Pesquisa

As linhas efetivas de pesquisa no DEP (Departamento de Engenharia de Petróleo) são realizadas, geralmente, através de laboratório no  próprio DEP, assim como em associação com demais laboratórios do CEPETRO e de outros Departamentos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e da UNICAMP.  Projetos de pesquisa são realizados em colaboração com outros Institutos e Faculdades da Unicamp, tais como a Geociências e Química, Engenharias Química, Elétrica, Civil, dentre outras. A colaboração com laboratórios de outras universidades, como a UTFPr e a UNIFEI, é uma forma adicional de ampliar o leque da pesquisa em produção de petróleo.
O desenvolvimento tecnológico acelerado recente da área de produção de petróleo torna muito dinâmica a identificação de linhas de pesquisa. Entretanto, o instantâneo da ação dos laboratórios revela a abrangência das áreas:

LABORATÓRIO DE MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO


Neste laboratório são realizados estudos de injeção de vapor, combustão in-situ e uso de eletricidade na recuperação de petróleo. Também dispõe de recursos para medir condutividade e difusividade térmica em rochas reservatório.
As atividades têm se concentrado mais na pesquisa básica de investigar a potencialidade do uso de corrente elétrica continua e alternada na melhoria da recuperação de petróleo. Com esta finalidade foi executado para a indústria um projeto abrangente para se determinar a potencialidade de aplicação de eletricidade com o objetivo de aumentar a recuperação de petróleo.

LabPetro


O LabPetro é um laboratório institucional administrado pelo CEPETRO da Unicamp.
Foi construído com os recursos da parceria estratégica entre a Unicamp e Petrobras, e tem como metas atender as demandas atuais de pesquisa nas áreas de escoamento de óleo pesados, ensaios de equipamentos com fluidos de viscosidade mais elevada, como BCSs e separadores, avaliação de medidores de vazão para misturas bifásicas. O LabPetro está sendo equipado para manusear, com segurança e sem riscos ambientais, óleos de características diversas, inclusive pesados, além de fluidos simuladores de reologia de petróleos. A partir de instalação de novos equipamentos, poderá atender outras demandas dos grupos de pesquisa da instituição.

http://www.cepetro.unicamp.br/pesquisa/lab_CEPETRO/LABPETRO.html

LEP


Neste laboratório são executados testes voltados para a estimulação de poços de petróleo, principalmente testes de fraturamento de rochas. O laboratório está preparado para fazer testes com ou sem sobrecarga em diferentes direções. Vários estudos de iniciação científica nos possibilitaram adquirir técnicas para preparação de corpos de prova para testes de fraturamento.
Os principais equipamentos do laboratório são uma célula de confinamento para ensaios de fraturamento de amostras cúbicas de rochas, um painel hidráulico com duas bombas para controle de sobrecarga em amostras, uma bomba de injeção tipo Waters, balanças eletrônica (até 7000 g) e um sistema de aquisição de dados da National Inst. e o software Labview.

 


O Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada a Engenharia de Petróleo (LIAP) foi criado em 1990 para realizar pesquisas com sistemas inteligentes para a área de engenharia de poços (perfuração e completação) e engenharia de produção de petróleo.
Sua infraestrutura é composta por uma rede corporativa de alta velocidade, interligando estações de trabalho, micro-computadores de última geração e periféricos.
O LIAP é apoiado por órgãos governamentais e instituições de fomento como a ANP, o CNPq, a CAPES, a FAPESP e o FINEP, além de contar com o apoio direto do CEPETRO.

http://www.dep.fem.unicamp.br/LIAP/

 


A missão do UNISIM é formar recursos humanos e desenvolver projetos na área de gerenciamento e simulação numérica de reservatórios, realizando pesquisas técnicas de construção de simuladores, desenvolvimento e gerenciamento de reservatórios, uso de simulador para caracterização de reservatórios, automatização de tarefas e apoio à tomada de decisão.
Também são desenvolvidos pelo UNISIM programas computacionais (UNIPAR e STEP) de apoio em análise de decisão que fornecem estatísticas a respeito da viabilidade de prospecção em determinado reservatório e possibilitam aos engenheiros de petróleo tomar decisões visando diminuir os riscos e aumentar a produção e lucratividade de campos de petróleo.

http://www.unisim.cepetro.unicamp.br

Última modificação em Terça, 11 Setembro 2018 16:38