Perguntas Frequentes
Selecione sua categoria:
Perguntas Frequentes – Alunos de Graduação
Como faço para utilizar os computadores das Salas de Ensino Computacional (antigo Sifem)?
O uso dos computadores das Salas de Ensino Computacional é restrito aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da FEM.
O acesso aos recursos de informática da FEM é feito através de uma conta (nome-de-usuário+senha) na rede da graduação da FEM e é válida enquanto durar o vínculo do usuário com a Faculdade, enquanto aluno de graduação.
Todos os alunos dos cursos de Graduação da FEM terão suas contas abertas automaticamente pela CTI após a última chamada do vestibular. Após a criação da conta, o aluno receberá um e-mail com os dados da mesma (nome-de-usuário+senha) e com as regras de utilização das salas.
Esqueci minha senha para acesso aos computadores das Salas de Ensino Computacional (antigo Sifem). O que fazer?
Compareça pessoalmente à CTI, munido de sua carteirinha.
Esqueci minha senha da Unicamp (SiSe, Gmail, Classroom, Eduroam, etc). O que fazer?
Caso você tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação da senha, acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Esqueci minha senha” e siga as instruções.
Caso não tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação de senha procure a DAC.
Como acessar a Rede sem fio Eduroam (Wi-Fi)?
Acesso o link Conectar-me a uma rede Wi-Fi | Catálogo de Serviços (unicamp.br) e siga o tutorial disponibilizado pela DETIC/Unicamp.
Como faço para utilizar as impressoras?
É possível realizar impressões a partir dos computadores das Salas de Ensino Computacional (LM03, LM08 e Sala de Estudos), localizados nos blocos FD3 e FE3.
Todo aluno de Graduação da FEM tem direito à uma cota de 100 páginas no semestre.
Há duas impressoras disponíveis para impressão:
– Monocromática (preto e branco) e Colorida.
A contabilização das impressões são feitas da seguinte maneira:
– Impressora monocromática: 1 cota por página impressa.
– Impressora colorida: 3 cotas por página impressa.
Observação: A cota de impressão é de uso individual e intransferível. Deve ser utilizada apenas para fins acadêmicos, sendo proibida a impressão de arquivos que firam direitos autorais ou que sejam de natureza particular ou comercial.
Perguntas Frequentes – Alunos de Pós-Graduação
Como faço para obter um usuário para acessar os computadores do laboratório ao qual estou vinculado?
Preencha o formulário para abertura de contas, peça para seu orientador assinar e entregue na CTI (Bloco ED3).
Estou com problema no equipamento que utilizo na FEM ou preciso que seja instalado um software. O que devo fazer?
Os serviços prestados pela equipe de suporte da CTI é feita através de Ordens de Serviços (OS).
Peça à seu orientador ou aos funcionários da Seção de Apoio aos Docentes (SAD), localizado no Bloco HE3), para abrir a OS, informando o serviço a ser realizado, seu e-mail, número de Patrimônio do equipamento e a sala/local onde o mesmo se encontra.
Observações:
- O suporte aos equipamentos é restrito à equipamentos patrimoniados pela FEM.
- Apenas software licenciados pela FEM podem ser instalados nos equipamentos patrimoniados pela FEM.
Esqueci minha senha da Unicamp (SiSe, Gmail, Classroom, Eduroam, etc). O que fazer?
Caso você tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação da senha, acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Esqueci minha senha” e siga as instruções.
Caso não tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação de senha, procure a DAC.
Como acessar a Rede sem fio Eduroam (Wi-Fi)?
Acesso o link Conectar-me a uma rede Wi-Fi | Catálogo de Serviços (unicamp.br) e siga o tutorial disponibilizado pela DETIC/UNICAMP.
Perguntas Frequentes – Professores, Funcionários e Colaboradores
Como abrir minha conta Unicamp /SiSe (Serviços Coorporativos, E-mail, Eduroam, etc)?
Acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br). Dentro menu “Serviços”, escolha a opção “Criar usuário/Senha” e preencha os dados solicitados.
Após enviar sua solicitação, você receberá as instruções para cadastrar uma nova senha em seu e-mail alternativo informado.
Observações:
- O sincronismo da senha pode demorar até 1 hora para ser realizado.
- Caso não receba o e-mail com as instruções para troca de senha, entre em contato com a CTIC.
Como acessar a Rede sem fio Eduroam (Wi-Fi)?
Acesso o link Conectar-me a uma rede Wi-Fi | Catálogo de Serviços (unicamp.br) e siga o tutorial disponibilizado pela Detic/Unicamp.
Como faço para imprimir nas impressoras coorporativas?
Você mesmo pode configurar o drive da impressora utilizando o Tutorial Disponibilizado pela CTIC.
Caso prefira, abra uma Ordem de Serviço na Intranet para a Equipe de Suporte.
Como faço para trocar a senha da minha conta da Unicamp?
Acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Trocar Senha”. Preencha os dados solicitados e clique no botão “Alterar”.
Atenção: caso o botão “Alterar” não esteja na cor verde, você deverá inserir um senha mais segura.
Observação: O sincronismo da senha pode demorar até 1 hora para ser realizado.
Esqueci minha senha da Unicamp (SiSe, Gmail, Classroom, Eduroam, etc). O que fazer?
Caso você tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação da senha, acesse a página do SiSe – Sistema de Senha Única e Permissão (unicamp.br), escolha a opção ” Esqueci minha senha” e siga as instruções.
Caso não tenha cadastrado um e-mail alternativo para recuperação de senha, procure a CTIC.
Vou receber um visitante. Como faço para cadastrá-lo para ele utilizar a rede sem fio?
A rede sem fio Unicamp-Visitante fornece acesso sem fio temporário para visitantes em atividades acadêmicas ou administrativas na Universidade. Para que um visitante tenha acesso a rede sem fio, é necessário que ele seja cadastrado por um autorizador. Qualquer docente ativo da universidade pode exercer o papel de autorizador, realizando o cadastro do visitante no site: https://redesemfio.unicamp.br/visitante/logar.php
Estou com problema na plataforma Google Classroom ou Moodle.
A responsabilidade por essas plataformas é do GGTE/Unicamp (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais).
O contato com o GGTE pode ser feito através do email ggtesup@unicamp.br, telefones (19) 3521-2264 ou (19) 3521-2283 ou mesmo através do formulário disponível no seguinte link: https://ggte.unicamp.br/wp/?page_id=851