Planejamento de Sistemas Energéticos
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos oferece os cursos de Mestrado e Doutorado desde 1988 e 1993, respectivamente. Quando de sua criação, foi o segundo Programa de Pós-Graduação do Brasil com foco em energia e, desde então, titulou mais de 260 Mestres e 140 Doutores.
Os egressos do Programa atuam, principalmente, em empresas energéticas, consultorias, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais, agências de regulação e nos mercados financeiro e de derivativos. Tal amplitude mostra a sólida formação interdisciplinar oferecida pelo Programa aos discentes, atraindo candidatos de diversos estados brasileiros e países latino-americanos, e de distintas formações (engenheiros, economistas, cientistas sociais, advogados, biólogos, físicos e meteorologistas).
A característica interdisciplinar do Programa requer a contribuição de docentes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que atuam de forma integrada, proporcionando aos discentes uma visão ampla e coerente dos problemas energéticos. Além disso, as pesquisas podem ser desenvolvidas a partir de três linhas: Análise da Demanda e do Suprimento de Energia, Política Energética, e Energia, Sociedade e Meio Ambiente. Desta forma, a visão abrangente das questões relacionadas à produção, conversão e utilização de energia é abordada a partir das dimensões: (1) tecnológica, (2) econômica (tanto em nível micro quanto macro) e financeira, (3) social, (4) política, regulatória e institucional, e/ou (5) ambiental. Em particular, a relação energia-meio ambiente é analisada em todas as etapas da cadeia energética.
Missão
Formar profissionais com abordagem interdisciplinar para tratar dos desafios do setor de energia, promovendo pesquisa inovadora junto à sociedade para contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Visão
Ampliar o protagonismo do Programa em nível nacional e internacional na produção e disseminação do conhecimento na área de energia, com vistas ao desenvolvimento sustentável.
Princípios
- Conduta ética;
- Busca da excelência em todas as atividades;
- Indissociabilidade entre ensino e pesquisa;
- Relacionamento respeitoso e responsável para com todos;
- Respeito às normas institucionais;
- Consciência social e ambiental.
Valores
- Educação de excelência;
- Respeito à liberdade intelectual;
- Inclusão e acolhimento;
- Equidade e diversidade;
- Estímulo à interdisciplinaridade e à diversidade das áreas do conhecimento;
- Estímulo à criatividade, inovação, pensamento crítico e liderança;
- Relação dialógica com a sociedade;
- Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
- Internacionalização;
- Contemporaneidade e visão de futuro;
- Transparência e gestão democrática;
- Responsabilidade e sustentabilidade administrativa e financeira.