Extensão na Graduação
A extensão na graduação da FEM é um componente essencial da formação acadêmica, conectando o conhecimento técnico com as demandas da sociedade. Por meio de projetos e atividades práticas, os alunos têm a oportunidade de aplicar suas habilidades em problemas reais, interagir com diferentes comunidades e desenvolver competências além da sala de aula.
Essas experiências enriquecem a formação acadêmica e fortalecem o compromisso dos estudantes com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica.
Navegue pelos menus abaixo para conhecer mais sobre como cursar seus créditos de extensão, projetos existentes, e como participar.
Tudo que você precisa saber
Tudo que você precisa saber sobre como curricularizar seus créditos de extensão, isto é, como registrar no seu histórico escolar as horas dedicadas aos projetos de extensão.
A curricularização da extensão é um processo pelo qual todos os cursos de graduação do Brasil incorporaram atividades de extensão em seu currículo. Na FEM/Unicamp, todos os alunos dos catálogos a partir de 2023 precisam cumprir carga horária de extensão como parte de sua formação básica. Iniciativas de extensão buscam o diálogo e valorizam o saber das comunidades, e incorporam ao processo de geração de conhecimento as problemáticas e demandas das comunidades onde atuam. Esse processo é fundamentado no protagonismo discente, onde os alunos devem buscar realizar práticas extensionistas que estejam alinhadas com seus objetivos e visão de mundo.
Uma parte da carga horária mandatória de extensão está incorporada em disciplinas ao
longo do currículo. A maior parte (20 créditos para MEC e 12 créditos para ECA) pode ser cumprida pela sua participação em projetos de extensão. Para cumprir essa carga horária, você deve fazer duas coisas:
- Participar de projetos de extensão
O primeiro passo é inscrever-se para participar de um ou mais dos projetos de extensão oferecidos pela FEM. Atualmente temos os projetos listados nesse site. Converse com o coordenador ou capitão do projeto e veja como participar. Você pode começar a trabalhar no projeto em qualquer ponto do semestre. Sua dedicação ao longo do projeto será anotada para ser registrada como carga horária de extensão no seu histórico depois. Mas se você não se identifica com nenhum dos projetos disponíveis, também é possível propor novos projetos. - Registrar os créditos no histórico
Durante ou depois da sua participação no projeto, você deve se matricular em uma das nossas disciplinas de extensão para registrar no seu histórico as horas dedicadas ao projeto.
Temos disciplinas de 2, 4 e 8 créditos. As 9 disciplinas de extensão disponíveis estão listadas no caderno de horários do semestre. Matricule-se na disciplina com carga horária compatível com sua dedicação ao projeto:- 2 créditos se você se dedicou ou planeja se dedicar no mínimo 30 horas ao projeto durante o semestre (EM128 ou EM228);
- 4 créditos se você se dedicou ou planeja se dedicar no mínimo 60 horas ao projeto durante o semestre (EM148, EM248, EM348, EM448 ou EM548), e
- 8 créditos se você se dedicou ou planeja se dedicar no mínimo 120 horas ao projeto durante o semestre (EM188 ou EM288).
Ao final do semestre, você registrará essas horas no SISGRAD, que serão verificadas pelo docente responsável pelo projeto de extensão.
Outras informações a considerar
- Extracurriculares não contam como atividade de extensão no contexto da curricularização da extensão;
- Também é possível cumprir sua carga horária de extensão cursando disciplinas com vetor de extensão da Unicamp;
- Não se matricule nas disciplinas de extensão da FEM se você não tiver participado dos projetos ou se não for participar naquele semestre. Elas não são disciplinas regulares, com docentes, atividades em sala de aula, etc. Elas servem somente para registrar as horas dedicadas aos projetos. Se você estiver matriculado em uma dessas disciplinas e não cumprir os pré-requisitos relativos à participação nos projetos, será reprovado na disciplina, e isso constará no seu histórico escolar. Se tiver se matriculado na disciplina por engano, você pode cancelar sua matrícula dentro do período estabelecido para isso;
- As atividades de extensão são obrigatórias para os catálogos 2023 em diante, mas os projetos são abertos para qualquer pessoa participar;
- Todas as suas dúvidas podem ser enviados para cgfem@unicamp.br
Programas
Programas de Extensão compreende um conjunto articulado de ações e atividades integradas ao ensino e às pesquisas realizadas pela FEM. Os programas refletem a política institucional da FEM para a extensão, com diretrizes e objetivos claramente estabelecidos. Os programas de extensão são propostos por docentes ou grupos de docentes e contam com a participação de toda a comunidade. Se estiver interessado em conhecer mais sobre os programas de extensão da FEM, navegue pelos menus abaixo.
Projetos
Um projeto de extensão constitui um conjunto de atividades de caráter educativo, social, cultural, científico, esportivo ou tecnológico, visando o desenvolvimento da cidadania plena. Um projeto de extensão busca atender a questões prioritária de nossa sociedade e tem um papel fundamental na formação acadêmica, uma vez que, ao integrar diversos setores da sociedade, possibilita a compreensão real e crítica das questões que permeiam nossa sociedade. Na FEM, os projetos são geridos pelo corpo docente e podem ser propostos por toda a comunidade. Se estiver interessado em conhecer mais sobre os projetos de extensão da FEM, navegue pelos menus abaixo.