ESCOLHA DE AJUSTES

 

· É FUNÇÃO DO PROJETISTA CONHECER:

 

·          NORMAS RELACIONADAS

·          NECESSIDADES E EXIGÊNCIAS DO PROJETO

·          PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS

 

· TRÊS TIPOS DE AJUSTE:

 

·          AJUSTES RECOMENDADOS

·          AJUSTES COM PECAS NORMALIZADAS

·          AJUSTES DETERMINADOS

 

 

· ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE AJUSTES

 

·         UMA TOLERÂNCIA MUITO APERTADA PERDE SIGNIFICADO SE A SUPERFICIE APRESENTA-SE MUTO IRREGULAR

·         OS MATERIAIS COMPORTAM-SE DIFERENTEMENTE QUANTO AO ATRITO E A DEFORMACÕES ELÁSTICAS

·         MOVIMENTO RELATIVO DAS PEÇAS E A VELOCIDADE DE FUNCIONAMENTO INFLUEM DECISIVAMENTE NO TIPO DE AJUSTE

·         A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA DURANTE O FUNCIONAMENTO PROVOCA DILATAÇÃO DAS PEÇAS E MODIFICA AS FOLGAS

·         A VISCOSIDADE E A PRESSÃO NUM LUBRIFICANTE MODIFICAM AS CONDIÇÕES DE AJUSTE

·         PRECISÃO DIMENSIONAL ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A ELEVADOS CUSTOS DE FABRICAÇÃO

·         AS TOLERÂNCIAS DO FURO E DO EIXO DEVEM SER PRÓXIMAS, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, COM O EIXO SEMPRE MAIS PRECISO QUE O FURO

·         DEFINIR O SISTEMA DE AJUSTE

 

· MÉTODO PARA DETERMINACAO DE UM NOVO AJUSTE:

 

·         POR ENSAIOS DEFINE-SE A FOLGA LIMITE,

·         CALCULA-SE A TOLERÂNCIA DE AJUSTE TP

·         DIVIDE-SE TP ENTRE OS DOIS ELEMENTOS

·         PROCURA-SE O AJUSTE NORMALIZADO

·         DEFINE-SE O SISTEMA DE AJUSTE

 

·  EXEMPLO:

 

·          DETERMINAR O AJUSTE ISO-ABNT NO SISTEMA FURO-BASE COM DIMENSÃO NOMINAL IGUAL A 100 mm, FMAX > 70 mm E FMIN < 170 mm

 

 

 

 


CLASSES DE AJUSTES

 

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO:

 

              ·  MOTOSERRA E CAIXA DE TRANSFERÊNCIA

              ·  DIFERENCIAL

 

 

AJUSTES COM FOLGA

 

· DIMENSAO MÁXIMA DO EIXO < DIMENSAO MÍNIMA DO FURO

 

· FOLGA É SEMPRE POSITIVA

 

·  CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE UM AJUSTE COM FOLGA:

 

· EXATIDÃO NO POSICIONAMENTO DO EIXO

 

· BOA RESISTENCIA ÀS CARGAS ATUANTES

 

· TEMPERATURAS DE FABRICAÇÃO E FUNCIONAMENTO

 

· PERDAS MÍNIMAS POR ATRITO

 

· LUBRIFICAÇÃO E VELOCIDADE DE DESLIZAMENTO

 

·  CLASSIFICAÇÃO DOS AJUSTES COM FOLGA

 

QUALIDADE                                        AJUSTE

                      

                   EIXO             FURO

                      5                   6                                       NOBRE

                      6                   7                                         FINO

                   8 e 9             8 e 9                                      LISO

                     11                 11                                     GROSSO

                     13                 13                              GRANDE JOGO

 

 

·  SUB-CLASSES

 

A)    AJUSTES COM GUIAS PRECISAS - Hg OU Gh

 

·  LOCALIZAÇÃO PRECISA DO EIXO NO FURO

 

·  FOLGAS MÍNIMAS CRESCEM LENTAMENTE COM A DIMENSÃO

 

·  MONTAGEM DE ENGRENAGENS E POLIAS COM TRANSMISSÃO DO MOMENTO TORÇOR POR CHAVETA OU ESTRIA

 

·  PINOS TRANSMISSORES DE MOMENTO TORÇOR

 

·  PINOS-GUIAS DE REFERÊNCIA

 

 

B)    AJUSTES PARA MÁXIMA CAPACIDADE DE CARGA B PERDAS

       MÍNIMAS POR ATRITO - Hf, He, Hd OU Fh, Eh, Dh

 

·  FOLGAS MÍNIMAS CRESCEM MAIS RAPIDAMENTE QUE NO CASO ANTERIOR

 

·  PRESSUPÕE -SE QUE AS VARIAÇÕES DE TEMPERATURAS SEJAM MÍNIMAS

 

·  ENGRENAGENS OU POLIAS DESLIZANTES

 

·  ENGRENAGENS E EIXOS EM TRANSMISSÕES DE AUTOMÓVEIS

 

 

C)   AJUSTES COM GRANDES JOGOS - Hc, Hb, Ha OU Ch, Bh, Ah

 

·  ROTAÇÃO SEM VIBRAÇÃO (PARA MÁQUINAS DE ALTAS VELOCIDADES)

 

·  MINIMIZAÇÃO DO ATRITO  COMO EM ROTORES DE TURBINAS

 

·  GRANDES MOTORES ELÉTRICOS

 

·  REDUTORES EM FUNDIÇÃO E LAMINAÇÃO (TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO BEM MAIORES QUE AS DE FABRICAÇÃO)

 

·  MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

 

 

 


AJUSTES INCERTOS

 

· DIMENSÃO REAL DO FURO MAIOR OU MENOR QUE A DIMENSÃO REAL DO EIXO

 

 ·  AJUSTES INCERTOS: SOMENTE DE IT4 A IT8

 

 ·  j A zc (FURO-BASE) E J A ZC (EIXO-BASE): INCERTOS E INTERFERÊNCIA

 

· GRANDE PRECISÃO DE GIRO

 

-         ASSENTOS DE ROLAMENTO PARA ALTAS VELOCIDADES

 

-         VENTILADORES MONTADOS COM CHAVETA

 

-         PINHÕES EM PONTAS DE EIXO-ARVORE DE MÁQUINAS-FERRAMENTAS

 

 

· MOMENTO TORÇOR TRANSMITIDO ATRAVÉS DE ELEMENTOS MECÂNICOS AUXILIARES: CHAVETAS, PINOS, ESTRIAS

 

· FREQÜÊNCIA DE DESMONTAGEM

 

 

 

 


AJUSTES COM INTERFERÊNCIA

 

· A DIMENSÃO MÍNIMA DO EIXO É MAIOR QUE A DIMENSÃO MÁXIMA DO FURO

 

   ·  SÃO EMPREGADOS PARA TRANSMISSÃO DE FORÇAS E TORQUES

 

   ·  PARA O CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVE-SE CONSIDERAR:

- RUGOSIDADE DAS SUPERFÍCIES       (NORMA DIN 7190)

- PLASTICIDADE DOS MATERIAIS E ADERÊNCIA

 

·OS AJUSTES SÃO CONSEGUIDOS POR:

 

- PRENSAGEM DE UMA PEÇA CONTRA A OUTRA

- POR AQUECIMENTO DA PEÇA EXTERIOR

- POR RESFRIAMENTO DA PEÇA INTERIOR

 

 

 

APLICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS EM

ACOPLAMENTOS POR ESTRIAS

 

·  CASO A - AJUSTE PELOS FLANCOS:

               AJUSTE EM b COM GRANDE FOLGA EM D, D1, d E d1

 

·  CASO B - AJUSTE PELO FUNDO:

               AJUSTE EM D OU d COM GRANDE FOLGA EM b E b1

 

 

 

 

 

 

b

d

D

 

 

 

cubo sem temperar

cubo temperado

cubo temperado e sem temperar ( )

cubo temperado e sem temperar

Cubo

D9

F10

H7 (H13)

H11

Eixo

Centagem interior

Eixo móvel no cubo

f9

d9

e8

a11

h8

e8

f7

j7

f7

g6

k7

Eixo fixo no cubo

p6

h6

j6

s6

j6

k6

s6

j6

m6

u6

k6

u6

m6

n6

Centagem pelos flancos

Eixo móvel no cubo

h8

e8

b13

j7

f7

k7

g6

n6

-

Eixo fixo no cubo

u6

k6

b13

-

m6

 

n6

 

 


APLICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS EM

MONTAGENS COM CHAVETAS E BUCHAS

 

·        CHAVETAS DE FACES PARALELAS:

 

EIXO                      t – C11          b1 – R8           d  - h6

FURO                     t1 – h11        b2 – H9            D – H7  

CHAVETA               b – h8           h – h11

 

 

 

·        BUCHAS

 

EIXO                      d1 – h8         

BUCHA                   D1 – H9         d2 – r6

CUBO                     D2 – H7

 

 

 

 

 


APLICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS EM

ASSENTOS DE MANCAIS DE ROLAMENTOS

 

·  AS TOLERÂNCIAS PARA OS DIÂMETROS INTERNO E

   EXTERNO DE ROLAMENTOS SÃO PADRONIZADOS

   INTERNACIONALMENTE

 

·  O AJUSTE DESEJADO É CONSEGUIDO ESCOLHENDO-SE

   TOLERÂNCIAS ADEQUADAS PARA O EIXO E A CAIXA,

   USANDO O SISTEMA ISO-ABNT

 

· A ESCOLHA DO AJUSTE INFLUENCIA O FUNCIONAMENTO

 

· FATORES INFLUENTES:

 

CONDICOES DE ROTAÇÃO, INTENSIDADE DE CARGA, FOLGA INTERNA, TEMPERATURA, PRECISÃO DE GIRO, MATERIAL DO EIXO E DA CAIXA, MONTAGEM, DESMONTAGEM E DESLOCAMENTO DO ROLAMENTO

 

·  QUANTO À CARGA APLICADA:

 

·          CARGA FIXA, AJUSTE DESLIZANTE, POIS NAO HÁ POSSIBILIDADE DE DESLOCAMENTO AXIAL

 

·          CARGA ROTATIVA, AJUSTE TENDENDO A INTERFERÊNCIA PELA POSSIBILIDADE DE QUE A DEFORMAÇÃO DO ANEL DO ROLAMENTO AFETE 0 AJUSTE

 

·          CARGAS ELEVADAS E/OU TEMPERATURAS ELEVADAS PROVOCAM VARIAÇÕES NOS AJUSTES IMPLICANDO NO USO DE UM AJUSTE FORÇADO

 

·  FURO DO ROLAMENTO (ANEL INTERNO) E DIÂMETRO

   EXTERNO (ANEL EXTERNO) SÃO PADRONIZADOS, POREM

   INDEPENDEM DO SISTEMA ISO

 

EXEMPLO: (CATÁLOGO DA SKF)

 

        ROLAMENTO COM FURO DL 120 mm DE DIÂMETRO:

 

             Dmáx= 120,000 mm       Dmín= 119,980 mm

 

JÁ PELA ISO, SE FOSSE UM FURO CLASSE H6:

 

120 H6 = 120,022/120,000

 

O MAIS PRÓXIMO NORMALIZADO SERIA UM FURO 120 M7

 

 

·  OS ROLAMENTOS APRESENTAM QUALIDADE IT5 E IT6

 

·  PARA O EIXO NO QUAL SERÁ ASSENTADO O ROLAMENTO

    INDICA-SE QUALIDADE IT5, PARA A CAIXA IT6.

    TOLERANCIAS MAIORES (IT6 PARA LIXO E IT7 PARA CAIXA)

    SÃO ADMISSÍVEIS PARA USOS MENOS PRECISOS

 

·  TABELAS EM CATÁLOGOS DE FABRICANTES DE

   ROLAMENTOS QUE  APRESENTAM TOLERÂNCIAS PARA

   MANCAIS DE ROLAMENTOS EM FUNÇÃO DESSES FATORES

 

QUEM DESEJAR, PODE OBTER O CATÁLOGO GERAL DA SKF FABRICANTE DE MANCAIS DE ROLAMENTOS