A MORTÍFERA REDE DE IGNORÂNCIA, NEGLIGENCIAS, DESCASOS E DE OMISSÕES.

A culpabilização preferencial do motorista do carro que bate atrás do caminhão, não criando responsabilidade para o proprietário do caminhão, faz desaparecer a preocupação no mesmo, por qualquer acidente que venha acontecer na traseira do seu veículo. Como a maioria dos motoristas dos carros morre, desestruturando as resistências morais das famílias, e principalmente pela "lógica" de quem bateu atrás é culpado, assume-se que o único culpado está morto, e então nada acontece. Isto vem acontecendo milhares de vezes por ano, todos os anos, e sistematicamente vem sendo aceito pela sociedade como fatalidade, e há até quem diga que é a vontade de Deus.

Como a sociedade, por falta de cultura, tem aceito os acidentes como fatalidades inevitáveis, ela não questiona se alguma coisa poderia ser feito ou não, para evitá-los. A mídia, por sua vez, faz sempre o mais fácil: faz o coro com as autoridades que atribuem a causa às falhas humanas, e nunca questiona sobre as conseqüências das omissões governamentais.

Por exemplo, ninguém sabe que poderia haver algo que impedisse que um carro entrasse sob um caminhão. Na melhor das hipóteses, as pessoas acham que já existem pára-choques nas traseiras dos caminhões, caracterizando assim a existência de armadilhas, enganando as pessoas, o que as tornam mais sujeitas a serem as próximas vítimas pois tornam-se menos cautelosas. Como conseqüência da existência desta rede de gravíssimas falhas, e de falta de comunicações, acaba não se caracterizando a existência de responsáveis.

Mal comparando, é como se existisse uma doença incurável, e de origem desconhecida, uma "praga de Deus", como na idade média.

CONCLUSÕES: É impossível imaginar que não existam culpados! Não é mais possível aceitar que sob a carroçaria de um caminhão, decapitações de nossos jovens aconteçam e sejam aceitas juridicamente o que eqüivale a dizer que os proprietários de caminhões tenham licença para matar . E certo que a impunidade generalizada campeia neste país, mas neste caso se trata de milhares de mortes por ano, todos os anos, e a causa principal é nada mais e nada menos do que negligência do DENATRAN, somada a uma incrível omissão de fiscalização das condições mínimas de segurança dos caminhões, fiscalização esta que seria das mais fáceis, por não requererem aptidões especiais. O motorista de um automóvel pode ser culpado por imperícia, imprudência e por estar alcoolizado / drogado / sonado / ou até distraído. Mas o motorista do caminhão pode ser culpado por fechar a frente do carro, parar na pista, não manter iluminação traseira e etc... Para reduzir as conseqüências dos acidentes que tais situações causam, é extremamente necessário e lógico que os itens de segurança ativa e passiva existam e sejam os melhores possíveis. Normas técnicas de itens de segurança devem sempre serem encaradas como sinalizadoras de uma necessidade, e na prática devem sempre serem superiores em eficiência, dimensionada com coeficientes de segurança extremos e não mínimos, como se a próxima vida a ser salva fosse a sua própria...uma estrutura projetada por um engenheiro leva em consideração todas as possíveis cargas a serem sustentadas, e sobre elas aplicam-se coeficientes de segurança, pois nada é perfeito.