Graduação em Engenharia Mecânica

Coordenador de Curso
Prof.Dr. Josue Labaki Silva

Coordenador Associado
Prof.Dr. Caio Henrique Rufino

Atendimento

Ana Cristina Gameiro Flosi (Assistente Técnica de Apoio a Graduação)

Sandra Mara Mafra de Moraes

Contatos: (019) 3521-3249 / 3521-3161


 O profissional das soluções inovadoras

Profissional das soluções inovadoras, o engenheiro mecânico formado pela Unicamp tem encontrado grandes oportunidades de atuação no mercado. É o reflexo de uma formação que privilegia a autonomia e a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares graças a uma formação básica sólida e a um constante aperfeiçoamento técnico aliado às preocupações ambientais, éticas, técnicas e econômicas.

Além da formação básica, a Faculdade de Engenharia Mecânica privilegia as atividades experimentais e extracurriculares que, aliadas aos conhecimentos teóricos, fortalecem a capacidade de criação e análise crítica. É constante o estímulo à organização dos estudantes em trabalhos práticos. A Faculdade de Engenharia Mecânica possui convênios com escolas europeias que permitem o intercâmbio, inclusive com a possibilidade de obtenção de duplo diploma.

Várias opções de atuação

O curso de Engenharia Mecânica é diurno, funciona em período integral e pode ser integralizado em cinco anos. O engenheiro mecânico tem um vasto campo de atuação nos vários setores industriais. O profissional formado poderá elaborar estudos e projetos; participar da direção, fiscalização e construção de máquinas e motores; instalações mecânicas, termodinâmicas, eletromecânicas; de trabalhos de instalação mecânica referentes à energia térmica e o aproveitamento da energia, energias alternativas, conservação de energia, motores, sistemas térmicos e de trabalhos de organização e gerenciamento industrial, referentes ao processo e ao produto. Poderá tratar de assuntos de engenharia legal, além de atuar como pesquisador e professor universitário.

Nas disciplinas de formação básica, o aluno estuda matemática, física, química, informática, desenho, resistência dos materiais e eletrotécnica. No currículo também há disciplinas de formação geral, como ciências sociais, administração, economia e ciências ambientais. Da formação profissional constam elementos de máquinas, vibrações, mecânica dos sólidos, mecanismos e dinâmica de máquinas, tecnologia mecânica, processos mecânicos e metalúrgicos de fabricação, automação da manufatura, ciência e tecnologia dos materiais, termodinâmica, transferência de calor, mecânica dos fluidos, sistemas térmicos, sistemas fluido mecânicos, máquinas de fluxo, controle de sistemas, dentre outras.

Completa infraestrutura

Além do qualificado corpo docente, constituído em sua quase totalidade por professores doutores com dedicação integral, a Faculdade dispõe de uma completa infraestrutura de ensino e pesquisa, contando com vários laboratórios específicos e salas de ensino computacional.

Última modificação em Terça, 23 Abril 2024 12:31