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NOVO
CONCEITO DE PÁRA-CHOQUE NÃO RÍGIDO: O ALICATE
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Um outro conceito em pára-choques
foi projetado na UNICAMP e construído pela firma MASTRA, de Limeira
SP, instalado pela Mercedes-Benz em um caminhão, e testado
com sucesso pela General Motors, no Campo de Provas de Cruz
Alta, Indaiatuba SP.
Este pára-choque tem em princípio
o mérito de jamais permitir a entrada do carro sob o caminhão,
MESMO QUE SE ROMPA POR EXCESSO DE VELOCIDADE.
CARACTERÍSTICAS:
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Altura em relação ao solo: 215
mm
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Montado faceando o final da carroceria
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Cargas estáticas de projeto:
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P1 = P3 = 150 kN
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P2 = 200 kN
VANTAGENS TÉCNICAS
QUE AUMENTAM A SEGURANÇA:
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É garantido que a área frontal
de segurança do automóvel, a qual é projetada para
absorver energia em caso de choques contra obstáculos normais, será
a primeira a receber todas as forças da colisão, ao contrário
do que acontece atualmente.
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Todos os avanços feitos pela indústria
automotiva, no sentido de máxima absorção de energia
pela área apropriada do carro, serão úteis também
neste tipo de colisão. A deformação do carro na área
certa diminuirá o impacto sobre os passageiros, o que é exatamente
o objetivo desta absorção de energia.
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Em caso de forças acima das previstas,
que venham romper os cabos de aço, a barra (a) terá sua extremidade
(b) apoiada no solo, o que significa que o carro continuaria a subir por
ela, mantendo os objetivos principais.
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Neste caso, ainda haverá uma vantagem
para a estrutura do caminhão, visto que o excesso de forças
será algo aliviado contra o solo.
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É claro que para veículos tipo
Kombi e outras vans existentes no mercado o benefício será
sempre limitado. Este tipo de pára-choque não poderá
ser instalado em certos tipos de caminhão, que tenham válvulas
e tubulações naquela área.
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