GRUPO DE PESQUISAS EM MATERIAIS - GPM

Laboratório de Fusão por Feixe de Elétrons e Purificação de Silício

HISTÓRICO

Em 1990, o Professor Paulo Mei, apoiado pela CBMM e Eletrometal (atual Villares Metals), criou um grupo de pesquisa em materiais de alto ponto de fusão. Com o suporte destas empresas, foi enviado um projeto para ao CNPq e à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo para adquirir um forno de feixe de elétrons de 80 kV que, na época, custou 1 milhão de dólares. Devido às dimensões do referido forno, não havia espaço na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) para acomodá-lo. Assim, juntamente com o Professor Suzuki que, na época, também havia conseguido equipamentos de RX de grande porte, foi proposto ao Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Carlos Vogt, a construção de um novo prédio, denominado de Bloco K da FEM. A Unicamp não só construiu o prédio, mas também colocou toda a parte de infraestrutura necessária de energia elétrica, sistema de resfriamento, ar condicionado, telefones etc. Como o forno possui assessórios pesados, foi enviado um projeto para a Fapesp solicitando um guindaste, o qual foi instalado junto ao forno, facilitando a movimentação dos mesmos. Vários outros equipamentos foram incorporados a este laboratório, oriundos dos projetos de pesquisa do Prof. Mei, sendo que, em 2013, foi adquirida uma máquina de corte por fio diamantado de 100 mil dólares com recursos do CNPq, que não tem similar em outros laboratórios da Unicamp. Nestes quase trinta anos de operação, toda a manutenção e atualização do forno, como a reforma do laboratório foram feitas com recursos de 09 projetos de pesquisa financiados por diferentes entidades, como; Fapesp, CNPq, SCTDE, AEB e Petrobras, num valor total de US$ 2.146.000,00. O forno vem sendo utilizado para a pesquisa de ligas Ni-Ti com efeito de memória de forma e para a purificação de silício para uso em células fotovoltaicas. Foram finalizadas a orientação de 5 alunos de IC, 3 mestrados, 5 doutorados e 1 pós-doutorado, sendo que 1 aluno de mestrado se encontra em orientação. Estes trabalhos resultaram na publicação de 25 artigos em periódicos indexados e 50 trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais.

EQUIPAMENTOS

Forno de Fusão por Feixe de Elétrons LDW de 80 kW

Serra Monofio Diamantado RTS 480

Forno VIMP Fundindo Silício