Pesquisa – Emus – Máquina de Manufatura Aditiva

Máquina de Manufatura Aditiva

EMU_ManufaturaAditiva_LABMET

1.Marca e modelo: marca
2.Características relevantes: 

  • Equipamento que permite a manufatura de objetos tridimensionais por meio da deposição e adição controladas numericamente, camada por camada, de pós do material processado.
  • A consolidação desses pós é obtida por meio do uso de um feixe de raios lasers.
  • Em função de riscos de contaminação, é empregado unicamente no processamento do Titânio e suas Ligas.

3.Natureza: Importado
4.Ano de aquisição: 
2018
5.Convênio: 
FAPESP 2018/18293-8
6.Situação: 
operacional
7.Laboratório: 
Laboratório de Metalurgia Física, LABMET
8.Responsável: 
Prof. Dr. Rubens Caram Junior (caram@unicamp.br)
9.Insumos necessários: 
não informado
10.Custos: 
não informado
11.Regras de utilização de comitê gestor: 

– O EMU deverá atender prioritariamente os pesquisadores integrantes do Auxílio à Pesquisa – Temático, Processo FAPESP 2018/18293-8. O EMU também estará disponível para uso de pesquisadores externos ao auxílio e pertencentes à comunidade científica da UNICAMP e de outras instituições do estado de São Paulo. A utilização por pesquisadores externos ao auxílio citado em relação à disponibilidade de agendamento e ao tempo de uso do equipamento será definida pelo Comitê Gestor bimestralmente.

– São potenciais usuários externos os pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa públicas ou a instituições de ensino e/ou pesquisa privadas, com proposta de pesquisa financiada por instituições públicas de fomento à pesquisa. 

– Os potenciais usuários externos deverão apresentar proposta de pesquisa de uso do EMU, indicando o possível operador, que deve ser pesquisador doutor ou aluno de pós-graduação. O pesquisador proponente será o responsável pelo uso correto do EMU. Quaisquer danos resultantes do uso indevido serão de responsabilidade do pesquisador proponente. O EMU é um equipamento de delicada operação e dessa forma, sua operação deverá ser feita apenas por pesquisadores treinados e comprovadamente habilitados. O treinamento de usuários deverá ser oferecido periodicamente pelo Comitê Gestor.

– A utilização do EMU por pesquisadores externos ao auxílio 2018/18293-8 envolverá a submissão de propostas junto ao e-mail caram@unicamp.br. A proposta deverá contar com projeto de pesquisa a ser desenvolvido com o auxílio do EMU, completa descrição dos experimentos a serem desenvolvidos com o auxílio do EMU, súmulas curriculares do pesquisador proponente e do pesquisador operador, informações para contato do pesquisador proponente e do pesquisador operador. Informações adicionais poderão ser solicitadas. Após análise da proposta pelo Comitê Gestor, parecer será emitido e enviado ao pesquisador proponente.

– A utilização do EMU por pesquisadores externos ao auxílio citado envolverá taxa de utilização por tempo de uso, com valor a ser definido anualmente pelo Comitê Gestor. Os recursos arrecadados serão utilizados na aquisição de insumos e na manutenção do equipamento. Os recursos deverão ser gerenciados pela Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP.

– Publicações decorrentes do uso do EMU deverão incluir agradecimentos ao Auxílio à Pesquisa – Temático, Processo FAPESP 2018/18293-8.