Lagrange, Joseph Louis, Comte (1736-1813)

Matemático francês, revolucionou a mecânica.

Nasceu em Turim, seu pai era francês e sua mãe italiana, e a fortuna de sua família foi perdida enquanto Lagrange era ainda adolescente. Cedo Lagrange se envolveu com a matemática e tornou-se professor na Escola Real de Artilharia em Turin, com a idade de 19 anos. Em 1766 mudou-se para substituir Euler na Direção da Academia de Ciências de Berlim. Em 1797 estava em Paris como professor da &EACUTEcole Polytechnique. Sua primeira esposa faleceu jovem; quando Lagrange tinha 56 anos casou-se com uma garota adolescente, permanecendo casado e feliz até sua morte. Ele foi um matemático altamente produtivo, mas sua saúde ficou abalada pelo excesso de trabalho, sofrendo periodicamente violentos surtos depressivos. Lagrange acabou abandonando a matemática ainda antes dos cinqüenta anos de idade. Era modesto e amplamente apreciado.

Sua principal obra, por meio da qual tornou-se largamente conhecido, "Mecânica Analítica", foi iniciada quando tinha 19 anos, mas apesar disso foi somente concluida e publicada quando tinha 52 anos. Desenvolveu a mecânica, e utilizou uma poderosa combinação do cálculo variacional e do cálculo em espaços de quatro dimensões para tratar problemas mecânicos com grande generalidade. O livro não utiliza métodos geométricos, ao contrário do que fazia Newton. Não há diagramas no livro.

Lagrange fez contribuições no estudo de problemas gravitacionais envolvendo corpos tridimensionais, e para a teoria dos números. Provou alguns dos Teoremas não demostrados de Fermat e resolveu um antigo problema: a determinação de um inteiro tal que seu quadrado, multiplicado por um inteiro não quadrado, somado à unidade desse como resultado um outro quadrado.

Lagrange trabalhou com Lavoisier a respeito de pesos e medidas, e de fato pode ser considerado o pai do sistema métrico. Napoleão tinha Lagrange em alta conta.

 
Bibliografia

Millar, D. et al. The Cambridge Dictionary of Scientists. Cambridge University Press, 1996.