EM335 - Tecnologia Mecânica
Em 2011, cada grupo realizará o projeto do karakuri, que contemplará o segundo e o terceiro exercícios
em grupo.
Abaixo, vocês têm exemplos de trabalhos que foram
realizados em anos anteriores nesta disciplina.
Os arquivos de 2009 e 2010 serão disponibilizados em
breve pelo Ensino Aberto, e servirão para suas consultas em alguns dos
exercícios para casa.
PRIMEIRO EXERCÍCIO EM GRUPO
EXEMPLOS DE
EXERCÍCIOS DE 2004
EXEMPLOS DE
EXERCÍCIOS DE 2005
Exemplos de exercícios de 2009 podem ser encontrados no Ensino Aberto
O objetivo principal deste exercício é reunir informações sobre diversos
assuntos relacionados com processos de fabricação mecânica.
Cada grupo
com quatro ou cinco alunos pesquisará sobre um assunto específico dentre os
apontados na aula do dia 05 de agosto, e fará sua apresentação em sala de aula
em:
TEMA APRESENTAÇÃO
·
Voo livre – “speed gliding”- Estado da arte em aerodinâmica 02/09/2010
·
Realidade
aumentada aplicada à Engenharia de Manufatura 09/09/2010
·
Inovações
de hidrodinâmica nos veleiros da America´s Cup 2010 1409/2010
·
Estado
da arte: manufatura com laser 16/09/2010
·
Sequestro de carbono para
geração de energia 21/09/2010
·
Desafios
da engenharia na prospecção/produção na camada pré-sal 28/09/2010
·
Vantagens
dos motores a combustão com comando de válvulas eletrônico 30/09/2010
·
Estado
da arte: robôs domésticos 05/10/2010
·
Tendências
da informatização na manutenção autônoma 07/10/2010
Neste segundo exercício, cada grupo receberá uma apostila com alguns conjuntos mecânicos e informações relativas à escolha de tolerâncias dimensionais. Cada grupo deverá realizar durante as aulas as seguintes atividades:
· descrever como cada conjunto mecânico funciona;
· definir para os componentes indicados: tolerâncias dimensionais, tolerâncias geométricas e rugosidade superficial;
· desenhar esses componentes incluindo as tolerâncias e rugosidades definidas;
· justificar as indicações dessas tolerâncias e rugosidades.
O objetivo principal
deste terceiro exercício é reunir informações sobre processos de fabricação
mecânica. Para isso, cada grupo realizará visita a uma indústria do setor
metal-mecânico em que sejam fabricados produtos que exijam uma seqüência lógica
desses processos.
Recomenda-se que
antes de realizar a visita, os alunos procurem conhecer a empresa, seus
produtos e principais processos de fabricação.
Quando da realização
da visita, recomenda-se que sejam anotadas informações sobre todos os aspectos
que envolvem esses processos. Não há necessidade de se obter documentos
específicos na empresa, pois muitas delas não os fornecem por questões de
sigilo.
Assim, é importante
que se acompanhe cada etapa de fabricação e que se anote a maior quantidade
possível de informações, sempre com a concordância da empresa.
O professor poderá
fornecer carta de encaminhamento aos alunos, bastando para isso o nome da
empresa, a data da visita e os nomes dos componentes do grupo.
Também poderão ser
fornecidos previamente, se disponíveis, desenhos de produtos similares aos que
serão observados na visita.