Laboratório de Termoacústica
O Laboratório de Termoacústica (LTA) localiza-se na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP. As atividades desenvolvidas no LTA concernem pesquisas em termoacústica envolvendo a investigação de trocadores de calor sob contextos de termomagnetismo, assim como o estudo da supressão de modos harmônicos superiores por meio de ressonadores acústicos. A pesquisa objetiva descobrir ou melhor compreender fenômenos físicos que potencializem a melhoria de sistemas termoacústicos em termos do seu desempenho térmico.
Equipe
Coordenador
Doutorandos
Geovane Costa Clemente
Projeto de Pesquisas e Financiamento
Em vigência
Termomagnetismo aplicado a trocador de calor de motor termoacústico
Sem financiamento
Vigência: 2022 – Atual
Descrição: Motores termoacústicos convertem calor em energia acústica, que por sua vez pode ser convertida em eletricidade. A despeito da sua eficiência térmica mais baixa que a dos motores equivalentes mais difundidos, são interessantes pela sua capacidade de operar a partir de fontes de baixa disponibilidade, o que os torna uma opção viável de regeneração da energia que comumente é perdida na forma de calor dissipado para o meio ambiente. Sendo um conversor de energia relativamente, ainda há espaço para se aumentar tal capacidade regenerativa por meio de uma melhor compreensão do fenômeno termoacústico, que leva a novas soluções e aprimoramentos. Nesse sentido, o trocador de calor a baixa temperatura é foco deste Projeto de Pesquisa, cujo objetivo é aprimorá-lo fazendo uso de fluido magnético sob campo magnético arbitrário. Há aqui uma questão de acoplamento entre dois fenômenos a ser investigada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1)
Concluídos Recentemente
Caracterização de campo magnético de distribuição complexa em contexto de convecção termomagnética
Sem financiamento
Vigência: 2021 – 2023
Descrição: Este projeto de pesquisa consiste inicialmente na caracterização espacial de campos magnéticos em diferentes arranjos de fontes e diferentes posições na sua linha de simetria axial visando a exploração dos efeitos das suas variações resultantes em uma câmara de ferrofluido vertical sob gradiente de temperatura. A orientação do campo gravitacional também será explorada em relação à câmara de ferrofluido por meio da variação da posição da última: vertical e horizontal. Condições de assimetria no campo magnético também serão exploradas quanto aos seus efeitos no número de Nusselt local e médio na câmara. O objetivo do projeto é revelar e explorar novos fenômenos convectivos e de estagnação sob interferência de campo magnético arbitrário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flávio de Campos Bannwart – Coordenador / Rafael Gabler Gontijo – Integrante / João Rubens Souza Rodrigues – Integrante / Bruno Silveira de Lima – Integrante / Ciro Fraga Alegretti – Integrante.
Imagens do Laboratório
