IM465 - Conformação Plástica dos Metais
Listas de Exercícios

Primeira lista

Segunda lista


Primeira Lista

  1. Defina os conceitos de elasticidade, rigidez, tenacidade, dutilidade, tenacidade, resiliência, plasticidade.
  2. Avalie como a velocidade de deformação afeta as diversas variáveis de um processo de conformação.
  3. Demonstre que a deformação total verdadeira (ou logarítmica) é igual à soma das deformações verdadeiras parciais e que o mesmo não ocorre com a deformação convencional (ou de engenharia). Tome como exemplo um corpo-de-prova com comprimento inicial de 10 mm sendo submetido a três deformações sucessivas com e = 0,1.
  4. Um eixo é estirado com um alongamento de 10% de seu comprimento, num equipamento de tração à velocidade de 1 mm/s. Determinar a taxa de deformação média empregada no processo. Como dobrar essa taxa empregando a mesma velocidade?
  5. Seja um material que apresenta a seguinte curva de escoamento: s= 100. e0,2 [MPa]

Segunda Lista

 

  1. Defina discordâncias parciais, energia de falha de empilhamento (EDE) e discuta como esses conceitos se relacionam.
  2.  
  3. Defina sistema preferencial de deslizamento e analise sua influência no comportamento de materiais metálicos sob deformação.
  4.  
  5. Defina conformação a quente e conformação a frio, comparando-as.
  6.  
  7. Descreva o mecanismo de amolecimento por recuperação.
  8.  
  9. Descreva o mecanismo de amolecimento por recristalização.
  10.  
  11. Considerando materiais com níveis diferentes de EDE, que condições de processamento fazem com que a recuperação prevaleça sobre a recristalização e vice-versa.
  12.  
  13. Compare os mecanismos de amolecimento estáticos e dinâmicos.
  14.  
  15. Como a precipitação de partículas de segunda fase favorece o amolecimento por recristalização e o refinamento de grãos.
  16.  
  17. Sob quais condições pode haver recristalização secundária (crescimento de grãos) sem que antes ocorra a recristalização primária.
  18.  
  19. Como ocorre o encruamento dos materiais metálicos quando deformados plasticamente.
  20.  
  21. Descreva três procedimentos experimentais para avaliar se um material sofre amolecimento por recuperação, por recristalização ou por ambos.
  22.  
  23. Descreva como a nucleação e a migração de contornos (crescimento dos núcleos) competem na recristalização.
  24.  
  25. Em que situações ocorre o re-trabalho de estruturas recristalizadas e qual sua influência sobre as propriedades do material trabalhado.
  26.  
  27. Elabore um quadro descrevendo a influência dos parâmetros de processamento: temperatura, grau de deformação e taxa de deformação.
  28.  
  29. Analise a afirmativa: "O grau de deformação é o parâmetro mais importante nos processos a frio, enquanto nos processos a quente o mais importante é a taxa de deformação".
  30.  
  31. Analise os mecanismos de endurecimento e amolecimento presentes na laminação a quente de fios-máquina, considerando que entre duas etapas de redução por laminação intercala-se um período de transporte do fio entre os laminadores.
  32.  
  33. Analise os mecanismos de endurecimento e amolecimento presentes no forjamento a quente de virabrequins que sofrem cerca de 12 golpes até atingir sua forma final, sendo o material aquecido submetido a períodos intercalados com e sem deformação.