CORRELAÇÕES TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS ENTRE VARIÁVEIS TÉRMICAS DA SOLIDIFICAÇÃO TRANSITÓRIA, MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES (2006 - 2011)
Coordenador: Amauri Garcia
O objetivo fundamental desse projeto, financiado pela FAPESP, consistiu em desenvolver correlações entre uma das pontas da cadeia produtiva de componentes via solidificação, ou seja, os aspectos operacionais do processo traduzidos em termos de suas variáveis térmicas, e a microestrutura formada, distribuição de produtos segregados, formação de poros e quando possível com as propriedades decorrentes como resistências mecânica e à corrosão. As atividades planejadas para a consecução desse objetivo foram divididas em 02 subprojetos centrados em aspectos da Solidificação Transitória: Variáveis Térmicas e Microestruturas Celulares e Dendríticas na Solidificação Transitória e Macrossegregação e Porosidade e 05 módulos de pesquisa que se complementam em termos de seus resultados.
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS DE SOLIDIFICAÇÃO (2001 - 2005)
Coordenador: Amauri Garcia
Esse projeto, financiado pela FAPESP, objetivou a integração de atividades de pesquisa em modelagem e simulação de processos de solidificação através de 03 diferentes sub-projetos. O sub-projeto 01 abordou o lingotamento contínuo de tarugos, blocos e placas de aços, o lingotamento contínuo horizontal de não-ferrosos e o lingotamento contínuo de tiras. Modelos matemáticos foram desenvolvidos para a análise da solidificação ao longo desses processos, buscando-se uma generalização em sua formulação de tal forma que possam ser aplicados às diferentes geometrias lingotadas. O sub-projeto 02 analisou a influência dos fluxos de calor e de espécies ao longo da solidificação, sobre a formação da macroestrutura e da microestrutura. Desenvolveram-se modelos numéricos que acoplaram transferência de calor e transferência de massa, e que permitiram trazer uma maior compreensão dos efeitos da cinética de solidificação sobre a redistribuição do soluto. O sub-projeto 03 abordou o estudo dos tratamentos superficiais que se utilizam do Laser como fonte de calor. Esses tratamentos já alcançaram status industrial, principalmente na indústria automotiva, e podem ser divididos em tratamentos no estado sólido, e tratamentos que envolvem a refusão de camadas superficiais para subseqüente resolidificação a elevadas taxas de resfriamento.