JUST IN CASE – JUST IN TIME

 

JUST IN CASE - JIC

 

 

A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.

 

 

JUST IN TIME – JIT

 

O sistema de produção Just in Time teve seu surgimento no Japão na década de 60, quando a produção em massa alcançava seu estágio mais alto nos países do ocidente. Criado na Toyota Motor Company e batizado como Sistema Toyota de Produção, o JIT redimensionou quase todos os conceitos existentes a respeito da produção em massa e toda a estrutura de custos associados a ela. Não é novidade que as empresas japonesas conseguiram reduções fantásticas com custos de seus produtos, melhoria na qualidade e flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes com aplicação dessas técnicas

 

O JIT gerencia para obter o nivelamento da produção e age para diminuir as variabilidades no processo. Atribui pequenos estoques de material em processo na frente de cada centro produtivo. Atingindo-se este estoque, o processo precedente é interrompido. Ao considerar-se toda a cadeia produtiva, o JIT mantêm uma quantidade de estoques intermediários bastante inferior ao JIC. Através de ferramentas e técnicas de solução de problemas, busca a melhoria contínua de seus processos e procedimentos através da eliminação de todo desperdício.

Três idéias básicas :

- integração e otimização, tudo o que não agrega valor ao produto é desnecessário e precisa ser eliminado

- melhoria contínua

- entender e responder às necessidades dos clientes

A meta do JIT é desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessários a cada tarefa. Para isso é preciso trabalhar sobre seis objetivos básicos:

1.Integrar e otimizar cada etapa do processo de manufatura

2.Produzir produtos de qualidade

3.Reduzir os custos de produção

4.Produzir somente em função da demanda

5.Desenvolver flexibilidade de produção

6.Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores

 

 

 

JIC : ‘caso for necessário, estará pronto’

JIT :  quando for necessário, estará pronto’

 

Exemplo de implementação do sistema JIT :

Um exemplo aqui no Brasil é a fábrica da Volkswagen situada na cidade de Resende no estado do Rio de Janeiro. No mesmo terreno situam-se as instalações dos fornecedores de peças. Após recebido o pedido, a VW de imediato solicita aos fornecedores as peças necessárias o que prontamente é atendido. Nesse caso, todos os processos são realizados em tempo bem menor que em outros métodos de produção. Também há uma economia no tempo e no custo do transporte entre o fornecedor e a empresa solicitante.

 

Referencias bibliográficas:

http://www.frigoletto.com.br/GeoEcon/just-in-time.htm

http://www.intercorp-consultoria.com.br/noticia_detalhe.php?cod_noticia=42

 

 

 

henrique mecesjoão guilherme carvalho – rafael mecesícaro zanettibruno carvalho