Nusselt, Ernst Kraft Wilhelm (1882-1957)

Elaborado por: Gustavo Coutinho Colla - RA 931334

Nasceu em Nuremberg , Alemanha , no dia 25 de Novembro de 1882 . Morreu em Munique , Alemanha , no dia 1 de Setembro de 1957.

Nusselt foi a primeira pessoa a contribuir de maneira significativa no estudo da transferência de calor por convecção. Formou-se numa época em que surgiam equipamentos mais sofisticados exigindo que os problemas de aquecimento e resfriamento fossem analisados de uma maneira mais detalhada. Durante um século, predominou a teoria matemática da transferência de calor em meios rígidos, que foi criada por Fourrier. Esta teoria já não era mais suficiente, pois era inadequada para situações em que havia fluxo de calor no interior de um fluido. As soluções analíticas das equações usadas para fluxos em fluidos eram complicadas, mas Nusselt usou análise dimensional para mostrar a importância que estas soluções teriam.

Nusselt era filho de Johannes Nusselt e Pauline Fuchs Nusselt. Completou o terceiro ano do segundo grau em Nuremberg em 1900, e então ele foi para a universidade Technische Hochschule em Munique para estudar engenharia mecânica. Após seis semestres se transferiu para a Technische Hochschule de Charlottenburg, em Berlim, onde concluiu seus estudos.

Nusselt iniciou seus estudos para doutorado em engenharia mecânica em Munique, e de 1906 até 1907 ele foi assistente de Oskar Knoblauch . De setembro de 1907 até 1909 ele foi assistente do conhecido Richard Mollier na Techniche Hochschule em Dresden. No período de 1909 a 1911 trabalhou na divisão de tecnologia de calor na firma dos irmãos Sulzer, na Suiça. Em 1913 retornou para o laboratório de mecânica em Dresden onde lecionou até 1917. De janeiro de 1918 até março de 1919 retornou para a indústria e trabalhou na Badishe Anilin - und Soda Fabrik em Ludwigshafen. Em abril de 1920 foi nomeado professor na Technische Hochschule em Karlsruhe. Em 1925, Nusselt foi nomeado para a cadeira de mecânica teórica da Technische Hochschule em Munique. Aposentou-se deste cargo em 1952, e teve Schmidt como seu sucessor .

Dois dos trabalhos mais importantas de Nusselt foram completadoss durante seus anos em Dresden. O primeiro é "The Basic Law of Heat Transfer" (1915), que se baseou nos seus primeiros trabalhos sobre a condutividade térmica em materiais isolados e em alguns trabalhos feitos com coeficientes de convecção. Nesta mesma obra ele reduziu o grande número de variáveis físicas que aparecem nas equações de fronteira para um grupo adimensional conhecido como "Número de Nusselt". Nesta obra, ele ainda indicou grupos adicionais necessários quando as propriedades físicas variam ou quando as equações de deslocamento são usadas para definir a convecção natural.

A sua outra maior contribuição durante este período foi a obra "The Film Condensation of Steam"(1916), onde fez uma descrição clara e simples do filme de condensação de qualquer líquido, linearizando a temperatura e ignorando a inércia no líquido. Os trabalhos posteriores de Nusselt se basearam na transferência de calor por radiação, na combustão, em uma variedade de aplicações da transferência de calor e termodinâmica para equipamentos energéticos. Em 1930 fez uma importante descrição sobre a similaridade existente entre a transferência de calor e de massa. Em 1934 e 1944 publicou, respectivamente, o primeiro e o segundo volumes de um livro de técnicas termodinâmicas.

Nusselt se casou com Susane Thurner no dia 12 de dezembro de 1917. O casal teve duas filhas e um filho. Nusselt era um homem enérgico e falava de maneira moderada. Ele foi um ávido alpinista durante a sua vida e usava toda essa energia e concentração para realizar seus trabalhos .

Durante os anos 30 e 40 os cientistas germânicos fizeram grandes avanços no estudo da transferência de calor, porém Nusselt não teve grande influência neste grupo de cientistas, pois preferiu não participar do mesmo.

Em 1947 seu filho morreu num acidente quando escalava a montanha de Riffelkopf. Após ter se aposentado, deixou definitivamente a universidade, e viveu de forma relativamente reclusa até o fim de seus dias.

Trabalhos originais

As mais importantes obras de Nusselt incluem "Das Grundgesetz des Wärmeüberganges," in Gesundheits Ingenieur , 38 (1915), 872; "Die Oberflächenkondensation des Wsserdampfes," in Zetschrift des Vereines deutscher Ingenieuere, 60 (1916), 541, 569; "Wärmeübergang, Diffusion und Verdunstung," in Zeitschrift für angewandte Mathematik und Physik ,10 (1930), 105; and Technische Thermodynamik, 2 vols. (Berlin , 1934, 1944).

Literatura secundária

Poggendorff, VIIa, 455, contém vários artigos biográficos; o mais extenso é G. Kling in Chemie-Ingenieur-Technik , 24 (1952), 597-608, que inclui a bibliografia dos trabalhos de Nusselt e de seus aprendizes. Allgemeine Wärmetechnik , 3 (1952), 161- 163, inclui uma bibliografia e uma lista dos alunos de doutorado de Nusselt e suas teses .

 
Bibliografia

Dictionary of Scientific Biography. American Council of Learned Societies