pten

 

DEPARTAMENTO DE ENERGIA

Laboratórios

1) Laboratório computacional
2) Laboratórios experimentais
3) Laboratórios de Ensino de Graduação
4) Laboratórios de Pesquisa de pós-graduação e prestação de serviços
5) Laboratórios Computacionais
6) Laboratório de Mecânica dos Fluidos

O laboratório computacional da Área de Petróleo possui três redes que interligam estações de trabalho, micro-computadores e periféricos, dando suporte aos projetos de simulação numérica do escoamento em meios porosos, de escoamentos multifásicos de fluidos não-Newtonianos, do comportamento mecânico de colunas de perfuração e da estabilidade de poços. Os laboratórios experimentais permitem o desenvolvimento de pesquisa nas seguintes áreas: reologia e fluidos de perfuração, fraturamento hidráulico, métodos miscíveis de recuperação, métodos térmicos de recuperação, caracterização petrofísica de meios porosos, escoamentos multifásicos e propriedades de fluidos.

Os recursos laboratoriais da área de Energia compreendem (i) Laboratórios de Ensino de Graduação, (ii) Laboratórios de Pesquisa de pós-graduação e prestação de serviços à comunidade (consultorias) e (iii) Laboratórios Computacionais.
O Laboratório de Ensino de Graduação tem um túnel de vento de pequena dimensão, um modelo em escala de uma torre de resfriamento, um conjunto de compressão de ar de dois estágios, um aparato de aferição de medidores de vazão por obstrução de área, além de vários outros equipamentos de menor porte, todos eles instrumentados e em usados constantemente pelos alunos. Recentemente importou bancadas para ensaios de fluxo de calor crítico, análise de transferência de calor em trocador de feixe cruzado e análise termodinâmica de expansão de gases.
O Laboratório de Pesquisa tem equipamentos variados, construídos para atender necessidades específicas dos mestrandos e doutorandos, além de convênios de pesquisa com empresas e instituições de fomento variadas.
O Laboratório Computacional é formado por uma sub-rede do sistema computacional da Faculdade de Engenharia Mecânica, o que facilita a utilização por parte dos alunos de graduação e pós-graduação. Várias estações de trabalho (Unix) e PC's (Windows) estão à disposição de alunos, pesquisadores e professores. Há conexão direta ou via Internet com bibliotecas para acesso a bancos de dados de publicações especializadas.
Abriga também o LMF - Laboratório de Mecânica dos Fluidos - http://www.fem.unicamp.br/~lmf/.
O Laboratório de Mecânica dos Fluidos(Meio Ambiente) desenvolve pesquisa em diversas áreas relacionadas à mecânica dos fluidos, transferência de calor e energia, incluindo desde trabalhos experimentais e analíticos até simulações numéricas. Dentre os tópicos investigados destacam-se problemas de escoamentos multifásicos, turbulência, estabilidade hidrodinâmica, aerodinâmica e aero-acústica.

Última modificação em Terça, 18 Maio 2021 11:03