Pesquisa – Emus – Dinamômetro para Motores Schenk W-130

Dinamômetro para Motores Schenk W-130

1.Marca e modelo: Schenk W-130
2.Características relevantes: 

  • Dinamômetro com medição de torque e rotação do motor ensaiado.
  • Carga variável por correntes de Foucault.
  • Dissipação de potência por aquecimento de água.
  • Potência máxima: 130kW.
  • Torque máximo 400 N.m.
  • Faixa de rotação: entre 1250 e 13.000 RPM.
  • Tradicionalmente usado para determinar a performance de motores de combustão interna, pode ser usado também para ensaiar motores elétricos AC com inversores ou motores elétricos DC.

3.Natureza: Nacional
4.Ano de aquisição: 
1987
5.Convênio: 
MCT-FINEP-UNICAMP 42860395-00
6.Situação: 
Operacional para ensaios de torque e rotação (Necessita atualização para ensaios de consumo de combustível, análise da combustão e emissões)
7.Laboratório:
 LabEDin – sala do Laboratório de Motores a Biocombustíveis
8.Responsável: 
Coordenação do LabEDin (pablo@unicamp.br) ou Prof. Dr. Caio Henrique Rufino (rufinoch@unicamp.br)
9.Insumos necessários: 

a) volumes de combustível compatíveis com a duração do ensaio;
b) volumes de óleo lubrificante compatíveis com a duração do ensaio;
c) Condicionamento da água de resfriamento (biocidas);
d) Homens-hora para posicionamento do motor na bancada, alinhamento entre motor e dinamômetro e testes preliminares aos ensaios pretendidos.

10.Custos: não informado