de 7 mm);
    C - Mãos francesas (vigas tubulares 100X45X5 mm);
    D - Reforço (viga tubular 100X45X5 mm);
    E - Braços de fixação (vigas U 98X58X8 mm);
    F - Articulações (diâmetro 30 mm);
    G - Longarinas do chassis do caminhão.
    Secção transversal da travessa principal do pára-choque (A): Detalhe dos pinos e da espera empregados para restringir o deslocamento do pára-choque durante o impacto:


     
    O pára-choque articulado se move para trás e para cima quando bate em um obstáculo no solo

    O PÁRA-CHOQUE FOI BEM SUCEDIDO NO CRASH TEST!

    Nenhum pedido de patente foi feito em relação a este projeto para facilitar a sua difusão.

    MAIORES DETALHES SOBRE ESTE PÁRA-CHOQUE PODEM SER ENCONTRADOS NO PAPER TÉCNICO SAE 973106 (EM INGLÊS)

    O pára-choque articulado foi projetado com auxílio dos recursos computacionais do CENAPAD/SP (Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo), a quem agradecemos.