Graduação em Engenharia de Controle e Automação

 

 

Coordenador de Curso
Prof.Dr. 
Tiago Henrique Machado
Coordenador Associado
Prof.Dr. Rogério Gonçalves dos Santos


Atendimento

Ana Cristina Gameiro Flosi (Assistente Técnica de Apoio a Graduação)

Sandra Mara Mafra de Moraes

Contatos: (019)3521-3221 / 3521-3249



Integração entre mecânica, eletrônica e computação
Lacuna no mercado de trabalho é oportunidade para profissionais qualificados

O curso de Engenharia de Automação e Controle é ministrado no período noturno na Faculdade de Engenharia Mecânica e integra a engenharia mecânica com a engenharia eletrônica aliadas à computação. Coordenado pelo professor Dr. Auteliano Antunes dos Santos Junior e pelo professor Dr. Eurípedes Guilherme de Oliveira Nóbrega , o curso conta, principalmente, com os recursos humanos e materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica, tendo o apoio da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação e do Instituto de Computação. O tempo de integralização é de 12 semestres.

Além da qualificação do corpo docente, constituído em sua quase totalidade por professores doutores com dedicação integral, a Faculdade dispõe de uma completa infra-estrutura de ensino e pesquisa. A possibilidade de realizar intercâmbios com universidades de outros países é uma realidade cada vez mais presente. É uma oportunidade única de desenvolvimento profissional e pessoal que está disponível aos melhores alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação.

A formação multidisciplinar nas áreas de mecânica, eletrônica, instrumentação industrial, informática, controle e gestão da produção permitirá ao profissional elaborar estudos e projetos, bem como participar da direção e fiscalização de atividades relacionadas com o controle de processos e a automação de sistemas industriais.

Atividades extracurriculares
É possível, aos alunos do curso, participar de diferentes atividades extracurriculares. Dentre os projetos multiinstitucionais pode-se citar a disputa de robôs, o aerodesign e o mini-baja. A disputa de robôs, que tradicionalmente ocorre durante o Eneca, Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação, – evento anual organizado pelos alunos e que reúne diversas universidades de todo o Brasil – é uma competição entre máquinas radiocontroladas desenvolvidas e construídas por estudantes de várias instituições de ensino do país. No projeto aerodesign, a equipe deve projetar e construir um avião em escala, também radiocontrolado, para carregar a maior carga possível. Já no projeto mini-baja o objetivo de cada equipe é desenvolver um veículo fora-de-estrada para participar de uma competição com equipes de outras universidades brasileiras, envolvendo provas de velocidade, durabilidade entre outras. Nos dois últimos casos, as equipes participam de competições promovidas pela SAE Brasil.

Atuação Profissional
A característica predominante do engenheiro de controle e automação é sua formação generalista tendo em vista sua preparação multidisciplinar, harmonizando, portanto, soluções e equipamentos que antes requeriam a utilização de profissionais de áreas distintas. Isto, evidentemente, requer um esforço notável tanto do corpo docente quanto do corpo discente, mas que acabará suprindo uma lacuna que realmente existe no mercado, possibilitando uma realização profissional bastante interessante.

O engenheiro de controle e automação tem como campo de trabalho as indústrias de base, metal mecânica, automotiva e de autopeças. Poderá atuar na gestão fabril/empresarial, na organização do projeto, na fabricação e manutenção em atividades relacionadas com processos e com automação industrial.

Poderá tratar de assuntos de engenharia legal, relacionados às atividades citadas acima. Finalmente, a profundidade do curso capacita o formando a iniciar-se na carreira de pesquisador na área de engenharia de controle e automação, podendo também atuar como professor universitário.

 

Última modificação em Segunda, 27 Novembro 2023 18:03