Defesa - Dissertações e Teses

Instruções e formulários necessários para a solicitação de Defesa nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica e Planejamento de Sistemas Energéticos:

 

São requisitos indispensáveis para a solicitação de defesa:

  • Ter sido aprovado no Exame de Qualificação correspondente;

·         Submissão de 1 artigo em congresso de reconhecido mérito na área de concentração específica, vinculado à dissertação, em coautoria com o orientador, para agendamento da defesa de mestrado.*

·         Submissão de 1 artigo completo em revista científica indexada, vinculado à tese, em coautoria com o orientador, como requisito para agendamento da defesa do doutorado.*

 

* A submissão de artigo para os alunos do Mestrado/Doutorado do PSE devem ser apresentados na solicitação do Exame de Qualificação.

 

O candidato à defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado deverá apresentar à Secretaria de Pós-Graduação os seguintes formulários, com 60 (sessenta) dias de antecedência da data prevista para a defesa:


1. Solicitação de Defesa

2. Dados Cadastrais (duas vias)

3. Termo de Autorização de Dissertação/Tese (duas vias)

4. Comprovante de Submissão do Artigo

O candidato à defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado deverá apresentar à Secretaria de Pós-Graduação os seguintes formulários, após a aprovação da Banca Examinadora pela CPG, com 40 (quarenta) dias de antecedência da data prevista para a defesa:


1. Pagamento de despesas para Membro Externo (se houver)

2. Formulário de Egressos

 

Os respectivos formulários devem ser preenchidos corretamente e sem rasuras. A ausência ou o preenchimento incorreto implicarão no atraso ou até a suspensão da defesa na data prevista.

 

A dissertação ou tese deverá ser redigida em português, facultada a redação em inglês ou espanhol, com a concordância simultânea do orientador e orientado.

A defesa da dissertação ou tese, total ou parcialmente em inglês ou espanhol poderá ser realizada desde que haja concordância explícita (em documento escrito) do orientado, orientador e de todos os membros da banca examinadora.


Ficam a cargo do aluno as providências de água para os membros da Banca. Não será permitida a entrada de produtos comestíveis nos Auditórios da FEM.

Os exemplares a serem enviados para a Banca Examinadora deverão ser entregues na CPG com a antecedência mínima de 20 dias. Após esse prazo, a responsabilidade pelo envio dos exemplares passa a ser do orientador/aluno.

 

As cópias em preto/branco da dissertação/tese, que serão encaminhadas para a Banca, podem ser reproduzidas na FEM, mediante autorização da CPG. Já a encadernação dos exemplares deve ser feita pelo interessado.

 

SECRETARIA CPG/FEM