Aluno Especial

Edital de Seleção de Estudantes Especiais para os Cursos de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo, Engenharia Mecânica e Planejamento de Sistemas Energéticos

 

1º SEMESTRE DE 2024

 

LINK PARA ACESSO AO SISTEMA: https://alunoesp.fem.unicamp.br/

 

Estudantes especiais são aqueles alunos graduados que desejam obter o diploma de Pós-Graduação na vigência de vínculo empregatício ou outra condição que impeça a dedicação integral ao curso. Não possuem vínculo acadêmico com os Programas de Pós-graduação, por cursarem disciplinas de forma isolada.

 

PRÉ-REQUISITOS

Todos os estudantes especiais, iniciantes ou não, são obrigados a ter um supervisor do quadro docente da FEM que, além de supervisionar, também indicará as disciplinas nas quais o aluno especial poderá matricular-se.

Candidatos ao Curso de Ciências e Engenharia de Petróleo deverão entrar em contato e ter o aceite de um supervisor/docente do Programa para realizar a inscrição, tendo em vista a necessidade de aprovação antecipada do Plano de Trabalho conforme citado em “documentos para inscrição - item 3” (vide abaixo).

 

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Documentos para inscrição no sistema da Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM:

  1. Currículo Vitae;
  2. Histórico Escolar de Graduação;
  3. Plano de Trabalho endossado pelo tutor, contendo a seguinte estrutura básica: Introdução, Metodologia, Relevância do Trabalho, Cronograma e Referência Bibliográfica. (somente para candidatos ao Curso de Ciências e Engenharia de Petróleo).

Documentos para inscrição/matrícula no SIGA/DAC:

  1. Foto 3X4;
  2. Diploma de Graduação.

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2024

Pré-inscrição

04/12/2023 a 05/01/2024

Seleção pelos supervisores

09 a 22/01/2024

Inscrição em disciplinas

09 a 29/01/2024

Seleção pelos responsáveis das disciplinas

31/01/2024 a 21/02/2024 às 12h00

Divulgação do resultado no site da CPG/FEM

 21/02/2024 a partir das 14h00

Inscrição das disciplinas a serem cursadas no SIGA/DAC 

21/02/2024 a 27/02/2024

Início das aulas:  28/02/2024

 

O candidato estrangeiro também poderá se inscrever como Estudante Especial e deverá observar a legislação pertinente referente aos documentos produzidos no exterior e o visto consular adequado.

Alunos de Graduação participantes do Programa PICC da FEM/UNICAMP seguirão as mesmas regras do edital e poderão se inscrever em até 03 disciplinas (máximo de 09 créditos).

Alunos de Graduação da Mecânica e Mecatrônica da FEM/UNICAMP também poderão se inscrever desde que possuam Coeficiente de Progressão (CP) 0,70 (Mecânica) e 0,65 (Mecatrônica), porém só poderão cursar até 02 disciplinas.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Leia atentamente todas as informações contidas neste Edital, pois procedimentos incorretos poderão inviabilizar a matrícula nas disciplinas. Siga corretamente todas as fases do processo, conforme calendário de inscrição, sem pular etapas.

A admissão de alunos especiais dar-se-á através das seguintes etapas:

 

5ª Fase: Resultado da seleção pelos docentes responsáveis pelas disciplinas, por email no dia 21/02/2024 a partir das 14h00.

O resultado será divulgado conforme a ordem de prioridade (Ex: O candidato selecionou 4 disciplinas na 3ª fase e foi aprovado nas 4, no resultado só serão divulgadas as duas primeiras).

 

6ª Fase: Devido às regras da Diretoria Acadêmica/UNICAMP (DAC), todos os candidatos selecionados deverão OBRIGATORIAMENTE preencher o formulário que consta na página da DAC, Estude na Unicamp, Estudante especial, em

Sistema de Inscrição para Estudante Especial, no período de  21/02/2024 a 27/02/2024.

 

O candidato que não completar a inscrição nesse sistema NÃO TERÁ A MATRÍCULA REALIZADA.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
  • O Estudante Especial não precisa comparecer à Diretoria Acadêmica (DAC) ou à FEM para realizar qualquer procedimento de inscrição, matrícula ou mesmo para entregar documentos. Todo o processo é realizado de forma online.
  • Não será permitida a realização de inscrição de matrícula de estudante especial fora do prazo previsto no Calendário.
  • Não é necessária a impressão do formulário de matricula através do SIGA.
  • A senha do sistema da FEM não é a mesma do SIGA. O candidato deverá criar um novo cadastro ao efetuar a inscrição no SIGA.
  • Até a conclusão dos créditos necessários, a cada semestre o aluno especial deverá efetuar sempre uma nova pré-inscrição nos sistemas como Aluno Novo (opção “Quero me cadastrar”). Deverá passar por todas as fases (pré-inscrição, seleção do supervisor, inscrição nas disciplinas e seleção do docente responsável pela disciplina). O calendário do 1º semestre é divulgado na segunda quinzena do mês de novembro e o calendário do 2º semestre é divulgado na segunda quinzena do mês de maio.
  • O candidato estrangeiro, se aprovado no processo de seleção, deverá comparecer ao atendimento ao Aluno Estrangeiro da DAC - Diretoria Acadêmica da Unicamp munido dos seguintes documentos:
    • Cópias das páginas do passaporte onde constam: Dados pessoais, Vistos, Carimbo de entrada, Carimbo de registro do visto e Protocolo de registro do visto;
    • Plano de seguro que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação (exceto para aqueles que obterem vistos do MERCOSUL);
    • Diploma de Graduação legalizado no Consulado Brasileiro acompanhado de tradução pública juramentada.

 

Qualquer dúvida entrar em contato através dos telefones ou e-mails:

Telefones: 55 (19) 3521-3245 / 3521-3244 / 3521-3407

E-mail: cpg@fem.unicamp.br

Comissão de Pós-Graduação (CPG)

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Rua Mendeleyev, 200

13083-860 - Campinas - SP

 

Última modificação em Terça, 20 Fevereiro 2024 09:34