Faculdade de Engenharia Mecânica

Nossa visão é ser referência em ensino e pesquisa nas áreas ligadas à tecnologia e ciências mecânicas.

ptenes

 

 

Sobre o Website FEM

O Website FEM chega a sua oitava reformulação, desde sua criação em 1996.

Essa nova versão apresenta um layout atual, no qual se procurou apresentar a informação de uma forma mais intuitiva e organizada. Todo o conteúdo passou a ser clasificado em categorias de temas, o que permite a relação entre páginas afins, uma navegação mais eficiente e um crescimento ordenado do website.

Essa oitava edição possibilita que os responsáveis pela informação possam atualizar diretamente as páginas, com bastante facilidade por meio de uma interface simples.  O objetivo da implentação dessa funcionalidade é que a atualização das páginas se torne mais dinâmica, minimizando consideravelmente a dependência de intermediação do webmaster para a atualização da informação.

O website FEM agora é responsivo, ou seja, é capaz de se adaptar de forma mais adequada a telas menores de dispositivos móveis, como as telas de tablets e smartphones, dispositivos muito utilizados atualmente.

Temos ainda outras inovações, como uma melhor apresentação visual do conteúdo, além de funcionalidades que permitem, com agilidade,  colocar qualquer conteúdo em destaque. Também foram acrescentadas facilidades na navegação como botões para impressão e envio de conteúdo via email, bem como a possibilidade de compartilhar conteúdo em redes sociais. Dispõe ainda de um interessante sistema de menus, mais atual, que pemite acesso mais ágil ao conteúdo do site.

Outra novidade dessa edição, visando facilitar a navegação aos nossos visitantes estrangeiros, foi a disponibilização de um tradutor "on-line", que permite ao visitante traduzir instantanente o conteúdo do site para o inglês e para o espanhol, por meio de botões para seleção da linguagem desejada, encontrados no topo de todas as páginas. Esse mecanismo de tradução, em evolução constante, ainda não fornece traduções sempre perfeitas, mas já é adequado o suficiente para possibilitar um acesso mais facilitado ao visitante estrangeiro.

A reformulação do website FEM foi concebida e estruturada pela DTIC e utiliza apenas software "open-source". Todas as imagens utilizadas foram fornecidas por seus autores ou são imagens livres de diretos autorias, cuidadosamente obtidas em sites especificos para esse fim.  

Esperamos que a partir dessa  reformulação, o site cresça em informações e se torne uma referência ainda mais confiável para obtençao de informações sobre a Faculdade de Engenharia Mecânica.

 

Conheça um pouco da história do Website FEM...

 

1996 a 1997

 Em 1996 foi criado o primeiro website da FEM. Tendo em vista que nesse mesmo ano surgiu o primeiro portal da Unicamp e os primeiros sites comerciais do Brasil

, verifica-se que  a FEM acompanhou as novidades que borbulhavam naquela época, sendo uma das unidades pioneiras a publicar um website na Unicamp.

Naquele tempo não havia qualquer ferramenta que facilitasse acriaçao de sites e o HTML era uma novidade.

 A Web ou a World Wide Web como era mais comumente citada, ainda  era "pequena". Dentre outros temas curiosos citados nesse site, destaco que essa versão trazia link a para os outros quatro websites existentes na Unicamp. Verifica-se ainda links de conteúdo  impensável para a atual website FEM, como o  link para previsão do tempo, dicas de como utilizar o browser e ainda link para um guia HTML.

1997-1998

Em meados de 1996 é construida a segunda edição do website FEM.

Nessa edição, o webdesigner passa a usar tabelas no HTML e assim consegue distribuir melhor o conteúdo na página. Passa a usar ícones mais chamativos e também cria ícones personalizados, buscando dar mais vida a página por meio do uso de cores.

Observe no final da página a busca via site de busca Altavista. Nessa época não existia Google ou Bing e o site de de busca mais cohecido e utilizado era o Altavista. O contador de acessos também era um elemento comum de se encontrar nos sites dessa época. Também chama a atenção a referência ao servidor web utilizado, o Apache, que desde  inicio era considerado um dos melhores webserves, além de ser freeware.

 

1998 a 1999

Na terceira edição do website FEM, o website começa a ter um formato mais próximo do que vemos hoje em diversos sites., com o layout estruturado em colunas. A diferença é que não havia qualquer ferramenta além de editores de texto e editores de imagems.

Os ícones coloridos da versão anterior deram lugar a links dispostos em colunas simples. o objetivo disso era ganho de performance e um visual mais limpo. O logotipo da Unicamp que trazia o link para o portal da Unicamp da época passou a aparecer no cabeçalho. 

 

 

1999 a 2001

Ao final de 1999, o website foi reformulado a partir da sugestões de uma comissão da FEM, criada com a finalidade de definir um novo website. O interessante é observar como, a partir de opinões diversas, as caracteristicas do site mudaram bastante e surgiu uma identidade visual totalmente diferente da edição anterior.

 

 

 

 

2001 a 2004

Na quinta edição do website FEM, retoma-se o padrão visual leve e limpo, que substituiu o padrão de cores fortes da versão anterior e cuja vida foi a mais curta entre todas as edições. Essa quinta edição trouxe alguns elementos gráficos da versão anterior. E mais uma vez se observou uma mudança expressiva na identidade visual do website.


 

 

 

2004 a 2010

No final do ano de 2004, o website estreia em sua sexta edição. Observa-se que nessa edição houve uma tentativa de se criar a figura dos editores independentes, ou jornalistas como foram definidos. Porém houve uma dificuldade de adaptação dos utilizadores com a ferramenta da época.

 

 

 

 

2010 a 2014

No inicio de 2010, é criada sétima edição do website FEM,  agora com um padrão gráfico bastante diferente do anterior. O layout dessa página também foi desenvolvido a partir de uma comissão interna da faculdade para esse fim.

 

 

 

 

A informação dessa página é mantida pela Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação. Para maiores informações, por favor entre em contato conosco.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.