Black, Joseph (1728-1799)

Médico, químico e físico britânico. Foi pioneiro da química moderna e descobridor do calor específico e do calor latente. Joseph Black nasceu em Bordeaux, onde seu pai, que era descendente de irlandeses e de escoceses, comerciava vinhos. Black foi educado em Belfast, Glasgow e Edinburgh, finalmente estudando medicina. Seu trabalho de doutorado em medicina, detalhado em um artigo de 1756, foi sua maior contribuição à química, constituindo um modelo de experimentação e de lógica. Ele percebeu a grande importância de registrar as variações de massa que acompanhavam as reações, e reconheceu a importânica dos gases. Black estudou os ciclos de mudanças, que atualmente são expressas por meio de fórmulas químicas, numa época em que a composição das substâncias ainda jão era conhecida, já que o uso de fórmulas e a teoria atômica forma desenvolvidas muito depois de sua época. Ele conseguiu estabelecer relações do seguinte tipo: "calcáreo" + "calor" = "cal" + "ar fixo, e também: "cal" + "água" = "cal hidratada", que hoje são representadas da seguinte forma:

CaCO3 -> CaO + CO2
CaO + H2O -> Ca(OH)2 + CO2
Ca(OH)2 + CO2 -> CaCO3 + H2O

Black mostrou que o "ar fixo" (CO2) era produzido pela respiração e pela fermentação, e também pela queima de carvão. Notou que o mesmo se comportava como um ácido, ao neutralizar um álkalis. Black também deduziu a presença desse gás na atmosfera em pequenas quantidades.

Joseph Black foi um professor muito popular em Glasgow e posteriormente em Edinburgh. Um de seus discípulos foi Benjamin Rush (1745-1813), que se tornou o primeiro professor de química na América do Norte.

Black ensinou a nova visão de Lavoisier sobre a Química, quando as mesmas surgiram, mas suas próprias pesquisas dirigiram-se principalmente à física. Aproximadamente em 1763 Black demonstrou que era necessário fornecer calor para promover mudanças de fase de sólido para líquido, ou de líquido para vapor, sem que a temperatura se elevasse. A essa quantidade de calor necessária para promover a mudança de fase, sem alterar a temperatura, ele chamou de calor latente. Dessa forma, Black pode distinguir claramente entre calor e temperatura. Estudou as capacidades térmicas de diversas substâncias, definindo o conceito de calor específico. Black contribuiu com idéias fundamentais para o desenvolvimento ulterior da física e da química.

 
Bibliografia

Millar, D. et al. The Cambridge Dictionary of Scientists. Cambridge University Press, 1996.