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LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
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    O TRAIÇOEIRO "EFEITO DE CUNHA"
    As forças geradas em uma colisão são muito maiores do que o próprio peso dos carros, e até menores do que o peso da parte traseira de um caminhão, e com certeza de um ônibus. Uma carreta sem carga terá seu peso traseiro bastante reduzido, o que significa um perigo adicional, ao contrário do que se poderia pensar vendo a tabela de forças.

    Uma CUNHA é uma ferramenta que ajuda a mudar a direção de forças para auxiliar em algum trabalho, como por exemplo rachar um tronco de madeira ao meio. Aplica-se a força em uma direção, a cunha a transforma e a dirige para outra direção, normalmente perpendicular à força empregada.

    Em uma colisão contra a traseira de um caminhão aparece inevitavelmente o efeito cunha, devido à forma tomada pela dianteira do carro após o inicio da deformação.

      Com o início da deformação do carro já começa a se formar uma superfície inclinada, a qual ajuda a transformar todo o carro em uma cunha, só que com pessoas dentro, que se introduzirá sob o caminhão. Não há nada mais óbvio do que isto.

      FATORES QUE PROMOVEM O "EFEITO DE CUNHA"

    • Quando o pára-choque do caminhão não é forte o suficiente para realmente parar o carro.
    • Quando o pára-choque do caminhão estiver acima do pára-choque frontal do carro.
    • A deformação do carro o transformará em uma cunha.
    • Quando os dois fatores acontecerem simultaneamente.
    • Quanto menor (mais leve) for ou mais descarregado (mais leve) estiver o caminhão, mais fácil será iniciar o Efeito de Cunha.

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      Demonstração cabal do "efeito de cunha" em um acidente ocorrido na Austrália:

    AS FORÇAS LIBERADAS EM UMA COLISÃO A 40 km/h FORAM SUFICIENTES PARA LEVANTAR UM CAMINHÃO.
      FATORES QUE AGRAVAM OU INCENTIVAM O "EFEITO DE CUNHA" NO LADO DOS AUTOMÓVEIS
    • O perfil "aerodinâmico" da maioria dos carros modernos. (Ver fotos frontais de diversos carros seguros, com uma régua na frente, mostrando a altura dos pára-choques dos mesmos, quando parados e sem passageiros) 
    • O forte abaixamento da frente do carro quando em uma frenagem enérgica, de pânico, por exemplo.
    • A suspensão "macia" que causa maior abaixamento, pelas forças do "EFEITO DE CUNHA".
    CONCLUSÃO: O EFEITO DE CUNHA NÃO PODE SER IGNORADO, SOB PENA DE COMPROMETER TODO O OBJETIVO DE SE EVITAR A INTRUSÃO DO COMPARTIMENTO DOS PASSAGEIROS.