Grad – FAQ

Perguntas Frequentes

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Perguntas mais comuns dos alunos já matriculados (Alunos em Curso)

Como funcionam os créditos de extensão?

Tudo que você precisa saber sobre como curricularizar seus créditos de extensão,  isto é, como registrar no seu histórico escolar as horas dedicadas aos projetos de  extensão.

A curricularização da extensão é um processo pelo qual todos os cursos de  graduação do Brasil incorporaram  atividades de extensão em seu currículo. Na FEM/Unicamp, todos os alunos dos  catálogos a partir de 2023 precisam  cumprir carga horária de extensão como parte de sua formação básica. Iniciativas de  extensão buscam o diálogo e valorizam o  saber das comunidades, e incorporam ao processo de geração de conhecimento as problemáticas e demandas das  comunidades onde atuam. Esse processo é fundamentado no protagonismo discente, onde os alunos devem buscar realizar  práticas extensionistas que estejam  alinhadas com seus objetivos e visão de mundo.

Uma parte da carga horária mandatória de extensão está incorporada em disciplinas ao longo do currículo. A maior parte (20 créditos para MEC e 12 créditos para ECA) pode ser cumprida pela sua participação em projetos de extensão. Para cumprir essa  carga horária, você deve fazer duas coisas:

1 – Participar de projetos de extensão

O primeiro passo é inscrever-se para participar de um ou mais dos projetos de  extensão oferecidos pela FEM. Atualmente temos os projetos listados nesse site. Converse com o  coordenador ou capitão do projeto e veja como participar. Você pode começar a trabalhar no projeto em qualquer ponto do semestre. Sua dedicação ao longo do projeto será anotada para ser registrada como carga horária de extensão no seu  histórico depois. Mas se você não se identifica com nenhum dos projetos  disponíveis, também é possível  propor  novos projetos.

2- Registrar os créditos no  histórico

Durante ou depois da sua participação no projeto, você deve se matricular em uma das nossas disciplinas de extensão para registrar no seu histórico as horas dedicadas ao  projeto.

Temos disciplinas de 2, 4 e 8 créditos. As 9 disciplinas de extensão disponíveis estão listadas no caderno de horários do semestre. Matricule-se na disciplina com carga horária compatível com sua dedicação ao  projeto:

  • 2 créditos se você se dedicou ou planeja se dedicar no mínimo 30 horas ao projeto durante o semestre (EM128 ou EM228);
  • 4 créditos se você se dedicou ou planeja se dedicar no mínimo 60 horas ao projeto durante o semestre (EM148, EM248, EM348, EM448 ou EM548), e
  • 8 créditos se você se dedicou ou planeja se dedicar no mínimo 120 horas ao projeto durante o semestre (EM188 ou EM288).

Ao final do semestre, você registrará essas horas no SISGRAD, que serão verificadas pelo docente responsável pelo projeto de extensão.

Outras informações a considerar

  • Extracurriculares não contam como atividade de extensão no contexto da curricularização da extensão;
  • Também é possível cumprir sua carga horária de extensão cursando disciplinas com vetor de extensão da Unicamp;
  • Não se matricule nas disciplinas de extensão da FEM se você não tiver participado dos projetos ou se não for participar naquele semestre. Elas não são disciplinas regulares, com docentes, atividades em sala de aula, etc. Elas servem somente para registrar as horas dedicadas aos projetos. Se você estiver matriculado em uma dessas disciplinas e não cumprir os pré-requisitos relativos à participação nos projetos, será reprovado na disciplina, e isso constará no seu histórico escolar. Se tiver se matriculado na disciplina por engano, você pode cancelar sua matrícula dentro do período estabelecido para isso;
  • As atividades de extensão são obrigatórias para os catálogos 2023 em diante, mas os projetos são abertos para qualquer pessoa participar;
  • Todas as suas dúvidas podem ser  enviados para cgfem@unicamp.br

Como acessar o wifi da Unicamp?

A rede sem fio eduroam (education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, tablet ou smartphone.

Clique aqui para acessar o tutorial passo-a-passo.

Como faço uma iniciação científica?

A iniciação científica é uma excelente oportunidade para os alunos da FEM se envolverem em projetos de pesquisa e desenvolverem habilidades acadêmicas e técnicas. Aqui estão os passos para iniciar uma iniciação científica:

1 – Pesquise áreas de interesse

Identifique as áreas de pesquisa que mais te interessam dentro do curso. Para isso, você pode explorar o próprio site da FEM, conversar com docentes e chefes de departamento, etc.

2 – Entre em contato com professores

Dentro da sua área de interesse, o primeiro passo é conseguir um orientador para sua iniciação científica. Consulte a lista de professores dentro da área de atuação que você escolheu. Pesquisa o Currículo Lattes dos docentes da sua área para conhecer o que eles tem feito recentemente. Depois de selecionado alguns docentes mais promissores para sua área, envie um e-mail aos selecionados, explicando seu interesse e solicitando a possibilidade de orientação em um projeto de iniciação científica.

3 – Participe de projetos existentes

Grande parte dos orientadores já têm projetos de pesquisa em andamento para atribuir para você. Assim, não é necessário que você tenha sua própria proposta do tópico de pesquisa que quer seguir. Ao demonstrar interesse, você pode ser integrado a um dos projetos existentes.

4 – Como conseguir uma bolsa

Não é obrigatório ter bolsa para fazer uma iniciação científica. Contudo, é possível pleitear uma bolsa de iniciação científica. A bolsa mais comum é a do PIBIC, oferecida pelo CNPq. Para pleitear a bolsa PIBIC, é necessário estar atento ao edital, que costuma abrir para receber propostas de meados de abril a meados de maio. O processo de julgamento das propostas ocorre nos meses seguintes. Candidatos aprovados recebem a bolsa de setembro até agosto do ano seguinte (12 meses).

Além do PIBIC, também é possível receber bolsas de outras fontes de fomento, como empresas e agências como a Fapesp. Para conhecer as opções, veja diretamente com seu orientador.

5 -Dedicação exigida

As bolsas de iniciação científica costumam exigir uma dedicação mínima de 10 horas por semana ao projeto. 

6 – Posso fazer IC tendo reprovações?

Sim, é possível fazer iniciação científica tendo reprovações. Contudo, é possível que isso dificulte que você consiga uma bolsa. De qualquer forma, é importante refletir se a dedicação adicional exigida pelo projeto de IC não vai prejudicar ainda mais sua capacidade de se dedicar às atividades obrigatórias da graduação. 

7 – Matrícula na disciplina de IC

Ao fazer uma IC, não é necessário matricular-se nas disciplinas de IC do catálogo de graduação. Mas você pode fazer isso se quiser registrar a IC no seu histórico escolar. Nesse caso, além da matrícula na disciplina de IC correspondente, será necessário inserir formar um plano de trabalho no sistema SISGRAD, atentando-se para os prazos. Ao final do semestre, também será necessário inserir um relatório do trabalho realizado, que será avaliado pelo seu orientador.

Como faço para imprimir coisas?

É possível realizar impressões a partir dos computadores das Salas de Ensino Computacional (LM03, LM08 e Sala de Estudos), localizados nos blocos FD3 e FE3.

Todo aluno de Graduação da FEM tem direito à uma cota de 100 páginas por  semestre, expiráveis no final do mesmo.

Há duas impressoras disponíveis:

  • Monocromática (preto e branco) e;
  • Colorida.

A contabilização das impressões é feita da seguinte maneira:

  • Impressora monocromática: 1 cota por página impressa.
  • Impressora colorida: 3 cotas por página impressa.

Observação: A cota de impressão é de uso individual e intransferível. Deve ser utilizada apenas para fins acadêmicos, sendo proibida a impressão de arquivos que firam direitos autorais ou que sejam de natureza particular ou comercial.

Como consigo uma licença do Matlab?

A Unicamp oferece licenças gratuitas do Matlab para todos os alunos. São oferecidas licenças permanentes, e o software pode ser instalado em qualquer computador, inclusive seu computador pessoal, mesmo que ele não esteja conectado à rede da Unicamp.

Veja aqui como solicitar sua licença.

Posso aumentar meu limite de 32 créditos?

O limite regular de 32 créditos é planejado para garantir uma progressão adequada do curso, com uma dedicação adequada a cada uma das disciplinas. O aumento do limite de créditos só é concedido em casos excepcionais, muito bem justificados, normalmente para alunos que tem conseguido conduzir o curso com bom desempenho. A maioria das solicitações é recusada, porque costumam vir de alunos que estão tendo reprovações e tentam puxar várias matérias para correr atrás do prejuízo, quando na verdade a estratégia mais adequada nesse caso é cursar menos disciplinas para poder se dedicar adequadamente a cada uma delas.

Considerando os objetivos acima, se você ainda achar justificável o aumento do seu limite de créditos, envie sua justificativa por email para a coordenação de curso. Eles vão poder analisar seu caso, comparando sua progressão ao longo do curso, e então aprovar a solicitação se ela for pertinente.

Perguntas mais comuns de quem ainda não entrou na Unicamp ou acabou de entrar – Candidatos e Ingressantes

Como faço para estudar na Unicamp?

O ingresso nos cursos de graduação da FEM é realizado principalmente por meio do Vestibular Unicamp, organizado pela Comvest, um dos mais concorridos do Brasil. Mas possuímos também outras formas de ingresso.

Veja detalhes aqui.

Como faço para usar o circular interno gratuito da Unicamp?

A Unicamp possui ônibus circulares internos gratuitos. São diversas linhas que fazem a ligação entre os vários Institutos que a Universidade possui.

Para obter maiores informações e acesso às linhas em tempo real, clique aqui.

Como funciona a biblioteca?

A BAE, Biblioteca da Área de Engenharia, é a biblioteca responsável pelo acervo da FEM. Ela fica no segundo andar da BC – Biblioteca Central, na R. Sérgio Buarque de Holanda, 421, próxima do Bandejão e do Teatro de Arena. 

Para retirar livros, é necessário um cadastro, que pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema. Basta apresentar seu RA válido e fazer um rápido cadastramento biométrico. 

Se você estiver com seu RA provisório, será necessário apresentá-lo juntamente com documento com foto. Ao receber o RA definitivo, encaminhe-se a qualquer Biblioteca da Unicamp para atualizar seu cadastro.

Você pode consultar o acervo de todas as bibliotecas da Unicamp, fazer reservas e renovações pela plataforma Acervus.

Como acesso meu e-mail institucional?

O e-mail institucional da Unicamp é seu email oficial durante o curso. É por ele que você recebe todas as comunicações oficiais da Unicamp, DAC, docentes de disciplinas, coordenadores de curso, etc. Seu email institucional é necessário também para acessar os serviços computacionais da Universidade, como biblioteca, serviços de impressão, etc. 

Para acessar a conta de e-mail institucional, acesse o GMail com o login: primeira letra do nome + registro do aluno (RA) + @dac.unicamp.br (exemplo: a000000@dac.unicamp.br).

A senha utilizada é a mesma para os serviços acadêmicos.