Página
principal
|
COMO
DEFINIR A ALTURA DO PÁRA-CHOQUE
|
A altura do pára-choque
dianteiro de alguns dos carros mais seguros é sempre inferior a
algumas "normas governamentais" para pára-choques de caminhão.
Acontece que no automóvel o pára-choque está fixado,
logicamente, na área de máxima resistência frontal,
onde estão previstos os impactos, como é o caso dos milhares
de "crash tests" feitos pela indústria automotiva todos os anos.
Se o pára-choque do caminhão estiver acima do pára-choque
do carro, toda resistência frontal do carro não vai ajudar
na proteção dos automobilistas.
|
TESTES DE IMPACTO:
CENTENAS DE TESTES SÃO FEITOS TODOS OS ANOS EM BUSCA DE ESTRUTURAS
FRONTAIS MAIS RESISTENTES A IMPACTOS. O OBJETIVO É DE CRIAR ESTRUTURAS
DEFORMAVEIS QUE, AO ABSORVER ENERGIA DA COLISÃO, DIMINUAM O IMPACTO
SOBRE OS PASSAGEIROS.
PARADOXO: DE NADA
ADIANTAM TODOS ESTES ESFORÇOS NAS COLISÕES CONTRA A TRASEIRA
DE CAMINHÕES E DE ÔNIBUS POIS NESTES CASOS NÃO É
A PARTE MAIS APROPRIADA DO CARRO QUE ATINGE AS PARTES MAIS RESISTENTES
DAQUELES VEÍCULOS. OS TESTES SÃO FEITOS CONTRA BARREIRAS
TIPO BLOCO DE CONCRETO, QUE É ATINGIDO EM PRIMEIRO LUGAR PELO PÁRA-CHOQUE
DO AUTO, O QUE É LÓGICO.
|
CONCLUSÃO: OS PÁRA-CHOQUES
DO CAMINHÃO E DO CARRO DEVEM SER MONTADOS NA MESMA ALTURA. Como
a altura dos pára-choques dianteiros dos carros varia, os pára-choques
dos caminhões deveriam ser montados a uma altura máxima de
400 mm em relação ao solo (caminhão vazio) para serem
efetivos.
|