Programa Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável
O Programa Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável (PRODS) é um programa de extensão universitária da Unicamp. O propósito desse programa é abarcar e organizar iniciativas de extensão da Unicamp que compartilhem sua visão e objetivos.
A missão desse programa é preencher a lacuna entre engenharia e sociedade. A formação tradicional de engenharia, frequentemente focada exclusivamente na formação conteudista do engenheiro, é insuficiente para formar o engenheiro como pessoa, que compreenda seu papel na sociedade, que considere o impacto de seu trabalho no meio-ambiente, e que promova condições para que as pessoas à sua volta também tenham a oportunidade de se desenvolver como pessoa.
A política de curricularização da extensão, que incentiva cursos de graduação de todo o país a incorporar iniciativas de extensão em seus currículos, é uma excelente oportunidade de atingir esses objetivos. Iniciativas de extensão buscam o diálogo e valorizam o saber das comunidades, e incorporam ao processo de geração de conhecimento as problemáticas e demandas das comunidades onde atuam. Por um lado, essas iniciativas visam facilitar o acesso do cidadão aos bens culturais, científicos, econômicos, artísticos, esportivos e tecnológicos disponíveis. Mas por outro lado, também impactam de forma significativa a formação dos alunos engajados com essas atividades, por alimentar sua formação com dados da realidade em que estão inseridos, e por promover um contexto formativo dialógico.
Mesmo objetivos tradicionais, como a empregabilidade do engenheiro e a permanência estudantil, são beneficiados pelas atividades deste programa. As atividades do programa promovem condições para alunos desenvolverem habilidades como liderança, resolução de conflitos, negociação com stakeholders, e como navegar num mundo de expectativas e realidades diversas, todas as quais cada vez mais valorizadas pela indústria. Confiar aos alunos o protagonismo de sua formação, promover o aprendizado baseado em projetos, e facilitar uma visão global sobre a relevância dos conteúdos técnicos e como eles são conectados, são algumas das ferramentas que as iniciativas de extensão deste programa usam a favor da satisfação dos alunos com seus cursos e consequente permanência estudantil.
Embasamento
Apesar de sua interação com a sociedade e dos benefícios para a sociedade resultantes dessa interação, esse não é um programa assistencialista. Esse programa objetiva oferecer aos alunos da Unicamp ferramentas para uma formação plena de acordo com o projeto pedagógico proposto. Para isso, o programa promove atividades integradas entre universidade, comunidade e organizações, em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que listam que o egresso de escolas de engenharia deve, entre outras coisas:
I. ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com
forte formação técnica;
II. estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III. ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV. adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, e
V. considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
de segurança e saúde no trabalho.
As DCN listam ainda competências que os cursos de engenharia devem proporcionar aos seus egressos. Esse programa é focado nos aspectos mais integradores e sociais dessas competências, dentre as quais:
I. observar, analisar, registrar, e compreender usuários e seu contexto social, cultural, legal, ambiental e econômico ao formular soluções de engenharia;
II. inovar, empreender, e desenvolver pensamento crítico-reflexivo;
III. trabalhar de forma colaborativa, reconhecendo e respeitando diferenças sócio-culturais e promovendo o diálogo, e
IV. trabalhar em contextos multi- e interdisciplinares.
Sustentabilidade
Os objetivos e atividades desenvolvidas no programa são fortemente orientados pelos 17 ODS.
Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma lista de objetivos e metas estabelecidos pelas Nações Unidas para orientar os esforços mundiais em direção a um futuro mais sustentável até 2030. Eles foram adotados em setembro de 2015 como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e são destinados a ser um “plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade”. Esses objetivos são interdependentes e interconectados, e sua realização requer uma abordagem integrada e colaborativa em nível global, nacional e local.
O segundo relatório de engenharia da UNESCO, intitulado “Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável: Alcançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca a importância da engenharia na promoção do desenvolvimento sustentável e identifica oportunidades para a profissão de engenharia contribuir para os ODS. O relatório abrange vários temas relacionados à engenharia e ao desenvolvimento sustentável, incluindo a atual situação da educação e profissão de engenharia em todo o mundo, a contribuição da engenharia para o desenvolvimento sustentável em áreas como infraestrutura, energia, água e segurança alimentar, bem como os desafios que a profissão enfrenta na realização dos ODS. O relatório destaca a necessidade de parcerias entre engenheiros e outras partes interessadas e enfatiza a importância da diversidade e inclusão na profissão. Em geral, o relatório destaca a importância da engenharia para o desenvolvimento sustentável e fornece recomendações para a profissão de engenharia contribuir para esse objetivo.
Ensino de Engenharia
O novo relatório da Unesco descreve mudanças necessárias no ensino de engenharia para atingir os 17 ODS. O relatório explica que a capacitação dos engenheiros para a implementação dos ODS requer novas habilidades, incluindo aprendizado e pensamento criativos, resolução de problemas complexos, cooperação interdisciplinar e internacional, além de um código de ética. Além disso, é preciso uma mudança no ensino da engenharia, passando de uma abordagem conteudista, centrada no professor, para uma abordagem centrada no estudante e na solução de problemas, o que exigirá uma abordagem interdisciplinar mais ampla.
Para garantir a qualidade e o credenciamento de engenheiros e promover o desenvolvimento profissional vitalício, é fundamental construir uma abordagem estruturada, com revisões periódicas de atributos e competências profissionais dos graduados, envolvendo diversas partes interessadas. É necessário um sistema mundial de credenciamento para garantir que haja um número suficiente de engenheiros de alta qualidade capacitados para atender aos ODS e trabalhar além das fronteiras nacionais. Os sistemas de certificação profissional são essenciais para reconhecer as qualificações e competências dos engenheiros em todo o mundo, estabelecendo um conjunto de requisitos mínimos de conhecimento, habilidades e competências para a engenharia do futuro.
Contextualização
Esse programa de extensão universitária contribui para o direcionamento da educação em engenharia para as recomendações do segundo relatório de engenharia da UNESCO por meio das seguintes ações:
- Incluir nas disciplinas e módulos o foco de sustentabilidade, por meio de atividades visando
a. Introdução à engenharia sustentável;
b. Gestão de recursos naturais;
c. Tecnologias verdes;
d. Sistemas de energia renovável;
e. Planejamento urbano sustentável;
f. Avaliação do ciclo de vida de produtos;
g. Responsabilidade social e ambiental na engenharia.
h. Os conteúdos não deverão abordar somente a teoria, mas também a prática, com projetos e estudos de caso que estimulem a criatividade e a inovação dos alunos - Promover atividades extracurriculares, como projetos de pesquisa e extensão, com foco em soluções para problemas locais e globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, como:
a. Desenvolvimento de tecnologias para aproveitamento de fontes renováveis de energia;
b. Projetos de infraestrutura sustentável;
c. Avaliação do impacto ambiental de atividades econômicas;
d. Desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental.
e. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com organizações
governamentais e não governamentais e com a comunidade local. - Promover a formação de engenheiros com habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança, empatia e comunicação, além de habilidades técnicas. Isso pode ser alcançado por meio de projetos integrados multidisciplinares que estimulem a colaboração entre alunos de diferentes cursos, bem como atividades de voluntariado e estágios em empresas com forte compromisso social e ambiental.
- Incentivar a diversidade e inclusão na engenharia, garantindo a igualdade de
oportunidades para todos os estudantes, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, religião ou classe social. Isso pode ser alcançado por meio de políticas de inclusão e ações afirmativas, bem como por meio de programas de mentoria e redes de apoio para estudantes de grupos minoritários. - Promover ações de conscientização e engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral sobre a importância da engenharia para o desenvolvimento sustentável, por meio de eventos, palestras, campanhas de comunicação e parcerias com empresas e organizações que compartilhem essa visão.