EM335 - Tecnologia Mecânica
CONTEÚDO DAS AULAS
Na PRIMEIRA
AULA, tivemos a apresentação da disciplina com o seu programa e
critério de avaliação.
Também foi
apresentado o projeto que será realizado pelos grupos de alunos e foram
sugeridos alguns livros e textos para leitura como:
- o capítulo dois do livro "A Máquina que
mudou o mundo" - 338.476292 W84m -
IE - Livros
- o livro "A Meta" - 658.51 G569m 4.ed.
IFCH - Livros
- a revista "Obelix & Cia." da Série Aventuras de Asterix
- os filmes "Tempos Modernos" de Charles Chaplin e "Tucker - Um
homem e seu sonho" de Francis Ford Coppola
Também foram apresentados alguns exemplos históricos de como a garantia da
qualidade é importante nos processo de fabricação e como isso pode ser
esquecido algumas vezes:
- os problemas ocorridos com o Ford
Pinto;
- a disputa entre a Ford e a
Firestone sobre recall e diversos acidentes;
- os denominados recall e os recall
brancos
- o caso Lopez
envolvendo a GM e a Volkswagen
Um dos conceitos destacados foi o do binômio custo x qualidade que pode ser
associado à famosa relação custo-benefício. A definição de um nível de
qualidade associado à viabilidade econômica do bem produzido acaba por
diferenciar os diversos processos de fabricação e explicar porque alguns
produtos semelhantes podem ser obtidos por processos distintos de acordo com a
empresa avaliada, como é o caso dos virabrequins que para uma mesma aplicação,
podem ser fundidos ou
forjados.
Na SEGUNDA AULA, apresentamos alguns casos de sistemas mecânicos
complexos que fazem parte de equipamentos como automóveis e cargueiros.
O objetivo dessas apresentações foi de mostrar a complexidade desses sistemas
tanto em termos de número de componentes que são montados e que interagem, bem
como das grandes dimensões e geometrias complexas que esses componentes podem
assumir.
Assim, foi mostrado uma seqüência de slides do transporte por um cargueiro
submersível de um destroier avariado.
Também foram apresentados os componentes do maior motor
diesel em operação e que é utilizado para a motorização de um cargueiro.
Finalmente, foi apresentado um vídeo de animação sobre o motor Ford Duratec (arquivo motor.mpg).
Por se tratar de um filme longo num arquivo de 52 MBytes, recomenda-se que esse arquivo seja baixado na
sala de ensino computacional da área específica para a disciplina EM335.
Nesse filme, observamos a grande quantidade de peças que compõem um motor a
explosão (Otto) e como essas diversas peças são montadas.
Com o objetivo de familiarizar os alunos com alguns elementos mecânicos, foram
citadas alguns dos componentes internos mais importantes como o bloco do motor,
o cabeçote, o carter, as
bielas (connecting rods), o
virabrequim (crankshaft), os eixos de comando de
válvulas (camshaft), as válvulas, os casquilhos, os
pinos e pistões, entre outros.
Uma simulação interessante de um motor de combustão interna pode ser vista no
site http://auto.howstuffworks.com/engine4.htm
Nesse mesmo site (howstuffworks) pode-se aprender
sobre o funcionamento de diversos equipamentos mecânicos, eletro-eletrônicos,
computadores,........
Na TERCEIRA AULA, apresentou-se o conceito de PPAP
(sigla em inglês para
Processo de Aprovação de
Peça de Produção) e detalhou-se um caso
de defeito encontrado num componente mecânico do sistema de direção hidráulica
que envolveu esse conceito.
A PARTIR DA QUARTA AULA, iniciaram-se as apresentações dos grupos. Após cada
grupo entregar o material apresentado, ele será disponibilizado na página dos temas
estudados.
Também a partir da quarta
aula estamos aprendendo conceitos e termos sobre tolerâncias dimensionais e
ajustes de componentes em sistemas mecânicos. Dois exemplos desses sistemas são
uma
moto-serra e uma caixa de transferência.
Um exemplo interessante de montagem de sistema mecânico é o filme
da Airbus sobre a montagem do A340-600.
Na sétima
aula vimos como calcular afastamentos de referência para furos e a
classificação das sub-classes de ajustes relativas às
classes com folga, com interferência e incerto.
Na oitava
aula foram apresentados os critérios para determinação de um ajuste e as sub-classes dos ajustes com folga, incertos e com
interferência. Também foram apresentadas as tolerâncias indicadas para assentos
de mancais de rolamentos.
Nas aulas sobre
tolerâncias geométricas e sobre acabamento
superficial foram apresentadas as principais tolerâncias de forma e posição
relacionadas a componentes mecânicos.
As tolerâncias
dimensionais axiais associadas a montagens e a componentes isolados foram
apresentadas na aula de cadeia
de dimensões.
O CEP (Controle
Estatístico de Processos) foi apresentado na aula em que se iniciou o segundo
exercício em grupo.