(2º Semestre de 2003)
As turmas terão as aulas de laboratório nos seguintes dias e locais:
Os roteiros (apostilas) estão também disponíveis no CAEM para cópia
TURMA ES748A |
TURMA ES748B |
||||
DIA |
LOCAL |
PROFESSOR |
DIA |
LOCAL |
PROFESSOR |
04/ago | GD3 | Valter | 04/ago | ||
11/ago | 11/ago | JE1 | Valter | ||
18/ago | GD3 | Valter | 18/ago | ||
25/ago | 25/ago | JE1 | Valter | ||
01/set | GD3 | Valter | 01/set | ||
08/set | 08/set | JE1 | Valter | ||
15/set | GD3 | Valter | 15/set | ||
22/set | 22/set | JE1 | Valter | ||
29/set | JE1 | Valter | 29/set | ||
06/out | 06/out | GD3 | Valter | ||
13/out | JE1 | Valter | 13/out | ||
20/out | 20/out | GD3 | Valter | ||
27/out | JE1 | Valter | 27/out | ||
03/nov | 03/nov | GD3 | Valter | ||
10/nov | JE1 | Valter | 10/nov | ||
17/nov | 17/nov | GD3 | Valter |
TURMA ES748C |
TURMA ES748D |
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DIA |
LOCAL |
PROFESSOR |
DIA |
LOCAL |
PROFESSOR |
06/ago | JE1 | Llagostera | 06/ago | ||
13/ago | 13/ago | GD3 | Harold | ||
20/ago | JE1 | Llagostera | 20/ago | ||
27/ago | 27/ago | GD3 | Harold | ||
03/set | JE1 | Llagostera | 03/set | ||
10/set | 10/set | GD3 | Harold | ||
17/set | JE1 | Llagostera | 17/set | ||
24/set | 24/set | GD3 | Harold | ||
01/out | GD3 | Harold | 01/out | ||
08/out | 08/out | JE1 | Llagostera | ||
15/out | GD3 | Harold | 15/out | ||
22/out | 22/out | JE1 | Llagostera | ||
29/out | GD3 | Harold | 29/out | ||
05/nov | 05/nov | JE1 | Llagostera | ||
12/nov | GD3 | Harold | 12/nov | ||
19/nov | 19/nov | JE1 | Llagostera |
Sábado às 8 horas
TURMA ES748E |
TURMA ES748F |
||||
DIA |
LOCAL |
PROFESSOR |
DIA |
LOCAL |
PROFESSOR |
09/ago | GD3 | Caio | 09/ago | ||
16/ago | 16/ago | JE1 | Llagostera | ||
23/ago | GD3 | Caio | 23/ago | ||
30/ago | 30/ago | JE1 | Llagostera | ||
06/set | GD3 | Caio | 06/set | ||
13/set | 13/set | JE1 | Llagostera | ||
20/set | GD3 | Caio | 20/set | ||
27/set | 27/set | JE1 | Llagostera | ||
04/out | JE1 | Llagostera | 04/out | ||
11/out | 11/out | GD3 | Caio | ||
18/out | JE1 | Llagostera | 18/out | ||
25/out | 25/out | GD3 | Caio | ||
01/nov | JE1 | Llagostera | 01/nov | ||
08/nov | 08/nov | GD3 | Caio | ||
15/nov | Feriado | 15/nov | Feriado | ||
22/nov | JE1 | Llagostera | 22/nov | GD3 | Caio |
Experimentos
Cada turma será dividida em grupos e realizará 6 experiências, elaborando os respectivos relatórios.
As seis experiências serão:
1) Refrigeração | DETF |
2) Caldeira | DETF |
3) Motor a Jato | DETF |
4) Compressão de ar | DE |
5) Aferição de medidores de vazão de líquidos | DE |
6) Transferência de calor em escoamento cruzado. | DE |
Os
experimentos serão realizadas por grupos de trabalho constituídos por até 4
alunos. Pretende-se, com esta estrutura
organizacional, tornar o trabalho mais produtivo, no sentido de explorar as
possibilidades didáticas dos experimentos, estreitar o relacionamento
aluno/professor, na preparação e realização das atividades práticas e na
discussão e correção do respectivos relatórios, e permitir aos alunos um
horário livre para realização do trabalho conjunto requerido pela disciplina.
Antes do experimento os alunos deverão elaborar um pré-relatório da experiência, cuja finalidade é situá-los frente aos conceitos relacionados ao experimento e agilizar os procedimentos operacional e de aquisição dos dados experimentais.
Os
grupos deverão trazer uma planilha de cálculo em padrão MS-Excel com os campos
pré-estipulados de dados coletados e os procedimentos de cálculo das variáveis
de interesse
Só realizarão os
experimentos os grupos que apresentarem, previamente, o referido pré-relatório
e a planilha do experimento.
Os seguintes ítens devem constar
do pré-relatório:
1 Objetivo;
2 Listagens de variáveis a serem medidas (e
identificação dos instrumentos correspondentes);
3 Identificação e qualificação do instrumentos
utilizados;
4 Tabela das variáveis medidas e calculadas
(deverá ser preenchida no dia da experimentação).
Uma cópia
do pré-relatório deverá ser entregue ao professor, após a realização das
medidas experimentais, com a tabela de dados experimentais preenchida e com o
resultado dos cálculos preliminares que serão realizados no decorrer do
experimento.
De acordo com cada experiência, os relatórios deverão
conter:
1 Introdução: breve descrição dos objetivos e
meios;
2 Procedimento de cálculo e respectiva análise
da incerteza de medidas;
3 Resultados: apresentação, comentários sobre
os resultados e análise crítica dos resultados obtidos, comparando com valores
disponíveis na literatura e teoria.
4 Conclusão
Os
relatórios serão avaliados observando-se os quesitos:
1
Qualidade dos dados experimentais obtidos. Revelará
o cuidado com a realização do experimento.
2
Processamento dos dados experimentais, incluindo
análise de incertezas. O trabalho não se encerra na obtenção dos dados
experimentais. Geralmente requer processamento dos dados e ajuste de curvas,
ambos envolvendo um conhecimento da teoria do fenômeno avaliado
experimentalmente.
3
Comentários e análise crítica dos resultados. Os
comentários deverão ser bem fundamentados na teoria do experimento ou em outros
dados experimentais previamente publicados, quando for o caso. O relatório
deverá ser tão específico quanto possível, procurando-se evitar avaliações e
conclusões qualitativas onde deve-se tê-las quantitativas. Por exemplo, evite
comentários do tipo:
‘... os dados
experimentais mostraram boa concordância com a teoria. Em vista desta favorável
comparação as hipóteses formuladas são válidas…’ Quanto boa é a
concordância? É favorável porquê? Sempre dê valores! Procure escrever:
‘... a análise
dos dados experimentais mostrou que o desvio médio em relação aos valores
teóricos é menor do que 10%. As incertezas dos dados medidos são responsáveis
por 5%, isto é, metade do desvio médio. Em vista desta boa concordância entre a
teoria e os dados experimentais, recomenda-se o emprego desta modelagem para
descrição do fenômeno físico.
4
Apresentação do relatório. O
relatório deve ser organizado de modo a permitir fácil acesso às informações.
Isto é, deve-se dar preferência à apresentação dos dados na forma de planilhas
bem comentadas. Todos os dados deverão ter as unidades correspondentes
listadas. Procure ser objetivo e não use palavreado rebuscado para passar a
mensagem. Os gráficos deverão ter escalas compatíveis com a faixa dos dados
experimentais. Por exemplo, suponha que os valores de vazão e diferença de
pressão estejam nas faixas de 2 a 8
l/seg e 5 a
30 mmHg, respectivamente. As escalas de um suposto gráfico de vazão versus
diferença de pressão devem ser compatíveis com estas faixas. Por exemplo, evite
utilizar intervalor de 0 a 100 l /seg para
a vazão, pois o gráfico ocupará somente uma pequena porção da área do gráfico.
A nota final de cada grupo será, em princípio, a média das notas atribuídas às seis experiências.
Cada professor, entretanto, poderá exigir trabalhos complementares, realizar provas, etc, a seu critério, os quais serão apresentados para os alunos no início do curso. ]
Lembrar que o pré-relatório deverá ser entregue no dia da realização do experimento e o relatório final até duas semanas corridas após a realização do experimento.
Não serão aceitos
relatórios entregues fora do prazo estipulado, e o aluno que
faltar à aula, também não terá a nota no relatório realizado por seu grupo de
trabalho.
Definição de Grupos
ES 748 Laboratório de Sistemas Térmicos e Fluidomecânicos |
||||||
GRUPO
|
TURMA A
ALUNOS |
TURMA
B ALUNOS |
TURMA
C ALUNOS |
TURMA D ALUNOS | TURMA E ALUNOS |
TURMA F ALUNOS |
I | André | Gabriel | Sarracini | |||
Carlos | Vinicius | Salomão | ||||
Adeilto | Mário Eduardo | |||||
Douglas | ||||||
II | Daniel | Fabricius | Eduardo Passos | |||
Hélio | Henrique | Eduardo Silva | ||||
Adriano | Maurélio | |||||
Rodrigo | ||||||
III | Alexandre | Eduardo | Frazatto | |||
Carolina | André Luiz | Pedro Francis | ||||
Iris | ||||||
PROGRAMAÇÃO DOS EXPERIMENTOS
segundas-feiras
Departamento de Engenharia Térmica e de Fluidos |
Refrigeração | Caldeira | Motor a jato |
04/ago | INTRODUÇÃO TURMA A | ||
11/ago | |||
18/ago | Grupo A I | Grupo A II | Grupo A III |
25/ago | |||
01/set | Grupo A II | Grupo A III | Grupo A I |
08/set | |||
15/set | Grupo A III | Grupo A I | Grupo A II |
22/set | |||
29/set | |||
06/out | INTRODUÇÃO TURMA B | ||
13/out | |||
20/out | Grupo B I | Grupo B II | Grupo B III |
27/out | |||
03/nov | Grupo B II | Grupo B III | Grupo B I |
10/nov | |||
17/nov | Grupo B III | Grupo B I | Grupo B II |
Departamento de Energia |
Compressor | Vazão | Trocador de calor |
04/ago | |||
11/ago | INTRODUÇÃO TURMA B | ||
18/ago | |||
25/ago | Grupo B I | Grupo B II | Grupo B III |
01/set | |||
08/set | Grupo B II | Grupo B III | Grupo B I |
15/set | |||
22/set | Grupo B III | Grupo B I | Grupo B II |
29/set | INTRODUÇÃO TURMA A | ||
06/out | |||
13/out | Grupo A I | Grupo A II | Grupo A III |
20/out | |||
27/out | Grupo A II | Grupo A III | Grupo A I |
03/nov | |||
10/nov | Grupo A III | Grupo A I | Grupo A II |
17/nov |
quartas-feiras
Departamento de Engenharia Térmica e de Fluidos |
Refrigeração | Caldeira | Motor a jato |
06/ago | |||
13/ago | INTRODUÇÃO TURMA D | ||
20/ago | |||
27/ago | Grupo D I | Grupo D II | Grupo D III |
03/set | |||
10/set | Grupo D II | Grupo D III | Grupo D I |
17/set | |||
24/set | Grupo D III | Grupo D I | Grupo D II |
01/out | INTRODUÇÃO TURMA C | ||
08/out | |||
15/out | Grupo C I | Grupo C II | Grupo C III |
22/out | |||
29/out | Grupo C II | Grupo C III | Grupo C I |
05/nov | |||
12/nov | Grupo C III | Grupo C I | Grupo C II |
19/nov |
Departamento de Energia |
Compressor | Vazão | Trocador de calor |
06/ago | INTRODUÇÃO TURMA C | ||
13/ago | |||
20/ago | Grupo C I | Grupo C II | Grupo C III |
27/ago | |||
03/set | Grupo C II | Grupo C III | Grupo C I |
10/set | |||
17/set | Grupo C III | Grupo C I | Grupo C II |
24/set | |||
01/out | |||
08/out | INTRODUÇÃO TURMA D | ||
15/out | |||
22/out | Grupo D I | Grupo D II | Grupo D III |
29/out | |||
05/nov | Grupo D II | Grupo D III | Grupo D I |
12/nov | |||
19/nov | Grupo D III | Grupo D I | Grupo D II |
sábados
Departamento de Engenharia Térmica e de Fluidos |
Refrigeração | Caldeira | Motor a jato |
09/ago | INTRODUÇÃO TURMA E | ||
16/ago | |||
23/ago | Grupo E I | Grupo E II | Grupo E III |
30/ago | |||
06/set | Grupo E II | Grupo E III | Grupo E I |
13/set | |||
20/set | Grupo E III | Grupo E I | Grupo E II |
27/set | |||
04/out | |||
11/out | INTRODUÇÃO TURMA F | ||
18/out | |||
25/out | Grupo F I | Grupo F II | Grupo F III |
01/nov | |||
08/nov | Grupo F II | Grupo F III | Grupo F I |
15/nov | |||
22/nov | Grupo F III | Grupo F I | Grupo F II |
Departamento de Energia |
Compressor | Vazão | Trocador de calor |
09/ago | |||
16/ago | INTRODUÇÃO TURMA F | ||
23/ago | |||
30/ago | Grupo F I | Grupo F II | Grupo F III |
06/set | |||
13/set | Grupo F II | Grupo F III | Grupo F I |
20/set | |||
27/set | Grupo F III | Grupo F I | Grupo F II |
04/out | INTRODUÇÃO TURMA E | ||
11/out | |||
18/out | Grupo E I | Grupo E II | Grupo E III |
25/out | |||
01/nov | Grupo E II | Grupo E III | Grupo E I |
08/nov | |||
15/nov | |||
22/nov | Grupo E III | Grupo E I | Grupo E II |