ESCOLHA DE AJUSTES · É FUNÇÃO DO PROJETISTA
CONHECER: ·
NORMAS RELACIONADAS ·
NECESSIDADES E EXIGÊNCIAS DO PROJETO ·
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E DISPONIBILIDADE DE
EQUIPAMENTOS · TRÊS TIPOS DE AJUSTE: ·
AJUSTES RECOMENDADOS ·
AJUSTES COM PECAS NORMALIZADAS ·
AJUSTES DETERMINADOS · ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
NA ESCOLHA DE AJUSTES ·
UMA TOLERÂNCIA MUITO APERTADA PERDE SIGNIFICADO SE
A SUPERFICIE APRESENTA-SE MUTO IRREGULAR ·
OS MATERIAIS COMPORTAM-SE DIFERENTEMENTE QUANTO AO
ATRITO E A DEFORMACÕES ELÁSTICAS ·
MOVIMENTO RELATIVO DAS PEÇAS E A VELOCIDADE DE
FUNCIONAMENTO INFLUEM DECISIVAMENTE NO TIPO DE AJUSTE ·
A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA DURANTE O FUNCIONAMENTO
PROVOCA DILATAÇÃO DAS PEÇAS E MODIFICA AS FOLGAS ·
A VISCOSIDADE E A PRESSÃO NUM LUBRIFICANTE
MODIFICAM AS CONDIÇÕES DE AJUSTE ·
PRECISÃO DIMENSIONAL ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A
ELEVADOS CUSTOS DE FABRICAÇÃO ·
AS TOLERÂNCIAS DO FURO E DO EIXO DEVEM SER
PRÓXIMAS, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, COM O EIXO SEMPRE MAIS PRECISO QUE O FURO ·
DEFINIR O SISTEMA DE AJUSTE · MÉTODO PARA DETERMINACAO DE UM NOVO AJUSTE: ·
POR ENSAIOS DEFINE-SE A FOLGA LIMITE, ·
CALCULA-SE A TOLERÂNCIA DE AJUSTE TP ·
DIVIDE-SE TP ENTRE OS DOIS ELEMENTOS ·
PROCURA-SE O AJUSTE NORMALIZADO ·
DEFINE-SE O SISTEMA DE AJUSTE · EXEMPLO: ·
DETERMINAR O AJUSTE ISO-ABNT NO SISTEMA FURO-BASE
COM DIMENSÃO NOMINAL IGUAL A 100 mm, FMAX > 70 mm E FMIN < 170 mm |
CLASSES DE AJUSTES EXEMPLOS DE APLICAÇÃO: · MOTOSERRA
E CAIXA DE TRANSFERÊNCIA AJUSTES COM FOLGA · DIMENSAO MÁXIMA DO EIXO < DIMENSAO MÍNIMA
DO FURO · FOLGA É SEMPRE POSITIVA · CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE
UM AJUSTE COM FOLGA: · EXATIDÃO NO POSICIONAMENTO DO EIXO · BOA RESISTENCIA ÀS CARGAS ATUANTES · TEMPERATURAS DE FABRICAÇÃO E FUNCIONAMENTO · PERDAS MÍNIMAS POR ATRITO · LUBRIFICAÇÃO E VELOCIDADE DE DESLIZAMENTO · CLASSIFICAÇÃO DOS AJUSTES
COM FOLGA QUALIDADE AJUSTE EIXO FURO 5 6 NOBRE 6 7 FINO 8 e
9 8 e 9 LISO 11 11 GROSSO 13 13 GRANDE JOGO · SUB-CLASSES A) AJUSTES
COM GUIAS PRECISAS - Hg OU Gh · LOCALIZAÇÃO PRECISA DO EIXO NO FURO · FOLGAS MÍNIMAS CRESCEM LENTAMENTE COM A
DIMENSÃO · MONTAGEM DE ENGRENAGENS E POLIAS COM
TRANSMISSÃO DO MOMENTO TORÇOR POR CHAVETA OU ESTRIA · PINOS TRANSMISSORES DE MOMENTO TORÇOR · PINOS-GUIAS DE REFERÊNCIA B)
AJUSTES PARA MÁXIMA CAPACIDADE DE CARGA B PERDAS
MÍNIMAS POR ATRITO - Hf, He, Hd OU Fh, Eh, Dh · FOLGAS MÍNIMAS CRESCEM MAIS RAPIDAMENTE QUE
NO CASO ANTERIOR · PRESSUPÕE -SE QUE AS VARIAÇÕES DE
TEMPERATURAS SEJAM MÍNIMAS · ENGRENAGENS OU POLIAS DESLIZANTES · ENGRENAGENS E EIXOS EM TRANSMISSÕES DE
AUTOMÓVEIS C)
AJUSTES COM GRANDES JOGOS - Hc, Hb, Ha OU Ch, Bh, Ah · ROTAÇÃO SEM VIBRAÇÃO (PARA
MÁQUINAS DE ALTAS VELOCIDADES) · MINIMIZAÇÃO DO ATRITO COMO EM ROTORES DE TURBINAS · GRANDES MOTORES ELÉTRICOS · REDUTORES EM FUNDIÇÃO E LAMINAÇÃO
(TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO BEM MAIORES QUE AS DE FABRICAÇÃO) · MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS |
AJUSTES INCERTOS · DIMENSÃO REAL DO FURO MAIOR OU MENOR QUE A
DIMENSÃO REAL DO EIXO · AJUSTES INCERTOS:
SOMENTE DE IT4 A IT8 · j A zc (FURO-BASE) E J A ZC
(EIXO-BASE): INCERTOS E INTERFERÊNCIA · GRANDE PRECISÃO DE GIRO -
ASSENTOS DE ROLAMENTO PARA ALTAS VELOCIDADES -
VENTILADORES MONTADOS COM CHAVETA -
PINHÕES EM PONTAS DE EIXO-ARVORE DE
MÁQUINAS-FERRAMENTAS · MOMENTO TORÇOR TRANSMITIDO ATRAVÉS DE
ELEMENTOS MECÂNICOS AUXILIARES: CHAVETAS, PINOS, ESTRIAS · FREQÜÊNCIA DE DESMONTAGEM AJUSTES COM INTERFERÊNCIA · A DIMENSÃO MÍNIMA DO EIXO É MAIOR
QUE A DIMENSÃO MÁXIMA DO FURO · SÃO EMPREGADOS
PARA TRANSMISSÃO DE FORÇAS E TORQUES · PARA O CÁLCULO DA
INTERFERÊNCIA DEVE-SE CONSIDERAR: -
RUGOSIDADE DAS SUPERFÍCIES (NORMA
DIN 7190) - PLASTICIDADE DOS MATERIAIS E ADERÊNCIA ·OS
AJUSTES SÃO CONSEGUIDOS POR: -
PRENSAGEM DE UMA PEÇA CONTRA A OUTRA - POR
AQUECIMENTO DA PEÇA EXTERIOR - POR RESFRIAMENTO DA PEÇA INTERIOR |
APLICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS EM ACOPLAMENTOS POR ESTRIAS · CASO A -
AJUSTE PELOS FLANCOS: AJUSTE EM b COM GRANDE FOLGA EM D, D1,
d E d1 · CASO B -
AJUSTE PELO FUNDO: AJUSTE EM D OU d COM GRANDE
FOLGA EM b E b1
APLICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS EM MONTAGENS COM CHAVETAS E BUCHAS ·
CHAVETAS DE FACES PARALELAS: EIXO t – C11 b1 – R8 d - h6 FURO t1 – h11 b2 – H9 D – H7 CHAVETA b – h8 h – h11 ·
BUCHAS EIXO d1 – h8 BUCHA D1 – H9 d2 – r6 CUBO D2 – H7 APLICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS EM ASSENTOS DE MANCAIS DE ROLAMENTOS · AS TOLERÂNCIAS PARA OS DIÂMETROS
INTERNO E EXTERNO DE ROLAMENTOS SÃO PADRONIZADOS INTERNACIONALMENTE · O AJUSTE DESEJADO É CONSEGUIDO
ESCOLHENDO-SE TOLERÂNCIAS ADEQUADAS PARA O EIXO E A
CAIXA, USANDO O SISTEMA ISO-ABNT · A
ESCOLHA DO AJUSTE INFLUENCIA O FUNCIONAMENTO · FATORES
INFLUENTES: CONDICOES DE ROTAÇÃO, INTENSIDADE DE CARGA, FOLGA
INTERNA, TEMPERATURA, PRECISÃO DE GIRO, MATERIAL DO EIXO E DA CAIXA,
MONTAGEM, DESMONTAGEM E DESLOCAMENTO DO ROLAMENTO · QUANTO À CARGA APLICADA: ·
CARGA FIXA, AJUSTE DESLIZANTE, POIS NAO HÁ
POSSIBILIDADE DE DESLOCAMENTO AXIAL ·
CARGA ROTATIVA, AJUSTE TENDENDO A INTERFERÊNCIA
PELA POSSIBILIDADE DE QUE A DEFORMAÇÃO DO ANEL DO ROLAMENTO AFETE 0 AJUSTE ·
CARGAS ELEVADAS E/OU TEMPERATURAS ELEVADAS PROVOCAM
VARIAÇÕES NOS AJUSTES IMPLICANDO NO USO DE UM AJUSTE FORÇADO · FURO DO ROLAMENTO (ANEL INTERNO) E
DIÂMETRO EXTERNO (ANEL EXTERNO) SÃO PADRONIZADOS,
POREM INDEPENDEM DO SISTEMA ISO EXEMPLO:
(CATÁLOGO DA SKF) ROLAMENTO COM FURO DL 120 mm DE
DIÂMETRO:
Dmáx= 120,000 mm Dmín= 119,980 mm JÁ PELA
ISO, SE FOSSE UM FURO CLASSE H6: 120 H6 =
120,022/120,000 O MAIS
PRÓXIMO NORMALIZADO SERIA UM FURO 120 M7 · OS ROLAMENTOS APRESENTAM QUALIDADE IT5 E
IT6 · PARA O EIXO NO QUAL SERÁ ASSENTADO O
ROLAMENTO INDICA-SE QUALIDADE IT5, PARA A CAIXA
IT6. TOLERANCIAS MAIORES (IT6 PARA LIXO E IT7 PARA CAIXA) SÃO ADMISSÍVEIS PARA USOS MENOS PRECISOS · HÁ TABELAS EM CATÁLOGOS DE FABRICANTES DE ROLAMENTOS QUE APRESENTAM TOLERÂNCIAS PARA MANCAIS DE ROLAMENTOS EM FUNÇÃO DESSES
FATORES QUEM
DESEJAR, PODE OBTER O CATÁLOGO
GERAL DA SKF FABRICANTE DE MANCAIS DE ROLAMENTOS |