CTI – FAQ

Perguntas Frequentes

Selecione sua categoria:

Perguntas Frequentes – Alunos de Graduação

Como faço para utilizar os computadores das Salas de Ensino Computacional (antigo Sifem)?

O uso dos computadores das Salas de Ensino Computacional é restrito aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da FEM.

O acesso aos recursos de informática da FEM  é feito através de uma conta (nome-de-usuário+senha) na rede da graduação da FEM e é válida enquanto durar o vínculo do usuário com a Faculdade, enquanto aluno de graduação.

Todos os alunos dos cursos de Graduação da FEM terão suas contas abertas automaticamente pela CTI após a última chamada do vestibular. Após a criação da conta, o aluno receberá um e-mail com os dados da mesma (nome-de-usuário+senha) e com as regras de utilização das salas

Esqueci minha senha para acesso aos computadores das Salas de Ensino Computacional (antigo Sifem). O que fazer?

Compareça pessoalmente à CTI, munido de sua carteirinha.

Esqueci minha senha da Unicamp (SiSe, Gmail, Classroom, Eduroam, etc). O que fazer?

Caso você tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação da senha, acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Esqueci minha senha” e siga as instruções.

Caso não tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação de senha procure a DAC.

Como acessar a Rede sem fio Eduroam (Wi-Fi)?

Acesso o link Conectar-me a uma rede Wi-Fi | Catálogo de Serviços (unicamp.br) e siga o tutorial disponibilizado pela DETIC/Unicamp.

Como faço para utilizar as impressoras?

É possível realizar impressões a partir dos computadores das Salas de Ensino Computacional (LM03, LM08 e Sala de Estudos), localizados nos blocos FD3 e FE3.

Todo aluno de Graduação da FEM tem direito à uma cota de 100 páginas no semestre.

Há duas impressoras disponíveis para impressão:

– Monocromática (preto e branco) e Colorida.

A contabilização das impressões são feitas da seguinte maneira:

– Impressora monocromática: 1 cota por página impressa.

– Impressora colorida: 3 cotas por página impressa.

Observação: A cota de impressão é de uso individual e intransferível. Deve ser utilizada apenas para fins acadêmicos, sendo proibida a impressão de arquivos que firam direitos autorais ou que sejam de natureza particular ou comercial.

Perguntas Frequentes – Alunos de Pós-Graduação

Como faço para obter um usuário para acessar os computadores do laboratório ao qual estou vinculado?

Preencha o formulário para abertura de contas, peça para seu orientador assinar e entregue na CTI (Bloco ED3).

Estou com problema no  equipamento que utilizo na FEM ou preciso que seja instalado um software. O que devo fazer?

Os serviços prestados pela equipe de suporte da CTI é feita através de Ordens de Serviços (OS).

Peça à seu orientador ou aos funcionários da Seção de Apoio aos Docentes (SAD), localizado no Bloco HE3), para abrir a OS, informando o serviço a ser realizado, seu e-mail, número de Patrimônio do equipamento e a sala/local onde o mesmo se encontra.

Observações:

  • O suporte aos equipamentos é restrito à equipamentos patrimoniados pela FEM.
  • Apenas software licenciados pela FEM podem ser instalados nos equipamentos patrimoniados pela FEM.

Esqueci minha senha da Unicamp (SiSe, Gmail, Classroom, Eduroam, etc). O que fazer?

Caso você tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação da senha, acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Esqueci minha senha” e siga as instruções.

Caso não tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação de senha, procure a DAC.

Como acessar a Rede sem fio Eduroam (Wi-Fi)?

Acesso o link Conectar-me a uma rede Wi-Fi | Catálogo de Serviços (unicamp.br) e siga o tutorial disponibilizado pela DETIC/UNICAMP.

Perguntas Frequentes – Professores, Funcionários e Colaboradores

Como abrir minha conta Unicamp /SiSe (Serviços Coorporativos, E-mail,  Eduroam, etc)?

Acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br). Dentro  menu “Serviços”, escolha a opção “Criar usuário/Senha” e preencha os dados solicitados.

Após enviar sua solicitação, você receberá as instruções para cadastrar uma nova senha em seu e-mail alternativo informado.

Observações:

  • O sincronismo da senha pode demorar até 1 hora para ser realizado.
  • Caso não receba o e-mail com as instruções para troca de senha, entre em contato com a CTIC.

Como acessar a Rede sem fio Eduroam (Wi-Fi)?

Acesso o link Conectar-me a uma rede Wi-Fi | Catálogo de Serviços (unicamp.br) e siga o tutorial disponibilizado pela Detic/Unicamp.

Como faço para imprimir nas impressoras coorporativas?

Você mesmo pode configurar o drive da impressora utilizando o Tutorial Disponibilizado pela CTIC.

Caso prefira, abra uma Ordem de Serviço na Intranet para a Equipe de Suporte.

Como faço para trocar a senha da  minha conta da Unicamp?

Acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Trocar Senha”. Preencha os dados solicitados e clique no botão “Alterar”.

Atenção: caso o botão “Alterar” não esteja na cor verde, você deverá inserir um senha mais segura.

Observação: O sincronismo da senha pode demorar até 1 hora para ser realizado.

Esqueci minha senha da Unicamp (SiSe, Gmail, Classroom, Eduroam, etc). O que fazer?

Caso você tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação da senha, acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Esqueci minha senha” e siga as instruções.

Caso não tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação de senha, procure a CTIC.

Vou receber um visitante. Como faço para cadastrá-lo para ele utilizar a rede sem fio?

A rede sem fio Unicamp-Visitante fornece acesso sem fio temporário para visitantes em atividades acadêmicas ou administrativas na Universidade. Para que um visitante tenha acesso a rede sem fio, é necessário que ele seja cadastrado por um autorizador. Qualquer docente ativo da universidade pode exercer o papel de autorizador, realizando o cadastro do visitante no site: https://redesemfio.unicamp.br/visitante/logar.php

Estou com problema na plataforma Google Classroom ou Moodle.

A responsabilidade por essas plataformas é do  GGTE/Unicamp (Grupo Gestor de  Tecnologias Educacionais).

O contato com o GGTE pode ser feito através do email ggtesup@unicamp.br,  telefones (19) 3521-2264 ou (19) 3521-2283 ou mesmo através do formulário disponível no seguinte link: https://ggte.unicamp.br/wp/?page_id=851