Exame de Qualificação

São requisitos indispensáveis para a solicitação do Exame de Qualificação:

• Conclusão de todos os créditos obrigatórios;
  • Comprovação de proficiência em língua inglesa no nível recomendado.
  • Anexar no sistema ou enviar à Secretaria de Pós-graduação o comprovante de submissão ou aceitação de artigo em congresso, no caso do Mestrado, ou comprovante de submissão ou aceitação em revista indexada (Qualis A ou B), no caso do Doutorado. Vide Resolução Interna na página da Pós-Graduação.

Antes do agendamento, o aluno deverá entrar em contato com a Secretaria de Pós-graduação para a reserva da sala.

O Exame de Qualificação deverá ser agendado através do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA/DAC) com no mínimo 15 dias de antecedência. Todas as informações deverão ser preenchidas corretamente. A solicitação será submetida a validação do(a) Orientador(a), Coordenação e Secretaria.

O aluno reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo uma única vez.

Defesa de Dissertação e Tese

São requisitos indispensáveis para a solicitação da Defesa:

• Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;

Antes de solicitar o agendamento, o aluno deverá entrar em contato com a Secretaria de Pós-graduação para a reserva da sala.

A defesa da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado deverá ser agendada através do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA/DAC) com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista. Todas as informações deverão ser preenchidas corretamente. A solicitação será submetida a validação do(a) Orientador(a), Coordenação e Secretaria.

Os exemplares a serem enviados para a Banca Examinadora deverão ser entregues na CPG com antecedência mínima de 20 dias. As cópias em preto/branco da dissertação/tese podem ser impressas pela FEM, mediante autorização da CPG. A encadernação dos exemplares é de responsabilidade do aluno.

Modelos de Redação de Dissertação e Tese

As Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado deverão obrigatoriamente seguir o formato estabelecido pela PRPG - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, conforme Informação CCPG nº 001/2019.

A secretaria de Pós-graduação da FEM disponibiliza os modelos abaixo:

• Modelo de Dissertação [Word]
  • Modelo de Tese [Word]
  • Modelo de Tese - Escrita em Inglês [Word]

Homologação do Título

O aluno terá até 60 (sessenta) dias após a defesa para a entregar a versão final da dissertação ou da tese. O arquivo do exemplar deverá estar de acordo com o Roteiro acima, para fins de homologação do título.

A versão final deve estar em um único arquivo em PDF, padrão A4 (dimensões 21 x 29,7 cm).

Última modificação em Sexta, 03 Janeiro 2020 10:36