A
LÓGICA DA ENGENHARIA
SEGURANÇA
ATIVA - PRINCÍPIOS E EXEMPLOS
Tudo o que ativa a mente humana, fazendo-a
funcionar em defesa própria, constitui a segurança ativa:
Exemplos: sinais luminosos, faróis,
lanternas, setas indicadoras de mudança de direção,
iluminação reflexiva, freios, buzina, espelhos retrovisores,
placas indicativas de parada, direção a seguir, etc.
Nas estradas: pavimento regular bem conservado,
curvas com sobrelevação correta, ausência de poças
d'água, acostamentos bem feitos e conservados, sinalização
de solo para neblina, sinalização correta em geral.
É A QUE DEVE PROTEGER
AS PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER AÇÃO. FUNCIONAM
AUTOMATICAMENTE.
São dispositivos ou sistemas que
devem minorar as conseqüências de um acidente que não
pode ser evitado. É a engenharia defendendo vidas, da maneira a
mais eficiente possível. É de fundamental importância
a GARANTIA DA QUALIDADE, pois uma falha de qualidade pode ter conseqüências
irreparáveis, como a morte das pessoas envolvidas. Para garantir
a qualidade, o que significa garantir a vida, os projetos precisam ser
cientificamente executados e testados, e todos os parâmetros pertinentes
precisam estar muito claros, desde a fase inicial do projeto. E é
claro que todos os potenciais usuários precisam tomar plena ciência
do valor e das limitações de tão nobres equipamentos.
Examinando-se a lista dos exemplos abaixo,
pode-se imaginar as conseqüências de falhas em qualquer um deles:
EXEMPLOS DE DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
PASSIVA:
Cintos de segurança, air bags, vidros
inestilhaçaveis, carroçarias absorvedoras de energia, barras
de proteção lateral, encosto de cabeça, pára-choques
dianteiros e traseiros, etc.
Nas estradas: defensas capazes de segurar
um veículo, impedindo-o de cair de uma ponte ou barranco.
Os dispositivos de SEGURANÇA PASSIVA
existem por uma razão mais do que lógica, ou seja, a experiência
da própria humanidade. Os fatos que acontecem freqüentemente
são não apenas previsíveis, como plena e obviamente
constatados.
Neste ponto a LÓGICA DA ENGENHARIA
que achou soluções para minorar as conseqüências
de acidentes nem sempre evitáveis, se casa com a lógica jurídica
que estabelece: A PREVISIBILIDADE É A ESSÊNCIA DA CULPABILIDADE,
NOS CASOS DE OMISSÃO OU NEGLIGÊNCIA.
ORIGEM DO PROBLEMA DAS
GUILHOTINAS DAS ESTRADAS:
É exatamente no ponto em que o PODER
JUDICIÁRIO não conhece a lógica da PROTEÇÃO
PASSIVA CORRETA, permitindo que vidas sejam perdidas, e que ninguém
seja punido.
O PROBLEMA DE "MEIAS SOLUÇÕES
= MEIA SEGURANÇA"
Como a SEGURANÇA PASSIVA se baseia
em dispositivos puramente técnicos, somente aos técnicos
realmente capacitados cabe a tarefa de projetá-los. Assim sendo,
nenhum técnico conhecedor do assunto poderia determinar parâmetros
insuficientes para o seu projeto de segurança.
Mas na prática nem sempre é
assim que as coisas funcionam. No caso de um pára-choque traseiro
de caminhão, uma estrutura insuficientemente forte, e/ou colocada
em posição errada, poderá causar a morte dos ocupantes
de um automóvel. Veja, por exemplo, as forças de teste estático
utilizadas na Austrália, as preconizadas para a nova Norma Americana
de janeiro de 1998, e a determinada pelo nosso DENATRAN, pela MALFADADA
Resolução 805 de 26 de outubro de 1995: