Linhas de Pesquisa
Área de Explotação (AA)
A área de Explotação engloba atividades de engenharia de poços (perfuração, completação, operações marítimas), e produção de óleo e gás em sistemas marítimos e terrestres. A perfuração visa construir um poço até a jazida subterrânea (reservatório), a completação tem por objetivo equipar o poço para operacionalizar a produção. A atividade de produção envolve o projeto, monitoração e garantia de fluxo de óleo e gás do reservatório até a planta de superfície e aos sistemas marítimos e terrestres de armazenagem ou transporte. Em engenharia de poços estudam-se reologia de fluidos, fluido-dinâmica, perfuração, mecânica de rochas, contrôle de kicks e blow-out, estimulação de poços, completação marítima e perfuração de poços no mar. Em produção estudam-se propriedades de fluidos e comportamento de fases, fluxo de óleo e gás no reservatório e escomento multifásico nos poços e dutos de produção, instalações de produção marítimas e terrestres, métodos de elevação artificial, comportamento de sistemas flutuantes de produção e risers, automação e controle de processos.
LINHAS DE PESQUISA
Engenharia de Poço: Perfuração de poços direcionais e horizontais; Estabilidade de poços e propriedades de rochas; Fraturamento hidráulico; Reologia de poços; Mecânica de colunas e perfuração; Controle de poços e kicks; Projeto de poços marítimos e intervenção de poços.
Docentes envolvidos
José Ricardo Pelaquim Mendes (zricardo@unicamp.br)
Paulo Roberto Ribeiro (ribeiro@fem.unicamp.br)
Produção de Óleo e Gás: Pesquisa no setor upstream da explotação de petróleo, relacionadas à explotação, elevação, escoamento, movimentação e processamento primário de óleo e gás, bem como processos de operações auxiliares de produção.
Docentes Envolvidos
Antonio Carlos Bannwart (bannwart@unicamp.br)
Marcelo Souza de Castro (mscastro@unicamp.br)
Sérgio Nascimento Bordalo (bordalo@unicamp.br)
Vanessa Cristina Bizotto Guersoni (bizotto@unicamp.br)
Sistemas Marítimos de Petróleo e Risers: Estudo de problemas na operação com sondas marítimas flutuantes de perfuração e na engenharia de poços marítimos. Investigação e metodologia para desenvolvimento de sistemas marítimos e submarinos.
Docentes Envolvidos
Celso Kazuyuki Morooka (morooka@unicamp.br)
Área de Reservatórios e Gestão (AB)
A área de Reservatórios e Gestão ocupa-se da integração de dados de natureza diversa (geologia, física e engenharia), para caracterizar os reservatórios petrolíferos e desenvolver os campos de petróleo, analisando os métodos mais apropriados para otimizar a recuperação de petróleo. Nesta área estudam-se propriedades e caracterização de rochas e fluidos de reservatórios, comportamento de fases, geofísica, geoestatística, escoamento de óleos e gás em meios porosos, comportamento de reservatórios, perfilagem de poços, análise de testes em poços, simulação numérica de reservatórios, métodos de recuperação e desenvolvimento de campos petrolíferos.
LINHAS DE PESQUISA
Engenharia de Reservatórios: Estudo de caracterização e comportamento de reservatórios, caracterização e comportamento de fluidos, métodos especiais de recuperação, simulação de reservatórios, incluem trabalhos de modelagem geofísica, métodos numéricos para simulação e outros.
Docentes Envolvidos
Denis José Schiozer (denis@unicamp.br)
Philippe Remy Bernard Devloo (phil@unicamp.br)
Rosângela Barros Zanoni Lopes Moreno (zanonilm@unicamp.br)
Geoengenharia de Reservatórios: Integração de dados (geologia, física e engenharia) para caracterizar rochas e fluidos; desenvolvimento de campo: geofísica, geoestatística; sísmica; geoquímica; perfilagem e simulação numérica.
Docentes Envolvidos
Alfredo Borges de Campos (abcampos@unicamp.br)
Geofísica de Reservatórios: Métodos matemáticos da geofísica, especialmente os que se referem ao modelamento da programação de ondas acústicas e elásticas ao imageamento de dados sísmicos sintéticos e reais.
Docentes Envolvidos
Alessandra Davólio Gomes (davolio@unicamp.br)
Alexandre Campane Vidal (vidal@unicamp.br)
Joerg Dietrich Wilhelm Schleicher (js@unicamp.br)
Lucio Tunes dos Santos (lucio@unicamp.br)
Maria Amélia Novais Schleicher (amelia@unicamp.br)
Ricardo Caetano Azevedo Biloti (biloti@unicamp.br)