EM335 - Tecnologia Mecânica

CONTEÚDO DAS AULAS

 

Na PRIMEIRA AULA, tivemos a apresentação da disciplina com o seu programa e critério de avaliação.

Também foi apresentado o projeto que será realizado pelos grupos de alunos e foram sugeridos alguns livros e textos para leitura como:

- o capítulo dois do livro "A Máquina que mudou o mundo" -  338.476292 W84m  - IE - Livros
- o livro "A Meta" -  658.51 G569m 4.ed. IFCH - Livros
- a revista "Obelix & Cia." da Série Aventuras de Asterix
- os filmes "Tempos Modernos" de Charles Chaplin e "Tucker - Um homem e seu sonho" de Francis Ford Coppola

Também foram apresentados alguns exemplos históricos de como a garantia da qualidade é importante nos processo de fabricação e como isso pode ser esquecido algumas vezes:

- os problemas ocorridos com o Ford Pinto;
- a disputa entre a Ford e a Firestone sobre recall e diversos acidentes;
- os denominados recall e os recall brancos
- o caso Lopez envolvendo a GM e a Volkswagen

Um dos conceitos destacados foi o do binômio custo x qualidade que pode ser associado à famosa relação custo-benefício. A definição de um nível de qualidade associado à viabilidade econômica do bem produzido acaba por diferenciar os diversos processos de fabricação e explicar porque alguns produtos semelhantes podem ser obtidos por processos distintos de acordo com a empresa avaliada, como é o caso dos virabrequins que para uma mesma aplicação, podem ser fundidos ou forjados.


Na SEGUNDA AULA, apresentamos alguns casos de sistemas mecânicos complexos que fazem parte de equipamentos como automóveis e cargueiros.
O objetivo dessas apresentações foi de mostrar a complexidade desses sistemas tanto em termos de número de componentes que são montados e que interagem, bem como das grandes dimensões e geometrias complexas que esses componentes podem assumir.

Assim, foi mostrado uma seqüência de slides do transporte por um cargueiro submersível de um destroier avariado.
Também foram apresentados os componentes do maior motor diesel em operação e que é utilizado para a motorização de um cargueiro.

Finalmente, foi apresentado um vídeo de animação sobre o motor Ford Duratec (arquivo motor.mpg). Por se tratar de um filme longo num arquivo de 52 MBytes, recomenda-se que esse arquivo seja baixado na sala de ensino computacional  da área específica para a disciplina EM335.
Nesse filme, observamos a grande quantidade de peças que compõem um motor a explosão (Otto) e como essas diversas peças são montadas.
Com o objetivo de familiarizar os alunos com alguns elementos mecânicos, foram citadas alguns dos componentes internos mais importantes como o bloco do motor, o cabeçote, o carter, as bielas (connecting rods), o virabrequim (crankshaft), os eixos de comando de válvulas (camshaft), as válvulas, os casquilhos, os pinos e pistões, entre outros.

Uma simulação interessante de um motor de combustão interna pode ser vista no site http://auto.howstuffworks.com/engine4.htm
Nesse mesmo site (howstuffworks) pode-se aprender sobre o funcionamento de diversos equipamentos mecânicos, eletro-eletrônicos, computadores,........

Na TERCEIRA AULA,  apresentou-se o conceito de PPAP  (sigla em inglês para
     Processo de Aprovação de Peça de Produção) e detalhou-se um caso de defeito encontrado num componente mecânico do sistema de direção hidráulica que envolveu esse conceito.

A PARTIR DA QUARTA AULA, iniciaram-se as apresentações dos grupos. Após cada grupo entregar o material apresentado, ele será disponibilizado na página dos temas estudados.

Também a partir da quarta aula estamos aprendendo conceitos e termos sobre tolerâncias dimensionais e ajustes de componentes em sistemas mecânicos. Dois exemplos desses sistemas são uma moto-serra e uma caixa de transferência.

Um exemplo interessante de montagem de sistema mecânico é o filme da Airbus sobre a montagem do A340-600.

Na sétima aula vimos como calcular afastamentos de referência para furos e a classificação das sub-classes de ajustes relativas às classes com folga, com interferência e incerto.

Na oitava aula foram apresentados os critérios para determinação de um ajuste e as sub-classes dos ajustes com folga, incertos e com interferência. Também foram apresentadas as tolerâncias indicadas para assentos de mancais de rolamentos.

Nas aulas sobre tolerâncias geométricas e sobre acabamento superficial foram apresentadas as principais tolerâncias de forma e posição relacionadas a componentes mecânicos.

As tolerâncias dimensionais axiais associadas a montagens e a componentes isolados foram apresentadas na aula de cadeia de dimensões.

O CEP (Controle Estatístico de Processos) foi apresentado na aula em que se iniciou o segundo exercício em grupo.