A Unicamp oferece aos seus alunos inúmeras oportunidades para realização de intercâmbio, sobretudo, no atual contexto, na qual o governo brasileiro investe maciçamente na capacitação internacional de seus estudantes a fim de alavancar o nível das universidades brasileiras e consolidar internacionalmente o Brasil no que diz respeito à pesquisa, inovação e desenvolvimento. O recém-lançado programa Ciências Sem Fronteiras almeja exatamente esta meta e possibilita experiências nos mais diversos destinos tais como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul e assim por diante. A gama de universidades e países é vasta, mas isso não significa cadeira cativa ou uma vaga garantida apenas inscrevendo-se no programa. É necessário contemplar uma série de requisitos e enfrentar incontáveis processos burocráticos até a confirmação da bolsa e mesmo depois de desembarcar em seus destinos.

Pré-requisitos

Para ser contemplado com as bolsas oferecidas é necessário contemplar uma série de requisitos que podem variar acordo com cada instituição ou país de destino. Listaremos genericamente as principais características e documentos necessários que facilitarão e validarão sua inscrição.

 

I. Proficiência em língua estrangeira:

 

    Esse pré-requisito passou a ser obrigatório e é o que mais exige tempo de preparação. A língua solicitada depende de qual programa será seguido e o país de destino. Normalmente, as certificações de proficiência necessárias são os homologados pelos governos e que possuem validade internacional. Abaixo, seguem as principais certificações:

 

    A. TOEFL – Inglês Americano;

    B. IELTS – Inglês Britânico;

    C. OnDaf / Zertifikat Deutsch – Alemão;

    D. TCF / DELF – Francês (França, Canadá e demais países francofones);

 

II. CP – Coeficiente de Progressão – Etapa do curso:

 

    Outra exigência é a conclusão parcial do curso, ou seja, é necessária uma porcentagem mínima de curso percorrido para candidatar-se as vagas. Normalmente, o mínimo exigido é entre 30 e 40% e o máximo de 80% de conclusão. Logo, Haverá um tempo mínimo de dois para a preparação já descrita nos itens anteriores.

 

 

III. Passaporte:

 

    É óbvia a necessidade do passaporte, entretanto, não deixe para solicitá-lo a Polícia Federal após ter sua bolsa confirmada. Isso te poupará tempo e dores de cabeça.

 

 

IV. Curriculum Vitae:

 

    O CV é um documento que poderá ser solicitado para uma outra língua ou não. O mais indicado então é que você mantenha o seu atualizado para facilitar o seu trabalho futuramente.

 

 

Abaixo seguem alguns links úteis para se informar sobre tudo o que foi descrito acima:

 

    i. Site do programa CsF (Ciências Sem Fronteiras)

    ii. Site do certificado TOEFL (inglês)

    iii. Informações sobre o certificado TCF (francês)

    iv. Informações sobre o Zertifikat Deutsch (alemão)