Faculdade de Engenharia Mecânica

Nossa visão é ser referência em ensino e pesquisa nas áreas ligadas à tecnologia e ciências mecânicas.

ptenes

 

 
DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS

Linhas de Pesquisa

Análise de Vibrações em Máquinas e Componentes Mecânicos, Identificação e Controle de Sistemas Dinâmicos, Modelagem Estrutural Computacional. Biomecânica e Engenharia de Reabilitação, Controle e Instrumentação Industrial e Automação e Robótica. Dentre os relacionados estas áreas de pesquisa destacam-se à interação dinâmica de máquinas rotativas, mancais e fundações, dinâmica e controle de rotores através de mancais hidrodinâmicos, técnicas não-convencionais de monitoramento e diagnose de sistemas mecânicos, controle de sistemas não lineares de ruído e vibrações, modelagem dinâmica de painéis e cascas cilíndricas segmentadas, dinâmica e otimização de sistemas ferroviários, dinâmica veicular, robótica e automação industrial, instrumentação e controle, atualização de modelos, detecção de falhas edesenvolvimento de técnicas de identificação de parâmetros em sistemas mecânicos, análise experimental de tensões, confiabilidade e simulação computacional decomponentes e processos mecânicos. .
As atividades de pesquisa tem uma forte característica prática e experimental, voltadas para a solução de problemas complexos de engenharia. Para tanto, conta com uma extensa e variada instrumentação e ferramentas computacionais comerciais e desenvolvidas pelos pesquisadores da área. As atividades de pesquisa concentram-se nas áreas de dinâmica das máquinas e estruturas, controle de sistemas, automação industrial e robótica, projeto de sistemas mecânicos e modelagem estrutural computacional.

A informação dessa página é mantida pela Secretaria do Departamento de Sistemas Integrados. Para maiores informações, por favor entre em contato conosco.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.