PPG – Sobre nós

Sobre nós

A FEM possui três Programas de Pós-Graduação:

  • Engenharia Mecânica (EM),
  • Ciência e Engenharia de Petróleo (CEP),
  • Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE).

O Programa de Engenharia Mecânica é o maior do Brasil em termos do número de professores permanentes e um dos mais antigos. Os cursos de mestrado e doutorado foram criados em 1974 e 1975, respectivamente. Possui 4 áreas de concentração e mais de 30 linhas de pesquisa.

O Programa de Ciência e Engenharia de Petróleo foi criado em 2001, a partir da junção dos Programas de Mestrado em Engenharia de Petróleo, iniciado em 1987, e em Geoengenharia de Reservatórios de Petróleo, iniciado em 1990. Os cursos de mestrado e doutorado possuem duas áreas de concentração e seis linhas de pesquisa, e visam a formação de recursos humanos e a superação de desafios tecnológicos na área de petróleo e áreas afins que se apoiam nos conhecimentos desenvolvidos através de seu programa multidisciplinar e interunidades.

O Programa de Planejamento de Sistemas Energéticos oferece os cursos de Mestrado e Doutorado desde 1988 e 1993, respectivamente. Foi pioneiro em incluir a visão interdisciplinar na análise das peculiaridades e problemáticas do setor de energia do Brasil e contribui para a formação dos alunos a partir de três linhas de pesquisa.

Comissão Geral de Pós-graduação

Prof. Dr. Marco Lúcio Bittencourt – Coordenador de Pós-graduação

Profa. Dra. Carla Kazue Nakao Cavaliero – Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos

Prof. Dr. João Batista Fogagnolo – Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Profa. Dra. Rosângela Barros Zanoni Lopes Moreno – Coordenadora do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ciências e Engenharia de Petróleo

Pedro Francis Lopes – Representante Discente

Pautas e Atas

A FEM possui três Programas de Pós-Graduação:

 

  • Engenharia Mecânica (EM),
  • Ciência e Engenharia de Petróleo (CEP),
  • Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE).

 

O Programa de EM é o maior do Brasil em termos do número de professores permanentes e um dos mais antigos. Os cursos de mestrado e doutorado foram criados em 1974 e 1975, respectivamente. Possui 4 áreas de concentração e mais de 30 linhas de pesquisa.

O Programa CEP foi criado em 2001, a partir da junção dos Programas de Mestrado em Engenharia de Petróleo, iniciado em 1987, e em Geoengenharia de Reservatórios de Petróleo, iniciado em 1990. Os cursos de mestrado e doutorado possuem duas áreas de concentração e seis linhas de pesquisa, e visam a formação de recursos humanos e a superação de desafios tecnológicos na área de petróleo e áreas afins que se apoiam nos conhecimentos desenvolvidos através de seu programa multidisciplinar e interunidades.

O Programa PSE oferece os cursos de Mestrado e Doutorado desde 1988 e 1993, respectivamente. Foi pioneiro em incluir a visão interdisciplinar na análise das peculiaridades e problemáticas do setor de energia do Brasil e contribui para a formação dos alunos a partir de três linhas de pesquisa.