Equipe UNICAMP Baja SAE - Campeã do IV DCTA Baja Rally

É com grande prazer que venho anunciar um resultado inédito da Equipe UNICAMP Baja SAE. No último dia 31/01, a equipe foi convidada por um orgão formado por alunos mestrandos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), para uma competição entre equipes de Baja de destaque do estado de São Paulo, o IV DCTA Baja Rally. O evento aconteceu em uma pista off-road criada dentro do próprio ITA, em São José dos Campos. A competição contava com a presença de juízes e membros do comitê técnico credenciados da SAE, que avaliaram minunciosamente a segurança e conformidade dos carros participantes com relação ao regulamento. Além de nossa equipe representando a UNICAMP, a competição teve como participantes as equipes da Escola Politécnica da USP de São Paulo, da UNESP - Campus Guaratinguetá e do ITA.

Após passar pela inspeção de segurança sem problemas, iniciou-se uma prova de enduro de resistência com todos os carros convidados na pista acidentada durante 4 horas, sendo que a classificação final seria dada pelo número de voltas de cada equipe. Durante a prova, nosso protótipo se mostrou robusto e ágil, apresentando pouquíssimos problemas de percurso. Com 68 voltas no total durante o tempo de prova, o carro da Equipe UNICAMP Baja SAE foi o carro com o maior número de voltas completadas na competição e consagrou-se campeão do evento IV DCTA Baja Rally.

Nossa equipe agradece todo o apoio e disponibilidade dos funcionários e diretoria da Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM. Sem o apoio de nossa faculdade, não seria possível obter o crescimento e resultados que apresentamos durante os últimos anos. Acreditamos que tal resultado estimule a equipe e quem torce por ela na preparação para próxima etapa Nacional BajaSAE, que acontecerá em Piracicaba de 05 a 08 de Março de 2015. Seguem em anexo algumas fotos do evento e do resultado da equipe. A preparação do novo carro que competirá está acontecendo durante todo o mês Fevereiro na sede da Equipe, que encontra-se próximo ao Restaurante Administrativo (RA) na rua Alberto Sayão. Estamos abertos à visitas para acompanhamento de nosso trabalho.

Douglas Carvalho de Oliveira
Capitão