pten

 

GRUPO DE PESQUISAS EM SOLIDIFICAÇÃO - GPS

Sobre nós

O Grupo em Pesquisas de Solidificação (GPS) tem atuado há mais de 40 anos na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (FEM - Unicamp), tendo como principal foco de pesquisa a solidificação de ligas metálicas, abrangendo estudos sobre evolução de microestruturas com parâmetros térmicos da solidificação; segregação e porosidade; microestrutura e resistências mecânica, ao desgaste, à corrosão e à tribocorrosão; e lingotamento contínuo.

Além da infraestrutura laboratorial de uso comum da FEM - Unicamp, o GPS conta com laboratório de solidificação, onde é possível realizar experimentos com sistemas de solidificação unidirecional ascendente ou descendente e radial; laboratório de microscopia para caracterização microestrutural; e laboratório de corrosão para ensaios de corrosão eletroquímica.

Além dos professores e alunos da FEM - Unicamp, o GPS conta atualmente com uma extensa rede de parcerias no Brasil,  com colaboradores de diversas universidades, institutos e centros de pesquisa. Desenvolve também projetos internacionais de cooperação com grupos de pesquisa da França e da Espanha, que incluem intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.

Até o momento, o GPS desenvolveu na FEM - Unicamp 36 projetos de Iniciação Científica, 33 dissertações de Mestrado, 46 teses de Doutorado, e 15 projetos de Pós-Doutorado, que culminaram com a publicação de pouco mais de 350 artigos em periódicos nacionais e internacionais indexados.

 

 

ARTIGOS RECENTES

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Última modificação em Segunda, 23 Novembro 2020 10:00
Mais nesta categoria: « Linhas de Pesquisa Contato »