O projeto de extensão Elas na Engenharia – SWE Unicamp foi o grande vencedor do Prêmio Transformação Social durante o SWE Warm Up, evento promovido pela Society of Women Engineers – SWE Brasil. O projeto de extensão da Faculdade de Engenharia Mecânica, coordenado pela professora Suzana Moro e que conta com a participação das professoras Carla Cavaliero, Ingrid Motta, Milla Gomes e Paula Farina, foi reconhecido pelo desenvolvimento e implementação do melhor programa de impacto social entre as diversas instituições participantes. A entrega do prêmio foi no evento internacional WE Local Conference, realizado nos dias 6 e 7 de agosto em Campinas.
A proposta do Elas na Engenharia se destacou por seu compromisso com a diversidade, inclusão, desenvolvimento e fortalecimento colaborativo na área da engenharia. O projeto, que hoje reúne mais de 70 alunas, atendeu com excelência a todos os critérios estabelecidos no edital, considerando as ações desenvolvidas:
- Oficinas em escolas;
- Rodas de conversa temáticas (maternidade, saúde mental, carreira);
- Produção digital voltada à representatividade;
- Participação em eventos institucionais, como Unicamp de Portas Abertas (UPA);
- Parcerias com organizações, como Technovation Girls, Society of Women Engineers (SWE) e projeto ENGênero – aprovado no edital Difusão de Conhecimentos Científicos e Culturais – USP, UNESP, UNICAMP.
Ao receber o Prêmio de Transformação Social, o Elas na Engenharia reafirma seu papel como referência nacional em ações que unem excelência acadêmica e impacto social real. A premiação simboliza o reconhecimento de um trabalho que vai além da sala de aula, promovendo mudança cultural, engajamento comunitário e oportunidades para futuras lideranças femininas. A conquista do Elas na Engenharia é um marco que inspira outras iniciativas a também transformar a engenharia em um espaço mais inclusivo, colaborativo e inovador.

Imagem: Prêmio Transformação Social