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LEVANTANDO O PROBLEMA
O efeito guilhotina
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    NOVO CONCEITO DE PÁRA-CHOQUE NÃO RÍGIDO: O ALICATE
    Um outro conceito em pára-choques foi projetado na UNICAMP e construído pela firma MASTRA, de Limeira SP, instalado pela Mercedes-Benz em um caminhão, e testado com sucesso pela General Motors, no Campo de Provas de Cruz Alta, Indaiatuba SP.

    Este pára-choque tem em princípio o mérito de jamais permitir a entrada do carro sob o caminhão, MESMO QUE SE ROMPA POR EXCESSO DE VELOCIDADE.

    CARACTERÍSTICAS:

    • Altura em relação ao solo: 215 mm
    • Montado faceando o final da carroceria 
    • Cargas estáticas de projeto:
      • P1 = P3 = 150 kN
      • P2 = 200 kN

    VANTAGENS TÉCNICAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA:

    • É garantido que a área frontal de segurança do automóvel, a qual é projetada para absorver energia em caso de choques contra obstáculos normais, será a primeira a receber todas as forças da colisão, ao contrário do que acontece atualmente.
    • Todos os avanços feitos pela indústria automotiva, no sentido de máxima absorção de energia pela área apropriada do carro, serão úteis também neste tipo de colisão. A deformação do carro na área certa diminuirá o impacto sobre os passageiros, o que é exatamente o objetivo desta absorção de energia.
    • Em caso de forças acima das previstas, que venham romper os cabos de aço, a barra (a) terá sua extremidade (b) apoiada no solo, o que significa que o carro continuaria a subir por ela, mantendo os objetivos principais.
    • Neste caso, ainda haverá uma vantagem para a estrutura do caminhão, visto que o excesso de forças será algo aliviado contra o solo.
    • É claro que para veículos tipo Kombi e outras vans existentes no mercado o benefício será sempre limitado. Este tipo de pára-choque não poderá ser instalado em certos tipos de caminhão, que tenham válvulas e tubulações naquela área.

    O pára-choque alicate foi projetado com auxílio dos recursos computacionais do CENAPAD/SP (Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo), a quem agradecemos.