Tipos de Ingresso

O Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Faculdade de Engenharia Mecânica admite alunos em três categorias:

1. Aluno Regular

2. Aluno Especial

3. Aluno Especial PICC

1. ALUNO REGULAR

É Aluno Regular aquele que deseja obter o diploma de Mestre ou de Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos, em dedicação integral ao curso, ou seja, prioritariamente para o aluno que não tem vínculo empregatício.

O Aluno Regular matriculado obterá um Registro Acadêmico (RA) junto à UNICAMP. Os cursos acadêmicos de Pós-Graduação da FEM terão a duração máxima de 30 (trinta) meses para o Mestrado e de 54 (cinquenta e quatro) meses para o Doutorado. Os alunos regulares que excederem estes prazos sem concluir seus programas serão desligados do Curso.

O Aluno Regular deverá completar, no mínimo, 18 créditos em disciplinas para o mestrado e 15 créditos em disciplinas para o doutorado.

Processo de Seleção

A admissão de novos alunos regulares ocorre duas vezes ao ano, com a divulgação dos editais prevista para os meses de março e agosto. O processo de seleção se inicia com a inscrição através do sistema indicado na aba Processo de Seleção - Editais - Aluno Regular. O candidato deve preencher os dados cadastrais e anexar os  documentos exigidos.Todas as fases do processo de seleção são realizadas de acordo com o Edital divulgado no site.

Vagas

O número de vagas disponíveis varia a cada período letivo, conforme a disponibilidade de orientação dos docentes.

Bolsa de Estudos

O Programa têm bolsas de estudos da CAPES e do CNPq, denominadas cotas do Programa. A quantidade de bolsas disponíveis varia a cada período letivo, dependendo dos alunos bolsistas que defendem suas dissertações e teses.

No ato da concessão da bolsa de estudo, o aluno regular não poderá ter vínculo empregatício.

A aprovação do candidato não assegura bolsa do Programa. A disponibilidade da bolsa somente é confirmada após o início das aulas.

Matrícula

Se o aluno for aprovado/selecionado receberá da Pós-Graduação um email informando as datas, documentos necessários e todas as instruções para a matrícula, a qual deverá ser realizada de forma presencial ou através de  procuração (modelo existente no site da DAC – Diretoria Acadêmica da UNICAMP:

Aos Alunos Estrangeiros

A UNICAMP enviará carta de aceitação para a obtenção de visto.
Para que tenham validade no território nacional, documentos com origem no exterior devem estar autenticados/consularizados por repartição consular brasileira, no país de origem dos documentos, e traduzidos por tradutor juramentado.
Os estudantes estrangeiros devem primeiramente apresentar os documentos no Setor de Registro de Estrangeiros da Diretoria Acadêmica da UNICAMP (DAC), e depois retornar à secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica para efetuarem suas matrículas.

2. ALUNO ESPECIAL

Aluno Especial é aquele que deseja obter o diploma de Pós-Graduação na vigência de vínculo empregatício, que impede a dedicação integral aos estudos. Esse aluno é matriculado apenas no semestre em que estiver cursando a(s) disciplina(s).
Ao aluno especial somente será permitido cursar até 06 créditos por semestre. A matrícula em disciplinas isoladas da pós-graduação depende da aceitação do Professor responsável pela disciplina.
Sugere-se ao Aluno Especial cursar todas as disciplinas e desenvolver o seu trabalho antes de ingressar para defesa como aluno regular. A partir desse momento, estará sujeito às normas e regulamentos dessa categoria, cumprindo todas as exigências e pré-requisitos solicitados, dentre as quais o exame de proficiência e artigo submetido.

A Inscrição somente será permitida aos Alunos portadores de diploma de curso superior. Já os alunos de convênio de intercâmbio da Unicamp e alunos de graduação do Curso de Engenharia Mecânica da FEM com coeficiente de progressão (CP) maior que 0,7 (sete décimos) e do Curso de Engenharia de Controle e Automação da FEM com CP maior que 0,65 (sessenta e cinco décimos), podem ser admitidos como alunos especiais, sem o diploma de graduação, mediante aprovação da CPG.

Aos candidatos que se inscreverem pela primeira vez, sugerimos consultar nas Linhas de Pesquisa os professores relacionados com a sua de área interesse.

Processo de Seleção

A admissão de novos alunos especiais ocorre duas vezes ao ano, com a divulgação dos editais previstas para os meses de maio e novembro. O processo de seleção se inicia com a inscrição através do sistema indicado na aba Processo de Seleção - Editais - Aluno Especial. O Aluno Especial deverá obrigatoriamente ter um professor/orientador credenciado no Programa de Planejamento de Sistemas Energéticos da Faculdade, como seu supervisor/orientador. Deverá ainda ser aprovado pelo professor responsável na(s) disciplina(s) escolhida(s).

O Programa divulga o Processo de Seleção através de um edital, contendo todas as etapas, datas e demais instruções. 

Vagas

O número de vagas disponíveis varia a cada período letivo segundo a disponibilidade de supervisão dos docentes.

Bolsa de Estudos

Ao Aluno Especial não é permitido o recebimento de bolsa de estudo da cota do Programa.

Matrícula

As datas serão sempre divulgadas no Edital de seleção.

3. ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO CIENTÍFICA (PICC)

Programa exclusivo para alunos de graduação da Unicamp.

Processo de Seleção

A admissão de Aluno Especial PICC ocorre duas vezes ao ano, com a divulgação dos editais previstas para os meses de maio e novembro. O Professor Orientador encaminha à CPG/FEM a solicitação de inscrição do candidato ao programa PICC, juntamente com:

  • Carta de encaminhamento justificando a inscrição do candidato;

  • Histórico escolar do candidato;

  • Curriculum vitae do candidato;

  • Projeto.

Podem participar do programa PICC alunos de graduação que apresentem coeficiente de progressão futuro (CPF):

  • Maior ou igual a 0.70 para o Curso de Engenharia Mecânica;

  • Maior ou igual a 0.65 para o Curso de Engenharia de Controle e Automação.

  • Maior ou igual a 0,70 para alunos dos demais cursos de graduação da Unicamp.

No ato da matrícula, os alunos selecionados devem apresentar o Coeficiente de Progressão (CP) nestes valores.

A Comissão composta pelos Coordenadores dos Programas Pós-graduação e dos Cursos de Graduação da FEM farão análise da documentação enviada para a seleção dos candidatos. Os alunos aceitos serão autorizados a cursar até 09 créditos por semestre. Esses créditos serão aproveitados pelas respectivas Coordenações de Graduação como disciplinas eletivas.

Os trabalhos de graduação 1 e 2 são integrados com o futuro tema da Dissertação de Mestrado.

O trabalho de graduação 2 caracteriza-se como o início da Dissertação, sendo sua aprovação equivalente ao Exame de Qualificação para o Mestrado.

O tema pode ser desenvolvido em parceria com a empresa onde o aluno realiza estágio, como continuidade de projeto de iniciação científica, ou mesmo de forma independente destas.

Após ingressar na Pós-graduação, a conclusão do mestrado poderá ocorrer logo nos primeiros 06 meses após a conclusão do curso de Graduação.  

Matrícula nas disciplinas 

Para cursarem as disciplinas, os alunos aceitos no Programa devem se inscrever como Alunos Especiais da Pós-graduação. O Edital é divulgado na aba Processo de Seleção - Editais - Aluno Especial.

Última modificação em Terça, 18 Maio 2021 11:42