pten

 

Mensagem do Diretor

As atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) tiveram início nos anos 1960. Anualmente, a FEM recebe 140 novos alunos para o programa em Engenharia Mecânica e 50 novos alunos para o programa em Engenharia de Controle e Automação. A unidade também sedia três programas de pós-graduação, em Engenharia Mecânica, Ciências e Engenharia de Petróleo, e Planejamento de Sistemas Energéticos, com mais de 270 alunos de mestrado e mais de 360 alunos de doutorado (dados do início de 2022). Tanto os cursos de graduação como os de pós-graduação têm seus méritos reconhecidos nacional e internacionalmente, com boa procura e com boa inserção dos egressos no mercado de trabalho.

A FEM tem mantido significativa cooperação internacional, o que implica oportunidades de formação no exterior tanto aos alunos de graduação como aos alunos de pós-graduação. Também, os docentes e pesquisadores da FEM mantêm regular interação com instituições do exterior, o que se reflete em projetos de pesquisa, publicações conjuntas, participação em grupos de trabalho, e representatividade em comitês científicos e comissões.

Os resultados das atividades de pesquisa são expressivos, com regulares publicações em veículos especializados, geração de inovação tecnológica, além de parcerias com empresas, em geral, e com o setor industrial, em particular, além de agências governamentais.

A FEM segue em busca do aprimoramento de suas atividades, tendo por missão a qualidade na formação técnica e ética de profissionais de engenharia, para que atuem a serviço da sociedade, respeitando o meio ambiente, e contribuindo para o fortalecimento das instituições.

Estamos abertos a sugestões e ao diálogo.

 

Prof. Dr. Arnaldo Walter - Diretor

Profa. Dra. Katia Cavalca Lucchesi Dedini - Diretora Associada

 

28 de abril de 2022.

Última modificação em Quarta, 11 Maio 2022 09:37
Mais nesta categoria: CG – Comissão de Graduação »