Página principal
LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
Aspectos sociais, jurídicos e políticos:
  • Sumário
  • O grande dilema
  • A enorme e difícil tarefa
  • Pode a justiça atuar...
  • Crimes hediondos

  • Aspectos técnicos:
  • Eng. de Segurança
  • Como age a guilhotina?
  • Estimativa das forças
  • O "efeito de cunha"
  • Como definir a altura
  • Pára-choque alto
  • Obstáculo

  • Problema mundial:
  • Normas existentes
  • Guilhotinas ambulantes

  • Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, EUA, França, Inglaterra
  • Fotos de acidentes
  • Notícias de jornais
  • O QUE ESTAMOS FAZENDO?
    Objetivos
    Projetos e testes:
  • Pára-choque articulado
  • Pára-choque alicate
  • CRASH TEST #1
  • CRASH TEST #2
  • CRASH TEST #3

  • Public. e denúncias:
  • Publicações científicas
  • Outras publicações
  • Denúncias

  • Parceria e equipe
    Nova norma
    OUTROS
    Curiosidades:
  • Frases famosas
  • Mensagens
  • Charges

  • Agradecimentos
    Links
    Mapa do Site
    OBJETIVOS DO PROJETO IMPACTO
     

    SALVAR MAIS DE 15.000 VIDAS POR ANO, ANO APÓS ANO, TODOS OS ANOS!

    • Projetar, construir e testar estruturas de pára-choques traseiros para os caminhões.
    • Apresentar os projetos já testados ao DENATRAN - (Departamento Nacional de Trânsito), órgão do Ministério da Justiça encarregado de criar normas de segurança no trânsito e criar obrigações legais de implementá-las.
    • REDUÇÃO DO NÚMERO DE COLISÕES PELO AUMENTO DA VISIBILIDADE TRASEIRA DOS CAMINHÕES - Sugestões para melhorar a visibilidade traseira com o uso de FITAS REFLETIVAS DE LONGO ALCANCE foram enviadas em janeiro de 1997 ao DENATRAN, sem qualquer reação. As sugestões foram baseadas em recentes Normas Americanas. As citadas fitas refletivas são visíveis à noite, a cerca de 500 metros, quando iluminadas pelo farol de um carro.


    FUTUROS OBJETIVOS DO PROJETO IMPACTO

    • Projetar e testar pára-choques laterais para caminhões.
    • Projetar e testar pára-choques traseiros para ônibus.
    • Criar um campo de provas próprio, com o uso também de outros sistemas de testar impacto, baseado no princípio do pêndulo de grande massa.
    • Divulgação constante e permanente do problema, de suas implicações e dificuldades, participando de congressos nacionais e internacionais. 
    • Criar um canal de comunicações com a comunidade nacional e internacional, pela INTERNET.

    • Política de "PORTAS ABERTAS" à colaboração técnica e jurídica, visto que todos os projetos serão de domínio público, não havendo qualquer intenção de patentes. Desta forma a UNICAMP estará cumprindo a sua missão social, em benefício de toda a família brasileira e da comunidade internacional.