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LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
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    CRASH TEST #2

    Primeiro pára-choque projetado pela equipe do Projeto Impacto (pára-choque articulado)


       
      CONDIÇÕES DO TESTE:
  • Velocidade relativa de impacto: 50 km/h 
  • Superfície de contato: Impacto em offset de 50% em relação ao carro. Impacto do lado do motorista 
  • Altura frontal do carro: Reduzida para simular o rebaixamento que ocorre em uma frenagem de emergência que reduza a velocidade de 100 km/h para 50 km/h 
  • Carro: GM Corsa
    • CARACTERÍSTICAS DO PÁRA-CHOQUE:
  • Altura em relação ao solo: 400 mm 
  • Distância em relação ao final da carroceria: Zero 
  • Projeto: UNICAMP E MERCEDES-BENZ 
  • Construção: MERCEDES-BENZ DO BRASIL, que também cedeu o caminhão

  •  

     

    Teste realizado no Campo de Provas da Cruz Alta, Indaiatuba -SP, pertencente à GENERAL MOTORS DO BRASIL, que também cedeu o veículo Corsa e o trabalho de seus engenheiros e técnicos .

    Maiores detalhes podem ser encontrados no SAE TECHNICAL PAPER 973106

    clique nas figuras para ampliá-las

    Vista do pára-choque articulado
    Vista lateral do pára-choque articulado
    Vista traseira do caminhão equipado com o pára-choque articulado
    Altura do pára-choque articulado em relação ao pára-choque dianteiro do carro
    Posição final do carro após a colisão contra o pára-choque articulado. O pára-brisa permaneceu intacto
    Vista do carro após o teste
    O habitáculo do carro permaneceu intacto após o impacto
    CONCLUSÕES:
     
  • OS OCUPANTES DO CARRO SOFRERIAM APENAS FERIMENTOS LEVES EM CASO DE CHOQUE CONTRA O PÁRA-CHOQUE ARTICULADO.
  • É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE A ALTURA DO PÁRA-CHOQUE DO CAMINHÃO SEJA COMPATÍVEL COM A ALTURA DO PÁRA-CHOQUE DO CARRO, E QUE A SUA RESISTÊNCIA SEJA SUFICIENTE PARA RESISTIR ÀS FORÇAS QUE SURGEM DURANTE O IMPACTO.